Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    16-fev-2011

    Unid. V.Mariana: o Encontro de Tradições 1



    Vivemos num mundo onde os valores estão sendo esquecidos há muito tempo no Ocidente e, recentemente ,no Japão. Nós, descendentes de japoneses e representantes da tradição guerreira dos samurais, o Kobudo, somos obrigados a superar nossos limites e remar contra a maré, para que a chama da tradição se mantenha acesa.
    Nosso papel é fazer ecoar o Grito Samurai, de nossos ancestrais, e levar a Espada que dá a Vida, por todo o continente, cientes de que respondemos, assim, às expectativas daqueles que ainda tem a esperança de viver em um mundo melhor. Um mundo onde os valores estão presentes e que a felicidade esteja acima de tudo.
    Desta forma, e com a aliança Niten-Nikkyoji firmada, e por que não dizer, aliados a Buda, creio que atingiremos as nossas metas  estabelecidas.
    Em 2011, com a nova Unidade Vila Mariana (templo Nikkyoji) continuaremos mais firmes ainda. As lições aprendidas ao longo do tempo e a repercussão dos benefícios aos alunos, simpatizantes do Niten e especialmente, a sociedade, nos estimulam e indicam que estamos na direção certa.
    Continuemos!


    "ENCONTRO DE TRADIÇÕES: A Cultura Japonesa se beneficia com a aliança selada entre o Templo Nikkyoji  e Instituto Cultural Niten.

    No dia 05 de fevereiro de 2011, nas dependências do Templo Nikkyoji (da Religião Budista Honmon Butsuryu-Shu) ocorreu o treino inaugural do Instituo Niten na nova Unidade Vila Mariana. Concretizando a aliança firmada entre as duas instituições, a manhã de sábado do dia 05 foi de muita alegria e integração entre os membros do Templo e os samurais do Niten.

    O dia começou cedo no Templo. Por volta das 8hs, já se via a movimentação de pessoas preparando o espaço para a prática de diversos estilos antigos de Kenjutsu (técnicas de espada japonesa).



    Sensei apresenta o templo aos alunos


    O Templo Nikkyoji, na presença do Arcebispo Corrêa, amavelmente deu as boas vindas, junto a seus fiéis, aos atentos e admirados membros do Niten, liderados pelo Sensei Jorge Kishikawa, que tiveram a oportunidade de participar de uma Cerimônia dedicada à boa sorte e feliz condução dos treinos de Kobudô no Templo. Recitando o mantra primordial da iluminação, “Namumyuhourenguekyou”, todos puderam sentir a energia dessa oração e, após a cerimônia, saudações foram trocadas entre todos os presentes. Como de praxe, um retrato histórico foi tirado em homenagem à ocasião." 



    oficial com todos

    (continua nos proximos Cafes)

    14-fev-2011

    Dojo Niten Ichi Ryu

    É com muita alegria que mostro a você a nossa última (e grande!) conquista.
    Estou falando do nosso estilo Hyoho Niten Ichi Ryu.
    Recebi do Japão, neste fim de semana, as fotos do nosso futuro dojo (local de treino) exclusivo para os nossos treinamentos.
    O 12o soke (sucessor do estilo) , mestre Yoshimoti Kiyoshi (Café com Sensei, 21 de dez de 2010, Vídeo Daniele Suzuki no Niten Ichi Ryu e programa completo no Niten Vídeos ) está muito contente e acredita que até a minha próxima ida ao Japão, já esteja construído.
    Estou ansioso para "arrebentar os pés" durante os treinamentos neste novo dojo.
    Quem sabe, Musashi sensei (Miyamoto Musashi) não apareça por la, mesmo que em presença de espirito...
    Sem dúvida, uma grande bênção...




    11-fev-2011

    Naginata - Uchikote

    10-fev-2011

    Fones de ouvido e PSP

    Tenho dito a meus alunos que num país como este , onde a segurança é precária em todos os sentidos é inconcebível andar com fone de ouvidos ou jogar videogames nas ruas de cidades grandes.

    O risco de ser atropelado, assaltado ou cair nos  buracos é altíssimo.
    Aquele que o faz não da amor a própria vida e coloca o destino a mercê dos automóveis, assaltantes ou dos buracos

    Vamos aprender , de uma vez por todas, que o que não é para fazer, não é para fazer. Não use fones de ouvido ou brinque com videogames enquanto anda na rua.

    Não preciso dizer que deve se tirar os fones de ouvido ao dirigir a palavra a outras pessoas

    Quem sabe se este ocorrido na semana passada não abra os olhos daqueles em que ainda não "caíram a ficha":

    Um menino italiano de 10 anos, que não teve a identidade revelada, esperava o trem em uma estação de Madri. Concentrado em seu PSP , ele deu um passo em falso, caindo nos trilhos. Um policial de 23 anos que estava no local resgatou o garoto, evitando uma tragédia.

