Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    11-jun-2008

    7° Torneio e Grito Samurai

    Hoje divido com você o relato do aluno Nosaki, de Piracicaba:

    "Neste dia 7 de junho de 2008 tivemos o 7°Torneio Brasileiro Individual de Kobudô.

    Confesso que estava um pouco nervoso, mas estava feliz por poder participar deste torneio, onde pude encontrar novamente os samurais do Brasil e pela primeira vez os da Argentina!
    A novidade deste torneio foi a participação do filho de três anos do Sensei, quando o vi de bogu e segurando a shinai, fiquei muito admirado e pensei: “Nossa, apenas três anos e já está em combate. Quando crescer vai ser um guerreiro e tanto! Gostaria eu de ter iniciado tão cedo.”

    Enquanto aguardava a minha vez, pude observar os competidores de Iaijutsu e Jojutsu, que tiveram ótima performance e bastante kiai.
    Os combates foram muito empolgantes! Na categoria 6° kyu, na qual me incluo, senti a força dos samurais e também tive a oportunidade de mostrar a eles a força da Unidade Piracicaba. Conquistei o 3° lugar! Foi muito emocionante! Minha primeira medalha no Niten!
    Também pude torcer para a Senpai Érika, coordenadora da Unidade Piracicaba e ver ela conquistar o terceiro lugar em sua categoria! Omedeto Senpai!
    As lutas de 3° kyu e acima (a categoria mais esperada) mostraram toda a técnica dos “Samurais mais antigos do Niten”, como o Senpai Ariel dizia no torneio, e moveu todos os espectadores, muita torcida e muita garra!

    No domingo fomos até o parque Villa Lobos para o evento Grito Samurai!
    Tivemos Yoroi, cavalaria, perfilamos como se estivéssemos em guerra e os Samurais do Niten do Brasil inteiro e da Argentina soltaram um kiai para que todos pudessem ouvir e comemorar o centenário da imigração japonesa.
    Este evento também coloca o Niten mais uma vez na história da comunidade brasileira!
    Ao ver os cavalos, os Senpais Cortes e Patrícia de Yoroi, senti uma emoção tremenda, parecia que o espírito samurai estava fervendo dentro de mim, pronto para explodir a qualquer hora! Quando nos enfileiramos e olhei para o lado e vi todos aqueles samurais e as bandeiras, me senti numa guerra igual à do filme O Último Samurai! 
    Após o comando de narabe do Senpai Wenzel, o kiai que foi emitido por todos nós foi de arrepiar, todo juntos gritando “Niten!”, e o grito se repetia mais e mais, como as ondas que quebram na praia sem parar, como os trovões de uma tempestade!

    Arigatou gozaimashita Sensei por nos propiciar todos esses momentos e lições de vida! Arigatou gozaimashita Senpais e Kohais por me ajudarem a crescer!"




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br