Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    14-mar-2011

    Terremoto no Japão 2

    Consegui entrar em contato com pessoas em Tóquio, que estão, felizmente, todas bem; apesar do terremoto de magnitude 6 que sacudiu toda a cidade. E, via Tóquio, também, tive notícias do pessoal de Sendai, que, felizmente, está bem. Sendai foi a cidade mais atingida pelo terremoto!
    Para mim, é simplesmente inacreditável ver todas aquelas imagens, porque Sendai é um lugar onde eu também estive, até recentemente, no ano passado... há inclusive alguns Cafés que fazem referência a Sendai. Quem não sabe como é Sendai basta ver os primeiros cafés que o aluno Flávio escreveu durante o treinamento de Jo no Japão; existe um vídeo que mostra uma das primeiras cenas que filmamos no Japão, quando estamos no carro, (vídeo - Flavio e Sensei no Japão).
    Estive também no aeroporto, toda aquela região que foi alagada pelo Tsunami; é inacreditável que tudo aquilo hoje está submerso... tal como a cidade de Atlantis, e que hoje não existe mais.
    Eu estou até com passagem comprada para Sendai... eu estou com uma passagem comprada para uma cidade que já não existe...

    Abaixo algumas mensagens de condolência de alunos do Niten sobre essa tragédia.
    Recebi há pouco uma mensagem de um companheiro de Sendai dando notícias da situação atual, que transcreverei no Café de amanhã.
     

    "Não sei se o Sensei e o Senpai estão sabendo, mas um terremoto de 8.5 na escala Richter atingiu a costa leste do Japão, trazendo grandes prejuízos e até agora 29 mortes registradas.
    Segundo os Serviços Geológicos do Japão e da Grã Bretanha, este foi o terremoto de maior intensidade que já atingiu a grande ilha do arquipélago japonês.
    Neste momento, minhas preces estão para todos que passam por esse terrível momento causado pelas forças geológicas de nosso planeta. E espero sinceramente que nossos Mestres no Japão, bem como seus familiares estejam todos bem."


    Helano - Unidade Teresina


    "Junto com o pedido de Lucia de Lomas,
    desejo enviar ao Sensei nossas Condolências devido ao desastre no Japão."

    Joel - Unidade Argentina


    "Diante da tragédia recente, rezo para que todos os familiares e amigos do Sensei estejam bem e a salvo, assim como todos os Mestres do Sensei e os colegas do Caminho.
    Parece que, a cada dia que passa, mais e mais Compaixão e União serão necessárias para a família humana. Que a Deusa da Misericórdia abençoe o Povo Japonês.
    Shitsurei shimasu.
    Deixo minhas preces para todos e a força para a reconstrução."

    Drawin - Unidade Belo Horizonte


    "Sensibilizados, gostariamos de externar nossa solidariedade a esse povo Guerreiro neste momento tão dramático.
    Extensivo aos colegas do Niten, com possíveis amigos e parentes na região e naturalmente também ao Sensei.
    Como Sensei pediu, estamos orando. Qualquer iniciativa do Niten em termos de ajuda, estamos à disposição."

    Impieri - Unidade Rio de Janeiro


    "Este e-mail é para dizer ao Sensei que meu pensamento, minha atenção e minha energia estão voltadas ao povo japonês, neste momento. Tenho aprendido muito com a cultura japonesa e com os samurais, também com os costumes e com a forma de vida que esta nação tem vivido desde há muitos anos (séculos). É um momento realmente difícil e que nós não gostaríamos que acontecesse. Mas o mundo inteiro sabe que o Japão tem um povo que tem o BUSHIDÔ em sua essência. Que mesmo com todas as adversidades mantém-se firme e com o espírito elevado, no sentido de passar pela correnteza que se apresentar. Mesmo assim, faremos o que o Sensei falou no Café. Faremos nossas orações.
    Passarei isso aos alunos de São José dos Campos."

    Alexandre - Unidade Sao Jose dos Campos


    "Shitsureishimasu onegayshimasu,
    Espero que este terremoto não afetou nossos seres queridos. Vou acender uma vela para eles."

    Basilio - Unidade Argentina


    "Cheguei hoje e fiquei horrorizado com as cenas do Japão. Me preocupou ainda mais com sua família e com os mestres.
    Torcemos e rezamos para que esteja tudo bem e nos colocamos à sua disposição."

    Gilberty - Unidade Campo Grande


    "Já estou em preces pelo nosso querido Japão. Que o espírito samurai possa encher de coragem o coração do povo japonês e que Deus proteja todos os Senseis que agora estão no Japão e que a disciplina deles possa transmitir esperança e bravura para os que estão em meio à tormenta.
    "Para onde corres quando o próprio solo se torna teu inimigo?", Karma né?. Que a tempestade passe logo!

    Jackson - Unidade Brasilia


    "Espero não estar sendo inconveniente, mas imagino que o Sensei e a Sensei tenham familiares, amigos no Japão e não me contive em expressar o meu sentimento.
    Vi hoje na televisão o que está acontecendo e senti um nó crescendo dentro do estômago, é impossivel não sentir ou pelo menos imaginar a dor que toma conta de várias famílias.
    Vou orar com toda a fé que possuo por cada morador das regiões atingidas. E torcendo para que todas as pessoas próximas do Sensei e da Sensei estejam bem."

    Silvana - Unidade Brasilia


    "Sensei estamos muy consternados por lo sucedido en Japón, las imágenes que vemos nos llenan de espanto y preocupación.
    Como pueblo chileno hemos conocido la fuerza de la naturaleza y conocemos los efectos, sabemos de la inquietud por no saber de los seres queridos, esto agravado por la distancia y los problemas de comunicación.
    Sensei le envió mis oraciones por vuestra familia y en especial a los maestros, esperando que todos se encuentren bien."

    Jaime - Unidade Chile


    "Escribo con profundo respeto para que mediante su amabilidad haga llegar a
    Sensei Kishikawa mi más sincero deseo de que todo aquel ser querido de Sensei,
    que esté habitando en Japon se encuentre sano y salvo, ya sea amigos,
    familiares, compañeros de entrenamiento, y maestros, porsupuesto."

    Rivadera - Unidade Argentina


    "Susto ao alvorecer!
    Hoje, após deixar meu irmão no colégio, fui tomar café e, por curiosidade, liguei a TV na Globo e tomei um enorme susto com a noticia do terremoto no Japão. Ele aconteceu bem na hora em que fui dormir (1:45 am aqui em Manaus), lembrei logo do sensei Kishikawa, que vez ou outra viaja em seus shugyos para lá, os demais Senseis do Japão como Sensei Kenji Baba, Gosho Motoharu Sensei , Kiyoshi Yoshimochi Sensei e também do sempai Takeshi que poderia ter parentes por lá, passei uma mensagem para o sempai e também para o sempai Madeira desejando que os familiares estejam bem e noticias dos senseis.
    Espero que todos estejam bem e desejo também que os familiares de pessoas no Japão, sendo estes do Niten ou não, estejam bem e continuo a aguardar notícias.
    Ficarei checando aqui no site por novas noticias.
    Força a todos!!! Gambatte!!! Sayounara! "

    Pinheiro - Unidade Manaus

     

    Fotos que tiramos em Sendai - 2010























    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br