Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    29-jun-2012

    Shugyo 3 - Treinar para mudar

    "Normalmente vou buscar minha esposa no consultório dela durante a semana, à noite por volta das 22h, e voltamos para casa a pé. Poder andar a pé para se locomover de casa ao trabalho é uma bênção dos céus para paulistanos como nós dado o caos diário do trânsito.
     
    Quando não posso ir buscá-la, por qualquer motivo, acabo ficando preocupado por ela voltar sozinha, porque sabemos bem, infelizmente segurança está entre as maiores fraquezas da nossa sociedade atual.
    Mencionei acima apenas dois exemplos, transporte e segurança, que são problemáticas sociais constantes nas nossas vidas, pelo menos em boa parte das grandes cidades do Brasil.
    Aqui no Japão estou vendo uma sociedade onde é possível andar calma e tranquilamente pelas ruas sem aquela tensão que carrego nas costas quando estou andando a pé em São Paulo. A tensão causada pelo medo de ser assaltado a qualquer momento e em qualquer lugar (até arrastão em restaurante já virou "lugar comum"!!). Sou testemunha de que, no Japão, isso é algo impensável, os japoneses nem imaginam o que passamos no Brasil!
    Na minha opinião, pensando de maneira mais geral, os problemas de transporte público e segurança são problemas que nós mesmos, sociedade brasileira, criamos para nós! Ou seja, dado que não está bom, precisamos mudar! Melhorar!
    E o que o Niten tem a ver com isso? O que nós, samurais modernos, temos com isso?
    Tudo! Nós temos tudo a ver por dois motivos:
    1) fazemos parte da sociedade
    2) estamos treinando e trabalhando para melhorarmos como seres humanos.
     
    No momento em que buscamos e efetivamente trabalhamos para nos aperfeiçoar, ou seja, melhorar a forma como atuamos em nossas vidas baseados nas virtudes samurais, estamos iniciando um ciclo virtuoso.
    Penso que funciona mais ou menos assim:
    Cada um de nós começa a treinar e a se aperfeiçoar nas virtudes (respeito, coragem, humildade, sabedoria, lealdade) conosco, com a gente mesmo. Isso começa a se transformar em nós de forma que passamos a ser mais samurais na vida. Sob a ótica do dia a dia, teremos mais atenção com os membros da nossa família, nossos amigos, colegas do Niten, da escola, do trabalho, da faculdade. Valerá também para os nossos vizinhos, para os desconhecidos e até para os bichos de estimação...
     
    Percebem aonde vai isso?
    Estamos mudando o mundo meus caros, e para melhor. Muitos lembrarão do belíssimo diálogo, na minha opinião, entre a personagem do Tom Cruise e o Katsumoto onde este se questiona qual é a valia dos samurais e do Bushido agora, nos tempos "modernos"? Ao que o Tom Cruise responde que não conseguia pensar em nada mais necessário do que isso nestes tempos.
     
    Pois aqui estamos nós, samurais modernos, prontos para continuar contribuindo para um mundo melhor. Seja na nossa casa com a nossa família, seja na hora de selecionar melhor um político para ganhar o nosso voto e causar alguma melhoria no transporte e na segurança públicos...
    Ninguém nos prometeu que seria fácil. Mas creio que aqui no Niten, os nossos treinamentos físico, mental, espiritual, sejam eles de  qualquer ordem, passados a nós pelo Sensei, já nos dão as armas e o preparo necessários para continuarmos servindo à mudança para que o mundo seja um lugar cada vez melhor.
    Vou ousar tomar emprestadas as palavras de Musashi Sensei no Livro dos Cinco Anéis (Go rin no sho):
    "reflita bem sobre isso"!
     
    Domo Arigatou Gozaimashita!"



    Andando sem tensão




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br