Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    18-fev-2010

    Conversas sobre Wakigamae 1

    A partir de hoje, deixarei palavras decorrentes de conversas sobre o Wakigamae e, que espero, possa acrescentar ao seu conhecimento.

    Uma das formas mais pragmáticas de se “escrever”, golpear, com a espada é aquela em que a pena, “espada”, fica abaixada, escondida à direita do corpo e as mãos ficam na altura da cintura. Com isso, não é possível que o adversário saiba o tamanho da espada e a “escrita”, trajetória, do golpe. Essa postura de combate é chamada de Wakigamae (脇構え), palavra composta por “Waki” (脇), “região abaixo da axila”, e “Kamae” (構え), “postura”, em uma tradução aproximada, mas o kanji significa literalmente “fortaleza”. Quando nos referimos à uma fortaleza, pensamos em um local inexpugnável, impenetrável que oferece perigo apesar de uma aparente vulnerabilidade.
    No “Instituto Niten”, treina-se o Wakigamae e ele está presente em inúmeros estilos antigos. Atualmente, me dedico de forma mais intensa ao seu estudo para testar a sua eficácia em um combate real. Entende-se como combate real o feito com equipamento de proteção, bogu, e espada de bambu, shinai, em que os movimentos, katas, não são ensaiados. Este estudo mais intenso tem sua origem ligada a duas histórias reais que me deixaram intrigado e curioso.
     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br