Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    09-set-2009

    Gashuku 6

    "Este Gashuku se resume para mim em três palavras que foram marcantes: Compaixão, Gratidão e Humildade.

    Além dos dias maravilhosos de treino, e uma ótima companhia dos colegas de treino, de diferentes lugares do país, o ponto forte do Gashuku foi quando o Sensei finalizou com chave de ouro e simplesmente “tirou a máscara” para todos nós e com palavras belas e sábias emocionou todos nós alunos quando dirigiu-se a uma Samurai do Niten, levando-a às lágrimas. Foi muito comovente e acredito que todos ficaram emocionados com a humildade e gratidão que o Sensei apresentou na frente de todos, acredito que raros mestres tenham esse sentimento ou ao menos demonstram.

    Sem dúvida o Sensei ficou bem perto de todos nós, tentando resolver as minúcias de técnicas e querendo melhorar a parte técnica de cada um mesmo em um curto espaço de tempo; de fato ele conseguiu, a mensagem de suas palavras ainda martelam minha cabeça, apenas pensando:

    O Sensei falou para eu corrigir esse detalhe e esse outro... Lembrando que qualquer palavra é sagrada.

    Falando em tirar a máscara, outra parte bem interessante foi quando nos mostrou o cotidiano do seu Shugyo no Japão; e os detalhes pessoais deram um sabor mais especial ainda ao Gashuku.

    Sinto-me honrado por fazer parte desse grupo, e de toda essa tradição de ensinamentos que o Sensei passa para nós através dos treinos, intensivos, e Cafés. Alunos do Japão de Kendo ficaram impressionados com como o “oceano é imenso”, e de como os alunos do Niten conseguem manter os Katas do Bushido tão vivos. De fato estamos presenciando a paixão e dedicação com que o Sensei ensina cegos a enxergar, de maneira tão perfeita.

    Tenho orgulho de fazer parte dessa era, e com o peito cheio de orgulho digo:

    Meu mestre é o Sensei, e eu sou do Niten."
    - Venturelli, unidade Faria Lima - SP




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br