    Segundo o site Daily Mail , o oficial Alessandro Micalizzi não estava em serviço no momento do ocorrido, mas não pensou duas vezes antes de pular nos trilhos para salvar a vida do gamer, antes que o metrô se aproximasse.

    Os espectadores aplaudiram e comemoraram quando o policial colocou o garoto na plataforma. Uma equipe de paramédicos também foi chamada para garantir que a criança não tinha nenhuma fratura ou ferimento mais grave.

    'Só percebi o que tinha feito depois, quando ouvi as palmas e aclamações dos outros passageiros. Meu coração estava na garganta',confessa Micalizzi.

    Fica a pergunta se o personagem do título que o garoto jogava, a exemplo dele, também tinha uma vida extra e um continue.

    08-fev-2011

    Naginata - Sune

    04-fev-2011

    Shinhagakure e o Budismo II




    Foi com muita alegria que pudemos lancar o Shin Hagakure no tempo Tenzui zen ji , junto a monja Coen.
    Foi no ultimo feriado, a pedido de Coen sensei, mas nada que impedisse a presenca de um grande publico cheio de vida e sede por sabedoria.
    Sequencias de iai e katas de kenjutsu para esquentar um pouco.
    Palavras sobre o Shin Hagakure.
    Abri entao na pag. 81 com o titulo Kokoro kara.
    Apos a explanacao, como de costume, Coen sensei nao me perdoou abrindo a sessao de "perguntas e respostas".
    -Ai ai ai- pensei, pois acredito eu que no Caminho as respostas nao vem por palavras
    Olhares avidos por respostas para a solucao de muito de seus problemas  , perguntas que nao paravam mais. E respostas que nao terminavam jamais.
    Ai ai ai...
    Soou o gongo.
    Salvo pelo gongo.
    A aqueles que nao tive o tempo de responde-los, deixo aqui uma dica que certamente podera ser uma luz a suas perguntas
    -Facam tudo com o Kokoro kara.
    De qualquer maneira, foi muito gratificante estar ao lado de Coen sensei e seus alunos.
    Kokoro kara.

    Tags: ShinHagakure,
    03-fev-2011

    Shinhagakure e o Budismo

    "A íntima relação que há entre o zen-budismo e o Bushido conheceu mais um capítulo na última terça-feira, dia 25/01/2011, na Comunidade Soto Zen Budista Zendo Brasil, onde o Instituto Niten fora recebido de coração aberto por Monja Coen Sensei e seus discípulos e alunos. Lançamento da segunda edição, revista e ampliada, do Shinhagakure, o farol que orienta os Katas do Bushido entre nós, membros do Niten, lançou algumas de suas luzes para os praticantes do Zazen, a prática central dos zen-budistas. Acreditamos que para todos ali presentes fora uma oportunidade singular, rara, na qual se evidenciou a convergência sutil entre Caminhos que, numa visão rudimentar, parecem distantes: o da Guerra e o da religiosidade. No início do evento, o Sensei apresentou alguns Katas de Iai, nos quais o público pôde se impressionar com cortes velozes, precisos, simples e eficientes. Com a Katana embainhada, chegou o momento em que o Sensei desembainhou outra Espada, a da sabedoria e, junto à Monja Coen Sensei, qual Shidachi e Uchidatchi, nos brindaram com cortes que datam de mais de 800 anos. A conexão dos dois mundos se mostrou evidente, nossa visão se aperfeiçoou, e a cultura Guerreira provou que, na verdade, é autenticamente uma cultura de paz.

    O Sensei foi, mais uma vez, preciso, direto, simples e eficaz: Sassen! Trouxe aos presentes nossa lição básica para o ano do Coelho, a lição transmitida no início do ano: Kokoro Kara (Shinhagakure, p. 81, São Paulo: 2010)! Mas onde está a convergência entre o budismo e a Espada? Como, afinal, Kokoro Kara pode ilustrar essa ligação? Na verdade, é bem simples, como os cortes que vimos no início do evento...
    O Caminho budista é orientado por uma constante e dedicada supressão do Eu egoísta, vaidoso, isolado e desintegrado. Os katas desse Caminho, em vários pontos similares aos dos Bushis, valorizam a Sangha, isto é, o bem-estar do grupo, da Comunidade, que é a jóia preciosa cujo brilho é capaz de iluminar a vida e a morte, a existência completa.

