Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa


Últimas postagens:

22-ago-2019

Aniversário no Niten


No ambiente competitivo em que vivemos, já começando na escola, na infancia, e  indo até o trabalho,
para que mais competições? Em esportes, em atividades?
Não precisamos de competições, precisamos de irmãos, família para sermos felizes.
Fico contente que Artur e sua família tenham encontrado esse ambiete para serem felizes
A vida é guerra e enquanto crianças não precisamos dela.

Sensei 




"A escolha do que fazer no dia do aniversário do Arthur, dentre várias opções dadas a ele, foi de treinar com os amigos samurais.
Para nós, (Ana e Ortega) foi uma escolha muito gratificante, pois isso só nos mostra que o Niten vai muito além de somente treinar e lutar, aqui o Arthur encontrou uma nova família cheia de energia com seus irmãos e irmãs de espada, brincadeiras e também muita diversão!
 
A alegria dele durante nossa volta do dojo, nos mostra o quão bem o Niten nos faz.
Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei
E a todos que de alguma maneira contribuem para que escolhas como essa do Arthur sejam fáceis, sem titubear.
Arigatou Gozaimashita"

Ana e Ortega - Niten São Paulo













15-ago-2019

63º Prêmio Paulista - Sempai Cristina

Nos tempos atuais é raro alguem continuar com uma atividade por mais que 2 anos.
Aqui nós temos um exemplo de perseverança, resiliencia.
Cristina continuou o caminho do Samurai, sendo mulher e mãe por 20 anos
Imagino que não tenha sido fácil toda essa tragetória.

Com perseverança vai aos dojos levando a tradição samurai para muitos alunos e alunas, com sua ​ simpatia e alegria ensina sobre tradição, Kenjutsu e sobre o que é essencial há vários anos nos muitos Dojos que coordenou, leva tambem Hannah a sua filha mais nova e acompanha o seu marido Wenzel.
Este é o caminho para a familia ser feliz.
Quando a família descobre o que é essencial será uma família feliz.
Omedetou Cristina

Sensei




Numa cerimônia singela mas carregada de significados para a comunidade nikkei, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu, no último dia 9, a Cerimônia de Entrega do 63° Prêmio Paulista de Esportes. O evento tem como objetivo homenagear atletas e dirigentes que contribuiram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do esporte no pais.


Neste ano o prêmio na categoria KOBUDÔ homenageou a Senpai Cristina, Coordenadora do  Niten no Rio de Janeiro.





Matéria publicada ontem 15/Jul no Jornal Nippak 
Clique para ampliar

















Consul Geral Adjunto do Japão Sr. Akira Kusunoki e Sensei Jorge Kishikawa



Sensei Jorge Kishikawa com o Sr.Hasegawa, homenageado do Kendo
O Sensei foi orientador do homenageado



Após o cerimonial, a tradicional Erdinger com o Sensei




13-ago-2019

Gashuku: Diamante


Subir a montanha e encontrar Diamantes é uma benção dos Deuses.
Sábio será aquele que optou por esta alternativa.
Acomodado será aquele que teima em ficar no chão.

Sensei




 
"Poder subir a montanha estar com meu mestre e poder escutar suas palavras, observar as técnicas e ser ensinado diretamente não tem preço. 
Ainda mais com um Momento de Diamante tão especial como foi esse, tive o privilégio descobrir segredos sobre Musashi Sensei na qual eu não tinha nem noção.
Vou com certeza reler o Gorin No Sho com outra perspectiva. 
Só tenho que ser muito grato ao Musashi Sensei por ter sido um grande samurai e ter colocados tantas pessoas no caminho do Bushidô e também ao Sensei por continuar a propagar o que é mais essencial na vida."


Perazzini (Dojo Brasília)


















Unidade Brasília no Gashuku - Perazzini ao centro, ao lado do Sensei Jorge Kishikawa


Leia mais sobre "Subir a Montanha" no SHIN HAGAKURE Vol. 1 - Pags. 44 e 45
Livro do Sensei Jorge Kishikawa 


08-ago-2019

Gashuku - Essencial



"Uma vida produtiva terá aquele que encontrar o essencial e uma vida desperdiçada aquele que ignorar o essencial"
Sensei



"O que é essencial? Essa provocação do Sensei tem me levado a rever toda minha estratégia de vida. Para mim, esse foi o Gashuko mais difícil de todos que já participei. Não por conta da chuva e frio, sem falar do vento, que não deram trégua, ou dos treinos. Mas  mai sdifícil foi pensar no que realmente é essencial nessa altura da minha vida, quando me aproximo dos 55 anos.
 
