Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    24-jul-2009

    KendoNippon e mestre Baba 2

    "(...)
    No ano de 1993, o Sr. Jorge Kishikawa fundou no Brasil o Instituto Niten. Ele é uma pessoa de grande capacidade no kendo, sendo a força motriz do 3ºlugar obtido pela seleção brasileira no Mundial de Kendo no ano de 1988. Mais do que o kendo, possui profundos conhecimentos de bushido, e apesar de sua vida bastante ocupada como médico, vem visitando o Japão frequentemente para treinar o Kobudo junto aos Soke de vários estilos. Além de estilos de kenjutsu como Niten Ichi ryu e Suio ryu, também continua estudando o Jojutsu, Kusarigamajutsu, Jittejutsu e outros. E desta forma, com o intuito de enraizar estes conhecimentos no Brasil é que foi fundado o Instituto Niten. Apesar do Sr.Jorge Kishikawa ter se desligado da Confederação Brasileira de Kendo por alguns motivos, o número de alunos do Instituto Niten vem aumentando ano após ano, sendo que atualmente ultrapassa 800 nas 40 unidades pelo Brasil, Argentina e no Chile.

    A reportagem em si sobre os dias no Brasil relatarei a partir do mês que vem. Nesta edição, queria relatar sobre a forma de abordagem com a qual ele trata sobre o assunto e as minhas impressões sobre ele.
    (...)
    "

    Kendo Nippon Nº2009-08, Pg 130, Coluna do Mestre Kinji Baba, 2º e 3º parágrafos

    Mestre Baba foi gentil ao dizer que fui a força motriz na classificação do Brasil em Seul, em 1988. Tive a difícil missão de ser o capitão da equipe e meu irmão Roberto, vice. Enfrentamos países europeus que tinham tudo para chegar também ao 3º colocado, principalmente a Alemanha, que estava "afiada" com o técnico japonês Ando 8º dan e os titulares que treinavam há anos no Japão para vencer no mundial. Os alemães eram altos e robustos, enquanto que nós, se comparados a eles, baixos e magros. Uma disputa que envolveu Sansão de um lado, e Golias de outro.

    Gentil também em me apontar como alguém profundo conhecedor do Bushido. Apenas vivenciei o bushido ao longo dos meus anos com os mestres no Japão, e por ter sido educado nestes moldes, não tive problemas em assimilá-los. Hoje, me restrinjo a transmití-los. Tarefa que não tem sido tão fácil, em especial, quando são exigidos a lealdade e a honra.

    Sobre o fato de eu me desligar da Confederação Brasileira de Kendo, isto se deveu por eu divergir, entre vários assuntos, sobre a maneira adotada nos exames de graduação, de maneira que oficializei-o em cartório, para que não haja duvidas no futuro a respeito.
    A partir de então, tenho encontrado mais tempo para dedicar-me ao Niten, aos meus alunos e, é claro, à minha família.



    Com o meu mestre Zen da espada (Japão)




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br