Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    02-ago-2011

    Gashuku Ibiúna 1 - A Sakura e o Niten


    Sakura em seus últimos dias

    Neste final de semana passado, em Ibiúna, as cerejeiras (sakura) apontavam para o final de mais uma passagem em nossas vidas: o final das férias invernais de Julho.
    No domingo, sob o frescor matinal da fazenda , enquanto me dirigia a quadra de treinamento (ginasio Kokushikan) minha atenção se voltou para uma flor da cerejeira . Parei e desci do meu carro.
    murcha e fraca nos seus últimos dias, a sakura , em um dado momento ,me olhou e cochichou no meu ouvido:
    - Nós samurais, temos que lutar até os últimos dias. Estou contente em ver o Niten aqui, nos últimos dias de férias, lutando em busca do aprimoramento técnico e da evolução espiritual. Bom Gashuku para vocês!
    Com isto firmado em meu pensamento, e certo de que os últimos dias seriam bem aproveitados, iniciei o Gashuku.
    Pelo que me informaram foi um marco na vida de muitos guerreiros.
    Confira:
    "Após um ano da minha entrada no Niten, finalmente tive a oportunidade de conhecer e treinar no Gashuku obtendo um novo aprendizado de vida. Há tempos tentava encontrar um tempo para minha dedicação ao Gashuku, mas infelizmente devido ao trabalho e estudos, isso era impossível, só tinha conhecimento do Gashuku através dos relatos do Sensei, dos Senpais, outros colegas ou através de fotos no site do Niten, mas desconhecia o “gosto” do Gashuku. Então, a oportunidade apareceu, durante o mês de julho consegui férias do trabalho, assim como dos estudos ficando o último final de semana de julho livre para minha participação deste grande evento.
    De fato os dias passaram, e o dia do Gashuku chegou. Eis que partimos de tarde para a fazenda de Ibiúna, depois do treino ocorrido de manhã no Templo Nikkyoji da Vila Mariana.
    Ao chegar, descarregamos nossas malas e tão logo iniciamos o treinamento ao ar livre em meio a um gramado com vários companheiros vindos de lugares longínquos, cercados ainda pela bela paisagem e tranqüilidade que aquela fazenda emanava, mesmo com o dia nublado e meio chuvoso.
    Mesmo com o tempo frio treinamos com vontade adquirindo novos aprendizados sob as orientações do Sensei e dos Senpais, ora garoava fracamente ora essa garoa passava, mas mesmo assim continuamos até o fim do nosso objetivo. E como diria o cantor Raul Seixas na música Como Vovó já dizia: “ ...a chuva é minha amiga e nunca vou me resfriar...”.

    Niten Ichi Ryu na garoa

    De noite, depois do treino, fizemos um jantar de confraternização onde tive a oportunidade de conhecer melhor os meus companheiros que vieram de outros Estados. Nos divertimos bastante através de conversas alegres e descontraídas, com direito a muitos risos até tarde da noite, quando todos se recolheram para acordarem cedo para um novo treinamento.

    Momento de confraternização

    Levantamos cedo e preparamos o café da manhã, e depois fomos a uma quadra esportiva fechada iniciando nosso treinamento com o Bogu, e depois tivemos momentos de ouro com o Sensei que nos passava uma lição de vida para refletirmos sobre nossas atitudes no mundo afora, que no caso foi a importância de respeitar e cuidar dos mais velhos, como os nossos pais e avós, por exemplo.

    Momentos de Ouro: Respeito e gratidão na vida

    Fizemos uma pausa para o almoço, e então pude assistir aos treinos de Iaijutsu e Jojutsu, uma oportunidade que não podia perder naquele momento. Após, o encerramento desses treinos iniciamos um novo treino de Kenjutsu com o Bogu.
    Fosse o que fosse, treinamos intensamente naquela enorme quadra que, aliás, é excelente, suando bastante, mas seguido em frente com toda nossa vontade e determinação, colocando o nosso coração a disposição no caminho da espada.

    Seguindo em frente com toda vontade e determinação
     
    Enfim, encerramos o treino e ouvimos atentos às palavras do nosso Sensei, que nos agradecia e elogiava a nossa participação e treinamento. Fui para casa, com essa experiência marcada na mente e na alma, que sem dúvida jamais será apagada não importa quanto tempo se passe, pois finalmente descobri o “gosto” de um Gashuku no meu caminho do aprendizado."
    Loureiro - Unidade Ana Rosa

    Para quem não sabe, a sakura , esta flor tão especial, inspira os artistas japoneses até os dias de hoje.
    Ela está presente no inconsciente do povo japonês por que representa , tal como o guerreiro samurai, tanto a beleza e a efemeridade da vida.
    Lembra-nos que devemos viver brilhantemente neste curto espaço de tempo, pois a vida é, impiedosamente, efêmera.
    Felizes fomos nós, que vivemos intensamente, estes últimos dias de férias...


    Felizes fomos nós...




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br