Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    23-mai-2012

    Hidensho - Palavras Iniciais


     

    Heiho Hidensho. É o assunto de hoje neste Café.
    Heiho, de Estratégia.
    Hiden, de Segredo.
    Sho, manuscrito.
    Tentando traduzir ao português: O Manuscrito dos Segredos da Estratégia.
    Tentando explicar do que se trata: minhas descobertas para ser imbatível deixadas em manuscritos.
     
    Os próximos Cafés apresentarão relatos e experiências daqueles que tiveram a oportunidade de experimentar o que é ou do que o Hidensho é capaz.
    Junto a eles, ilustrações que tentam esboçar o melhor possível, o clima e o espírito daqueles momentos.
    Para começarmos a falar sobre este tema (Hidensho), trouxe aqui as palavras de um aluno de Ribeirão Preto, que esteve neste sábado aqui em São Paulo e que respondi logo abaixo:

     
    "...primeiramente gostaria de relatar ao Sensei como foi bom treinar sábado ao seu lado, e como foi gratificante. Consegui aprender vários detalhes a mais sobre as técnicas. Estou me dedicando com a ajuda dos sempais (veteranos) aqui de Ribeirão Preto em descobrir o Kamae Chudan Nito (posição em combate com duas espadas), e cada treino consigo dar um passo a mais no caminho.
    Mas o que eu gostaria de agradecer em especial, foram as palavras sábias que o Sensei nos disse: "A verdade está em ser imbativel", isso ficou gravado em minha memória principalmente pelo momento em que estou vivendo.
    Prometo que vou me esforçar ainda mais para me tornar imbatível tanto nos treinos, quanto no lado profissional e assim coseguir alcançar a verdade que procuro.
    Espero em breve retornar a São Paulo, para novamente poder treinar perto do Sensei.
     
    Domo Arigatô Gozaimashita!!!!
     
    Matheus Del Vecchio - Unidade Ribeirão Preto/SP

     
    Ao qual respondi:
    Desde que o Homem apareceu na face da Terra, um tema tem sido de suma importância, senão o mais supremo de toda a sua existência, e sem o qual não teria o Homem sobrevivido ao longo dos milhões de anos: "Heiho" que, em português, entendemos como "estratégia", foi o que moveu Samurais de renome a buscarem a Verdade em seu treinamento, a ponto de alguns deles se absterem, abnegarem e abdicarem de tudo nesta vida.
    É verdade que tenho aprendido e ensinado a lidar com várias armas, estilos e métodos, mas tudo isso tem um propósito final, e que entendo como sendo um dos assuntos mais nobres da busca do Homem. 
    Esta busca que, como a "caça ao tesouro", e de fato o é, tem sido o divisor de águas de praticamente toda a sobrevivência de um indivíduo, povo ou país, razão pela qual considero-a de importância suprema: O de como ser imbatível.
    A fim de responder (e preencher) esta necessidade, comecei a compilar as "estratégias que levam a ser imbatível" no Heiho Hidensho, frutos de descobertas e bênçãos que tenho recebido ao longo dos  meus 43 anos de shugyo.
    Estas estratégias não serão publicadas em livro, pois como o próprio nome diz "Segredos da Estratégia", será revelada em forma de manuscritos (pergaminhos) aos discípulos que estiverem treinando com fúria na Senda da Espada.

    Heiho: Estratégia
    Hiden: Segredo
    Sho: Manuscrito
    Heiho Hidensho , ou simplesmente Hidensho
     
    No final é isto o que mais importa, a nós guerreiros.


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br