Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    05-set-2011

    Kenjutsu - Chudan Men

    02-set-2011

    Egan e felicidade

    A capa do Egan exibiu uma foto interessante. Um bom golpe ao crânio do oponente (men) partindo de uma mulher. Postura, firmeza nos braços, mãos e pernas. Por outro lado, nota-se que seu oponente quase acertou em golpe ascendente o seu antebraço (utikote). Golpes velozes que só um bom fotógrafo e que entenda de um combate de kenjutsu poderia captar. Omedeto aos três.
    Musashi sensei treinava os katas com a espada menor (kodachi) em campos abertos (nohara) como na foto de abertura do Gashuku Ibiuna. Isto fez com que se energizasse muito além de seus adversários, que só treinavam em dojos (academias) a quatro paredes. Seu vigor superava a de qualquer um na época, a ponto se ser chamado de "monstro" (Shin Hagakure - pag 140).
    Tambem na abertura do 10° Torneio, temos a imagem central de um men contra um utikote. Ao lado esquerdo, Holschuh segura o bastão (jo) em postura kasumi (orvalho) do kata tsubawari (rachar a guarda).
    Escrevi em "Minha Visão" no Shin Hagakure (pag 355), resolvemos ir para o México. Com a ajuda dos deuses e budas, fomos recebidos pelos irmãos latinos como bem demonstram as fotos. Como disse o nosso aluno  Dierk, "mui viajado por todos os mares", o México faz parte da América do Norte. Então, posso dizer, com alegria que "rolamos" muito: o Niten chegou, acredite (nem eu acredito) a América do Norte.
    Alegria, superação, aprendizado, socialização e a pureza puderam ser visto neste video do KIR  Jovem. Até os pais ficaram jovens!
    A foto no Planetário com o robô alemão Carl Zeiss. Nikkyoji e Niten em prol das crianças. Mais alegrias ao Niten. Tem a foto que mais se parece com as cerejeiras no Japão, a "pelada" e o piquenique no parque. Arigato Cassia, Rogerio , Karen e Yoshikawa san do Nikkyoji. Foi uma manhã agradável que levaremos em nossos corações.
    Audio visual: a noite em que todos nós não pudemos deixar de derramar lágrimas (mesmo para o Danilo e o Uehara que assistiram pela 2a vez). Repare que os nossos alunos japoneses estiveram em peso. Os mortos estão sendo recompensados.
    Veio em boa hora este Egan.
    Digo o por que:  são 19:05 h está com uma sensação térmica de 9 graus aqui em SP . Vou abrir um Pinot Noir e um brie e curtir as fotos.
    Isto é felicidade!




    clique aqui para visualisar

    01-set-2011

    Kenjutsu - Gedan Do




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br