Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    04-mar-2007

    A Forma

    Falei a você na sexta, dia 23 , que não podemos praticar apenas um kamae (postura de combate). O aprendizado deve ser global, voltado para o estudo e pesquisa de como vencer no combate utilizando as formas mais variadas de posturas.
    Postura do Fogo, da Água, da Terra, da Árvore, do Orvalho, do Tsunami, da Cobra, enfim dezenas...
    O KEN JUTSU , como o próprio nome diz, se refere a técnicas no manuseio da espada japonesa que datam de mais de 800 anos. Para se ter idéia, você sabia que os samurais seguravam a lâmina com a mão esquerda e daí defendiam ou golpeavam o seu adversário? Que os golpes de verdade se executam andando (e não saltitando)?  Que o corte, por exemplo do antebraço (kote), pode ser tanto de cima para baixo, como de baixo para cima? Que ao segurarmos o braço do adversário já vencemos o combate?
    Tudo isto é KENJUTSU.
    Experimentar  estas técnicas no combate (com protetores, obviamente) é conhecer toda uma história de 800 anos. É como entrar no túnel do tempo e sentir a adrenalina dos samurais no combate.
     
    Está lá , no pergaminho da Água, do Livro dos Cinco Anéis de Musashi Sensei, precisamente na página 70:
    "Obedeca o Princípio do Uko Muko, ou seja, a forma não pode ser rígida e única, devendo ser adaptada conforme a situação."
    A forma? Não pode ser rígida e única. Lembre-se disto.
     
    * Errata de 27 de fev: O Não Despertar" - Então o que é despertar para os olhos da Verdade?"...




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br