A exemplo dos grandes mestres, o Sensei coloca o desafio no ar e dá ferramentas para uma possível resposta. No NITEN o trabalho duro e a felicidade andam juntos. Treinar e treinar e depois treinar mais um pouco, até que os pensamentos se apaguem completamente e reste apenas aquele “golpe que sai”, sem precisar de nenhum cálculo ou raciocínio, que sai automático, dentro da melhor técnica do NITEN, como resultado do treino árduo. Este golpe preciso é essencial.
 
Se Katás, kihons, keikos, ou seja, a superação dos limites do corpo fazem parte do caminho. Também a sabedoria é o alimento necessário à alma para se chegar ao essencial. Assim, nos Momentos de Diamante, o Sensei falou sobre  Musashi Sensei e de como nós do NITEN temos a sorte de ser guiados por esse grande homem, que poderia ter sido um dos grandes Shoguns do Japão. Tivemos a sorte de encontrá-lo em nosso caminho para iluminar nossos passos.  Miyamoto Musashi Sensei nos mostra, pela prática, o que é essencial. Destacou-se em todas as áreas e é saudado, até os dias atuais, como o mestre da espada e artista da vida.
 
 No final da noite, ao me deitar para o merecido descanso ao lado do Pazinato, meu filho, senti uma enorme gratidão por tudo o que fizemos no dia: gratidão pelos treinos, gratidão pelos ensinamentos, pelos Senpais e Coordenadores que conheci, dentre eles Senpai Joel Correia, Senpai Tadeu, Senpai  Wenzel, com o qual eu nunca tinha conversado antes. Também fiquei muito grato ao Senpai Shindi, nosso Corrdenador de Curitiba, e ao Senpai Adriano, um exemplo de Samurai, ambos no Gashuko.
 
Como o dito pelo Sensei “o essencial é encontrar o essencial”. Para tanto, deve-se trabalhar duro, aproveitar a felicidade que a jornada cumprida nos trás e agradecer ao NITEN pela oportunidade do caminho. O Gashuko de Agosto com certeza me aproximou do que é essencial.

Domo arigatou Sensei Jorge Kishikawa. 
Arigatou Gazaimashitá!" 

Amintas - 
Dojo Curitiba











06-ago-2019

06 de Agosto - Aprendendo nas ruínas

Hoje 06 de agosto, relembramos Hiroshima.
Escolhi a imagem abaixo para lembrar que jamais devemos perder a esperança.

O essencial é não perder o essencial.

Sensei





Aula a céu aberto

Hiroshima, Junho de 1966 
Escola primária no bairro Nobori-cho


05-jul-2019

Viagem ao Dojo


"Cheguei ao Instituto Niten pelo site, que é bem detalhado e contribuiu demais para a interação com a equipe. Também, registro o excelente atendimento feito por telefone. Há meses eu flertava com o Instituto, acompanhando a página de YouTube e demais redes sociais. Como moro em Porto Velho, Rondônia, fiz o cadastro como aluno pioneiro e pude aproveitar um feriado para estar em um treino em SP.

A experiência foi maravilhosa, a recepção da equipe, além da oportunidade de estar com o Sensei Jorge enriqueceram ainda mais a vivência. O treino foi excitante do começo ao fim. Deixei o Dojo com um profundo lamento: a inexistência de um local para treinar em minha cidade. Espero que eu possa contribuir nesse processo e receber outros instrutores para facilitar o processo aqui no n orte do país."

Vinicius Valentin Raduan Miguel, professor da Universidade Federal de Rondônia.




PALAVRAS DO SENSEI



Neste momento em que eu vou ao Japão para mais uma de minhas jornadas em busca da verdade no Caminho da Espada, ao ler este relato eu percebo como é excitante para vocês que vêm do Brasil inteiro encontrar no Niten o que vocês estavam sempre procurando!
O Caminho é longo, muitas surpresas, muitas novidades, muitas conquistas, descobertas. 

É isso que vocês devem almejar para não ficar meramente no esporte, não ficar meramente em busca de medalhas, em busca de um diploma...
Tem que buscar a verdade.
Como ele, de Rondônia até aqui.
É um prazer ensinar à todos aqueles do Brasil e da América que desejam encontrar a verdade na Espada Samurai.

Sejam bem vindos!

Sensei













Tags: Pioneiros,
01-jul-2019

Encontre o Essencial

"Shitsurei shimasu,
 
Antes de tudo, preciso agradecer ao Sensei pela imensa mudança que o Niten provocou na minha vida.
 
