Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    26-fev-2010

    Jojutsu - Niten no GNT


    25-fev-2010

    Kenjutsu - Golpes Consecutivos com a Naginata


    Tags: Golpe, Video,
    24-fev-2010

    Incidente em Santos

    O coordenador Lucas de Sorocaba disse:

    "Neste sábado (20 de fevereiro) ,logo após o treino em Sorocaba eu e mais 2 alunos fomos diretamente para Santos para treinar com os colegas de São Paulo e de outras unidades. Foram 2 horas e meio de estrada logo após um treino de Kenjutsu, algo de certa maneira cansativo só de pensar para muitos, mas que nós nos dispusemos a fazer com muito prazer.
    Tudo correu bem na estrada e acabamos chegando exatamente no horário de inicio do treino, subimos as escadas correndo e já tiramos nossas armas dos bukuros para estarmos prontos para o Narabe.

    Foram duas horas de treino muito valiosas. Primeiro por termos treinado os katas do Niten Ichi Ryu em uma quadra macia, que nos possibilitou verificar o quanto precisamos melhorar em katas como o Sassen, que aprendemos há tanto tempo, mas que ainda temos muito o que melhorar. Treinar ao lado de colegas que me mostraram como tenho ainda muito a praticar.
    Em seguida uma hora inteira de katas de Naginata, muito dinâmicos, muitos rápidos. Esses katas exigiram o máximo de nossas energias sob o forte calor em Santos, um desafio completo ao corpo e ao espírito.
    Após o treino tivemos a chance de nos banhar nas quentes águas de Santos e confraternizar com os colegas que puderam ir a Santos. Conversei muito com o Victor Ragusa, aluno que conheci no Shinenkai em Santos como interessado e que me deixou muito contente ao se mostrar muito firme nos treinos agora como aluno. Entre uma conversa e um mergulho algo para matar a sede e o calor, inclusive algumas caipirinhas que foram compartilhadas entre os alunos que apreciavam e também pelo Sensei. Mas porque comentar especificamente que o Sensei apreciou a caipirinha?
    No caminho de volta da praia para o ônibus um fato me deixou espantado.
    Ao passar ao lado de um campo de futebol de areia a bola veio diretamente em direção ao Sensei que caminhava calmamente acompanhando seu filho para o ônibus. Foi uma daquelas situações em que não deu tempo nem mesmo de esboçar um grito de cuidado, pois foi muito rápida. A bola vinha lateralmente em direção ao Sensei, aparentemente fora do campo de visão, com endereço, acertaria o Sensei como um Men.
    Para a surpresa de todos os que estavam em volta o Sensei se abaixou no ultimo momento, deixando a bola passar a poucos centímetros do Men. Todos soltaram exclamações de espanto. Um exemplo prático de como estar alerta a tudo a sua volta, preparado para o combate a todo o momento, mesmo depois da caipirinha!
    Eu me fiz uma pergunta, quanto é necessário evoluir na técnica e no caminho para ter toda essa percepção do ambiente? Para poder evitar o golpe certo no ultimo momento?
    Após o rápido Birudô partimos de volta Sorocaba, mas nas 2 horas e meia seguintes essas perguntas ficaram vagando pela minha mente.
    A nós resta continuar firme nos treinamentos, aprendendo ao máximo com os ensinamentos dentro e fora do Dôjo para quem sabe um dia cheguemos próximos disso.

    Arigatou gozaimashita Sensei por esse exemplo simples e claro de Senki!"


    Eu digo:
    -Quando a gente bebe a gente vê o mundo em câmera lenta.(não leve à serio)
    Esta é apenas uma de muitas que em Santos vamos vivenciar.
    Join us!!!
     

    23-fev-2010

    Falando sobre Ansiedade na GNT

    Acabo de ver que colocaram um trecho da reportagem sobre Jojutsu no site do programa Alternativa Saúde. A matéria completa vai ao ar hoje, às 22hs.

     

    ‘Alternativa Saúde’ busca caminhos para aliviar a ansiedade


    No “Alternativa Saúde”, desta terça-feira (23), às 22h, Cynthia Howlett vai em busca de uma alternativa para controlar a ansiedade, e conhece o Jojutsu - arte oriental do bastão considerada um meio eficaz de se alcançar a paz. A apresentadora participa de um treino comandado pelo Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten, e uma das principais autoridades nas artes dos samurais fora do Japão. Veja o vídeo.

    Enquanto isso, Patricya Travassos conversa com Isaac Efraim, psiquiatra especializado em consultoria comportamental, que analisa e dá possibilidades de modificações do comportamento. Na entrevista, ele diz que a ansiedade crônica é cada vez mais frequente, inclusive em crianças. A quantidade de informações e estímulos e a dificuldade de aceitar que não controlamos as coisas da vida são os principais motivos. O convidado detalha também a síndrome do pânico, esclarece a diferença entre cérebro e mente e explica como sexo, bebida e outros fatores se relacionam com a ansiedade.

    No quadro “Você Sabia”, o assinante conhece a euritmia, uma terapia que surgiu como arte e parte dos movimentos corporais. A terapeuta Elizabete Canelada explica que o corpo foi formado através dos movimentos dos sons, que são os fonemas. A euritmia trabalha esses fonemas para acalmar, regular e fortalecer o corpo vital. Segundo a terapeuta, uma pessoa ansiosa não tem o controle das suas emoções e acaba se desviando dos seus objetivos.

    fonte: https://gnt.globo.com/EstarBem/Materias/Alternativa-Saude...

