Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-mai-2010

    Sorocaba Ganha Força

    Me comunicaram que, durante a visita de uma japonesa 2º dan em kendo na Unidade Sorocaba, haviam pelo menos 10 alunos treinando pesado com o bogu (armadura de proteção).
    Fui lá ver com os meus próprios olhos.
    Verdade que podera ser constatada pelas palavras de um aluno e as fotos à seguir:

     


    Desde o dia que eu recomecei a freqüentar o Niten eu queria escrever um depoimento, mas, talvez o meu espírito ou minha mente não estavam preparados ainda, pois eu não sabia muito bem sobre escrever, bom pelo menos até esta ultima terça-feira. Antes de falar sobre a visita do Sensei à Sorocaba eu queria falar sobre o que o Niten e, por conseqüência o Sensei representavam e para mim. Conheci o Niten em 2003 quando estava ainda no segundo ano de faculdade em Ribeirão Preto, na figura do sempai Tanaka. Ele me apresentou a shinai, me apresentou o hakama, o bogu, me ensinou o “Mem”, o “Kote” e o “Do”, e é claro, toda a filosofia do bushido. Infelizmente nesses meus primeiros 6 meses de contato com Niten não tive a oportunidade de conhecer o Sensei, o que hoje eu sei foi um azar para mim. Por motivos familiares tive que parar de freqüentar o Niten no mesmo ano de 2003, mas eu levei em meu coração os ensinamentos do bushido, mesmo hoje sabendo que na época não tive maturidade suficiente para assimilar muito do que agora eu entendo, levei a minha vida com honra, sempre tentando trilhar o caminho do samurai, cai muitas vezes pelo meu caminho, algumas eu demorei a me recuperar, mas a vontade férrea que aprendi a desenvolver naquele seis meses me ajudou muito e só agora eu percebi.



    Nesse ano de 2010, por intermédio de um grande amigo, voltei para o Niten na unidade Sorocaba, onde o coordenador é o sempai Lucas, que leva essa unidade com muita dedicação, muito empenho e muito amor.



    Nesses últimos meses reaprendi muitas coisas e como a minha maturidade é muito maior do que era a 7 anos atrás, arrisco até a dizer que sou uma pessoa muito diferente inclusive, mais seguro, mais calmo, mais sábio, pude até aprender coisas novas treinando o “Mem” o “Kote” e o “Do”, com certeza estou aproveitando muito melhor os ensinamentos do caminho do samurai.



    Então o Sensei veio à Sorocaba, eu nunca o tinha conhecido, para mim ele era só uma foto na página da internet, confesso que fiquei nervoso, acho que estou nervoso só de escrever sobre ele, me atrapalhei no treino, tentei me controlar (prometo fazer melhor da próxima vez Sensei), mas a energia que emana quando ele está presente é algo indescritível, é quase palpável, a calma com que ele passa os comandos, a sabedoria e a força espírito que dá para perceber só de olhar, só passar uma noite em sua presença junto com sua mãe que também transparece uma força fora do comum eu aprendi muito.



    Aprendi e percebi que não o “Niten” que eu conheci por intermédio do sempai Tanaka em 2003 e sim a força do Sensei, pois ela é a base do Niten, é pela força e sabedoria do Sensei que o Niten existe, são elas que impulsionam a nossa vontade e o nosso amor de voltar para mais um dia de treinamento, e também foram elas que me ajudaram todos esses anos, mesmo que indiretamente, pois apesar de só ter conhecido o Sensei essa semana, seus ensinamentos me acompanham há sete anos.





    Para finalizar este imenso relato quero comentar duas mensagens do Sensei que foram fundo na minha alma. A primeira é como um exército deve se organizar (Kuden #) .



    A segunda é quando o Sensei foi relatar qual era a sua atividade, ele comentou que era (Kuden # ) e eu repito a resposta do sempai Lucas, “ a gente gosta Sensei”...


    Sorocaba ganha força.
    E se esse pessoal gosta vou continuar com a minha "atividade".




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br