Quando era mais jovem, era um garoto determinado, com "brilho nos olhos", corria atrás dos meus sonhos com garra, sempre estudioso e guerreiro.
Participava do movimento escoteiro, era envolvido com atividades comunitárias, organizava projetos na universidade, fazia esportes, praticava música, aprendia línguas estrangeiras... Nunca estava parado!
 
Porém em algum momento, me perdi. Sem ter um norte, o brilho dos olhos foi sumindo e fui ficando cada vez mais acomodado. Vivi alguns anos neste estado, os quais considero perdidos.
 
Aí encontrei o Niten! Foi aí que percebi que algo estava errado. E foi através do treino e dos ensinamentos do Sensei que fui largando os vícios que haviam se acumulado em mim.
 
Minha última vitória, devo à essa transformação. No início do mês, fui efetivado como Engenheiro de Produto numa empresa multinacional, mesmo em meio à políticas de redução de custo e diminuição das equipes.
No Niten aprendi que NÃO se deve: medir esforços, ficar parado, ficar na mesmisse, ter preguiça e muitos outros vícios que facilmente nos atacam se deixarmos o espírito relaxar. Por isso devemos treinar, treinar e TREINAR!
 
Doumo arigatou gozaimashita Sensei, por ter me "endireitado" e mostrado o norte novamente!"
 
Dojo Curitiba
Sionek




ÁUDIO DO SENSEI





TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO

O relato deste aluno nos mostra muitos pontos em comum com nossas vidas.
Quando crianças temos muitos sonhos, vontades de conquistar o mundo, fazer mil coisas, mas com o tempo mudamos. 
Muitas coisas acontecem no caminho, fatalidades, problemas, tudo o que temos que conseguir vencer. 
É guerra! a vida é guerra.
Você tem mil escolhas pra fazer no mundo, diversões, trabalho, esportes, relacionamentos, mas, tem que encontrar algo que vá mudar sua vida.
Isso que é importante.
Você perde tempo e dinheiro fazendo outras coisas, 
Mas se não encontrar a ferramenta que vai mudar você, que vai tirar você do buraco você estará pedido.
Não adianta correr atrás de tudo o que tem no mundo.
Tem que encontrar o essencial.
E o Sionek encontrou.
Desejo o mesmo para você​

Sensei






21-jun-2019

A Fogueira de São João








 "São João, São João
Acende a fogueira
Do meu coração"
 
Niten aquecendo o São João com a fogueira do nosso KIAI.

A Fogueira de São João do Niten!

14-jun-2019

17º TBIK


Você tem que lutar livre de todas as amarras das posições pensadas por outras escolas.
No Niten você é livre para Lutar.
Como Musashi Sensei nos disse: Utilizar de todos os recursos para aplicar as técnicas.
Esse é o verdadeiro objetivo do Caminho verdadeiro da Espada.
O resto é perda de tempo.

Sensei
 


11-jun-2019

Ensinar a ser Samurai


Eu escrevi no ShinHagakure Volume 1, que não importa se você é o mais novo, menos experiente e até se você não tem diploma.
O Diploma não é o mais importante, o diploma, todos têm. 
 
Você tem que ter algo de diferente, e isso você só vai conseguir se você lapidar este algo de diferente. É um diamantezinho que vai fazer a difentença entre você e todos os seus concorrentes.

Pra isso você vai ter que passar por um processo, um processo que seja verdadeiro, forte.
Um processo vai mudar a sua vida.
Pra isso estamos aqui, esperando você.

Sensei




"Shitsureishimasu.
 
Ontem comecei em meu novo emprego! Na minha área, em empresa boa, americana, aqui em São Paulo.
 
Queria agradecer ao Sensei, Senpai Wenzel e Niten, pois tenho certeza que foram, juntos com meus pais, os que mais contribuíram para esta conquista.
 
Queria compartilhar uma conversa que tive com meu novo gerente:
 
Meu novo chefe me chamou para a sala dele ontem mesmo, no meu primeiro dia, para conversar. Ele disse:
- Você é menos experiente, tem menos conhecimento técnico que os dois outros candidatos que avaliamos para sua posição, porém, na parte comportamental, na sua postura, você ganhou. 
E ele complementou: é mais fácil capacitar/treinar a parte técnica de alguém, mas é muito difícil treinar a postura profissional, o respeito, o jeito equilibrado de ser, o caráter.
 
O que entendi foi: conseguimos ensinar o trabalho, as tarefas, mas não conseguimos ensinar a ser Samurai.
 
Kokokara, arigatou gozaimashitá!" 





 




topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h