    No Caminho da Espada, com efeito, o mais difícil não é derrotar um oponente habilidoso, mas sim a si mesmo. No Hagakure, mestre Tsunetomo diz: “Não conheço o caminho para derrotar os outros; conheço apenas o da minha própria derrota”. Derrotar a si mesmo nada mais é do que derrotar o próprio ego, esse monstro que faz rachar os pilares da Sangha, e apenas traz a escuridão! Mas como derrotar o Ego? Qual a técnica? Qual o Kata? A palestra do Sensei trouxe a resposta: Kokoro Kara!
    Ao fazer tudo de coração, sem julgar, sem ponderar, sem esperar nada em troca, nem recompensas materiais ou sociais, estamos no Caminho da compreensão espiritual, da espada e da vida. Kokoro Kara ser é veloz, preciso, simples e eficiente: diante de qualquer situação, é como um saque de Iai Jutsu. Para o Bushido, a vida é um Shugyo, e, o tempo todo, estamos aparando o jardim: fazendo-o de coração, a técnica certa estará presente, e o jardim ficará belo e harmonioso. O Shugyosha que está em estado de atenção plena, constante, reage aos ataques do inimigo sem intervalos de tempo, pois a lentidão, a letargia e a ineficiência são obras do Ego: “Sabedoria é ser chamado e responder “Hai” imediatamente”, ensina o monje Takuan Soho, mestre de Musashi Sensei. Nas palavras do Shinhagakure, a grande sabedoria, a grande habilidade na Espada, virá quando formos capazes de responder “Hai” de coração, sem intervalos, sem julgamentos.

    A maior lição que nos foi dada neste 25/01/2011, Kokoro Kara, mostrou que o Caminho do Guerreiro não está nas grandes façanhas, nos atos heróicos: na verdade, o Caminho abre passagem nas tarefas mais simples, mais comuns: quem for capaz de fazê-las de coração, trará iluminação para si e para o mundo. Kokoro Kara é atenção plena no cotidiano, é Shugyo: Espada no Obi e polegar no Tsubá, todo o tempo!
    Domo arigatou-gozaimashitá Sensei, por nos mostrar que, hoje em dia, “nada é mais necessário que o modo de vida Samurai”.

    Cristiano
    Unidade Ana Rosa

    Tags: ShinHagakure,
    28-jan-2011

    Shinhagakure - Lançamento em Nihongo 2

    (Matéria do Nikkey Shimbum traduzida, CS - Shinhagakure - Lançamento em Nihongo 1)

    O Bushido para o mundo moderno

    O espirito do guerreiro (bushi) ao mundo moderno no Brasil.
    Foi lançado o livro "Shin Hagakure", escrito em português pelo Sr. Jorge Kishikawa, presidente do Instituto Cultural Niten e Menkyo Kaiden (a mais alta graduação de mestre) do escola Niten Ichi Ryu do fundador Miyamoto Musashi.
    Como adentrar  no Caminho do Guerreiro,  seus problemas e superar as adversidades são alguns dos temas escritos pelo mestre , que trilha há 40 anos este caminho. Ensinamentos dos Soke (sucessores) e lições aprendidas durante seus treinamentos austeros no Japão tambem estão presentes no livro.
    De acordo com Kishikawa, o Shinhagakure foi lançado há 6 anos . Foi inspirado no livro "Hagakure", escrito por Yamamoto Tsunetomo aos jovens Samurais do feudo de Saga.  O objetivo de Kishikawa , na época, era o de unificar seus ensinamentos a todos os seus 500 discípulos de suas 40 filiais.
    A repercussão foi tamanha, motivo que o inspirou a reescrever o "Shinhagakure", agora com 150% a mais do volume em relação ao anterior.

    O NIPPON NO KOKORO (ESPIRITO JAPONÊS) TRANSMITIDO EM PORTUGUÊS

    Refere o Sr. Kishikawa que deseja transmitir ao leitor que o espirito guerreiro (bushi no kokoro) pode ser perfeitamente aplicado a  todos os povos e nos dias atuais.
    O lançamento foi feito no espaço Café Kohii, subsolo da agência deste jornal, com a presença de um publico de aproximadamente 100  participantes. Foi notória a vontade por parte dos presentes que, após a aquisição e da sessão de autógrafos, se debruçaram com rapidez para ler o livro.
    O livro contem fotos com antiguidades como a Wakizashi (espada curta) do ano de 1300 dc empunhadas pelo autor e outras 25 imagens em suas 370 páginas.
    Foram lançados mil exemplares que se encontram a venda no site www.kendoonline.com.br por 38 reais.

    legenda da foto (jornal Nikkey) = Sr Kishikawa com a sua nova edição

    Tags: ShinHagakure,



    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br