Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    24-fev-2010

    Incidente em Santos

    O coordenador Lucas de Sorocaba disse:

    "Neste sábado (20 de fevereiro) ,logo após o treino em Sorocaba eu e mais 2 alunos fomos diretamente para Santos para treinar com os colegas de São Paulo e de outras unidades. Foram 2 horas e meio de estrada logo após um treino de Kenjutsu, algo de certa maneira cansativo só de pensar para muitos, mas que nós nos dispusemos a fazer com muito prazer.
    Tudo correu bem na estrada e acabamos chegando exatamente no horário de inicio do treino, subimos as escadas correndo e já tiramos nossas armas dos bukuros para estarmos prontos para o Narabe.

    Foram duas horas de treino muito valiosas. Primeiro por termos treinado os katas do Niten Ichi Ryu em uma quadra macia, que nos possibilitou verificar o quanto precisamos melhorar em katas como o Sassen, que aprendemos há tanto tempo, mas que ainda temos muito o que melhorar. Treinar ao lado de colegas que me mostraram como tenho ainda muito a praticar.
    Em seguida uma hora inteira de katas de Naginata, muito dinâmicos, muitos rápidos. Esses katas exigiram o máximo de nossas energias sob o forte calor em Santos, um desafio completo ao corpo e ao espírito.
    Após o treino tivemos a chance de nos banhar nas quentes águas de Santos e confraternizar com os colegas que puderam ir a Santos. Conversei muito com o Victor Ragusa, aluno que conheci no Shinenkai em Santos como interessado e que me deixou muito contente ao se mostrar muito firme nos treinos agora como aluno. Entre uma conversa e um mergulho algo para matar a sede e o calor, inclusive algumas caipirinhas que foram compartilhadas entre os alunos que apreciavam e também pelo Sensei. Mas porque comentar especificamente que o Sensei apreciou a caipirinha?
    No caminho de volta da praia para o ônibus um fato me deixou espantado.
    Ao passar ao lado de um campo de futebol de areia a bola veio diretamente em direção ao Sensei que caminhava calmamente acompanhando seu filho para o ônibus. Foi uma daquelas situações em que não deu tempo nem mesmo de esboçar um grito de cuidado, pois foi muito rápida. A bola vinha lateralmente em direção ao Sensei, aparentemente fora do campo de visão, com endereço, acertaria o Sensei como um Men.
    Para a surpresa de todos os que estavam em volta o Sensei se abaixou no ultimo momento, deixando a bola passar a poucos centímetros do Men. Todos soltaram exclamações de espanto. Um exemplo prático de como estar alerta a tudo a sua volta, preparado para o combate a todo o momento, mesmo depois da caipirinha!
    Eu me fiz uma pergunta, quanto é necessário evoluir na técnica e no caminho para ter toda essa percepção do ambiente? Para poder evitar o golpe certo no ultimo momento?
    Após o rápido Birudô partimos de volta Sorocaba, mas nas 2 horas e meia seguintes essas perguntas ficaram vagando pela minha mente.
    A nós resta continuar firme nos treinamentos, aprendendo ao máximo com os ensinamentos dentro e fora do Dôjo para quem sabe um dia cheguemos próximos disso.

    Arigatou gozaimashita Sensei por esse exemplo simples e claro de Senki!"


    Eu digo:
    -Quando a gente bebe a gente vê o mundo em câmera lenta.(não leve à serio)
    Esta é apenas uma de muitas que em Santos vamos vivenciar.
    Join us!!!
     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br