    22-fev-2010

    Conversas sobre Wakigamae 2

    A primeira delas é o célebre duelo de Funashima entre Miyamoto Musashi, o maior samurai da história do Japão, e Sasaki Kojiro, um samurai muito famoso e conhecido também por sua arrogância. Este é o maior duelo samurai da história que há gerações povoa o imaginário dos japoneses e é nele que Musashi obteve a sua mais importante vitória.

    Kojiro possuía uma habilidade nata e uma peculiar espada de lâmina reta que tinha aproximadamente um metro de comprimento, apelidada por ele mesmo de "Varal". O duelo realizou-se na Ilha de Funashima e atraiu uma grande multidão para o local, apesar da proibição oficial de expectadores. No local, só poderiam ficar os duelistas e testemunhas. Kojiro chegou na hora marcada enquanto Musashi chegou horas depois em um bote já com a maré baixa para que, caso houvesse uma emboscada contra sua vida, ele pudesse escapar em segurança. Ao perceber a chegada de Musashi, Kojiro correu em sua direção possesso de raiva e ofendido devido ao enorme atraso de seu adversário. Musashi desceu do bote e fez a postura do Wakigamae colocando a sua bokken, “espada de madeira” na água para ocultar o seu tamanho ligeiramente maior ao “Varal” de Kojiro. Iniciado o combate, Kojiro partiu ao ataque, mas, em um contra ataque rápido, Musashi o venceu utilizando o toraburi, “o bote do tigre”, um salto lateral seguido por um golpe frontal bem na cabeça de Kojiro que caiu vencido. O toraburi também é praticado no Niten e está preservado no Gorin No Sho, O Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi.
     

    19-fev-2010

    Egan

    Hoje deixo o Egan:
    https://niten.org.br/egan.html

    18-fev-2010

    Conversas sobre Wakigamae 1

    A partir de hoje, deixarei palavras decorrentes de conversas sobre o Wakigamae e, que espero, possa acrescentar ao seu conhecimento.

    Uma das formas mais pragmáticas de se “escrever”, golpear, com a espada é aquela em que a pena, “espada”, fica abaixada, escondida à direita do corpo e as mãos ficam na altura da cintura. Com isso, não é possível que o adversário saiba o tamanho da espada e a “escrita”, trajetória, do golpe. Essa postura de combate é chamada de Wakigamae (脇構え), palavra composta por “Waki” (脇), “região abaixo da axila”, e “Kamae” (構え), “postura”, em uma tradução aproximada, mas o kanji significa literalmente “fortaleza”. Quando nos referimos à uma fortaleza, pensamos em um local inexpugnável, impenetrável que oferece perigo apesar de uma aparente vulnerabilidade.
    No “Instituto Niten”, treina-se o Wakigamae e ele está presente em inúmeros estilos antigos. Atualmente, me dedico de forma mais intensa ao seu estudo para testar a sua eficácia em um combate real. Entende-se como combate real o feito com equipamento de proteção, bogu, e espada de bambu, shinai, em que os movimentos, katas, não são ensaiados. Este estudo mais intenso tem sua origem ligada a duas histórias reais que me deixaram intrigado e curioso.
     

    17-fev-2010

    Carnaval? Ótimo. Shin!

    Como foi o Carnaval para você?
    Para mim, ótimo.
    Se descobri mais alguma estratégia no combate? ( 21jan2007-Peixe Lanterna )
    Infelizmente, que acrescente de novo , não.
    Tive o prazer de refletir sobre alguns conceitos (que achei que dariam certo e que para mim foram inconclusivos) ao cruzar espadas com o Sr. Nin ( 01fev - Santos1, Kampai! ) pela 2ª vez.
    Mas o Caminho é assim mesmo. Nem sempre acontece do jeito que a gente quer.
    E daí os mais atentos vão me perguntar:
    -Mas então, porque foi "ótimo"????
    Porque, neste Carnaval, acabei de revisar o SHIN HAGAKURE*.
    Você nem imagina. Deu um trabalhão! Pudera. O novo vai estar com o dobro do número de verbetes e mais algumas coisas.
    Foi ótimo, Shin!
     



    SHIN HAGAKURE*= "Pensamentos de um Samurai moderno" - Sensei Jorge Kishikawa - Editora Conrad - 2004 - 166 páginas

    Tags: ShinHagakure,
    12-fev-2010

    Wakigamae - vídeo 1

    Wakigamae.
    "Posicionar os armamentos nos flancos de maneira a ocultar aos olhos do inimigo."
    Seria , estrategicamente falando, a interpretaçao mais direta do Wakigamae.

    Vamos ver uma das aplicações e suas consequência nas imagens registradas em Santos, dia em que tivemos a visita do Sr.Nin, 5° dan da polícia de Osaka.



    Sensei (esq) x sr. Nin (dir).

    Tags: Golpe, Video,
    11-fev-2010

    Palavras do Zen

    Hoje deixamos para todos que não puderam comparecer e alunos de todo o Brasil a palestra da Monja Coen.
    E na Integra!
    Gasho.

    Palestra com a Monja Coen - Instituto Niten - 03 de Fevereiro de 2010 (3 partes)

    Tags: Zen,



    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br