Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-jun-2008

    Nihonjin ou gaijin?

    Estive em um restaurante japonês neste fim de semana, pois já havia algum tempo não colocava um sushi na minha boca.
    A dona do restaurante me abordou e comentou que naquele dia apareci na TV. Devia ser a série do SPTV em comemoração ao Centenário na qual fui o personagem do dia.
    Curiosamente, me disse que ao ver a matéria, no Niten tinha só "gaijin"*.
    Curiosamente, porque no meu inconsciente, tinha a impressão que isto não era a verdade.
    É certo que o Instituto Cultural Niten, conhecido como Niten, nos primórdios de sua fundação, há 15 anos, agregava pessoas que procuravam por um treinamento espiritual em busca de sabedoria e filosofia, em contrapartida àqueles que buscavam apenas uma "faixa preta" ou troféis de campeonatos. Este público, na época, consistia de adultos divididos em ex praticantes de artes marciais e outros que nunca praticaram, mas que nutriam interesse pela cultura japonesa. Ambos tinham interesse na filosofia samurai.
    Ou seja, 100% "gaijin". Nenhum "nihonjin".
    Fiquei indignado e fui conferir outras matérias recentes que saíram na TV, como a que está na home do Niten (www.niten.org.br) e qual não foi a minha surpresa ao constatar que eu realmente estava certo:
    Hoje, às vias de comemorarmos o Centenário da Imigração, 15 anos se passaram e muita coisa mudou. Hoje, nas unidades de São Paulo, por exemplo, têm-se uma média de 30 a 40% de descendentes de japoneses no quadro de nossos alunos!
    A explicação é simples, meu caro(a):
    Mesmo sem saber, carregam uma característica que, arrisco a dizer, é muito forte no povo japonês: a de buscar as suas origens.

     
     
    *gaijin = gai(exterior, fora); jin(pessoa) *nihonjin =nihon(Japão); jin(pessoa)




    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h