Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    16-jan-2009

    Vim para aprender a Guerra

    Um aluno me enviou estas palavras depois ler o Café do dia 05 de janeiro (05jan - Perguntas Importantes):

    "Sensei, andei pensando e eu me lembro bem do que eu vim procurar no Niten. Lembro do primeiro dia que eu fui ao treino também. Mas não achei que fosse encontrar isso da maneira como eu achei, eu só simplesmente achei... 

    Vim treinar porque não existia equilíbrio entre a minha espada e a pena. Esta última era muito mais forte, dominante e determinante na minha vida. Tudo seria resolvido pela lógica impecável, e todos cederiam aos argumentos bem lançados e encadeados, todos reconhecem e aceitam a oratória forte e coerente. Mas isso está longe de ser a verdade.

    Sempre existirão aqueles que podem saber que perderam no campo das idéias, mas que continuam a se negar a aceitar a derrota, e buscarão, por todos os meios possíveis, burlar e impedir que o certo e justo prevaleçam nas relações humanas. 

    Nessas horas, somente a espada, empunhada para defender a pena, pode ser vencedora. Nada mais. Não é hora de pedir favores, não é hora de esperar ajuda divina. Chega a hora de ir à guerra, e na guerra, a ideologia não vence batalhas, somente a espada.

    Eu vim ao Niten para aprender isso, para aprender a ir à guerra quando for necessário, para nunca deixar que ninguém me empurre para fora do círculo, e para que, quando chegar a hora, eu possa lutar por quem não pode fazer isso com as próprias forças. 

    E descobri que eu posso fazer isso fazendo o 
    Light Exercise. Porque ali, quando o exercício termina, nada mais existe, seu corpo acabou, está exausto, aquela batalha acabou, mas a guerra ainda não. Só o espírito, a pura vontade e determinação,continua te empurrando pra frente. O rugido do último men é o rugido do homem que não se deixa derrotar pelas dificuldades do corpo, de quem se entrega em cada luta e vai até o limite, senão além, e se recusa a desistir no final. 

    Sensei, eu vim para o Niten aprender a fazer a guerra para defender todos aqueles ideais e princípios que me guiam nos tempos de paz. 

    Por isso Sensei, que eu gostei tanto da parte final do email de ano novo do Sensei, "e que venha a guerra!"

    Domo arigatô gozaimashitá Sensei, por mais coisas do que se pode dizer ou escrever!
    "


    Lembro-me de um filme em que o mocinho vai a um bar num desses God's Forsaken Place (lugar esquecido por Deus) do Far far West. Quando ele entra e abre a porta, mal tem tempo para dizer o nome e muito menos se explicar.

    O pessoal cai em cima dele e aí ele tem que se virar. Aí você já sabe o que acontece...

    Não raramente, isto acontece em nossas vidas e estamos vivenciando uma delas exatamente neste ano.

    Agora é espada. Não tem jeito.
    agora é guerra




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br