Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    26-jul-2012

    Gashuku no Templo Nikkyoji 3 - Fantástico!



    participantes de domingo

     

    "Tenho pensado muito sobre tudo o que vi e vivi naqueles dias, refletindo sobre minha inexperiência e minha vontade de continuar fazendo meu melhor, mesmo que às vezes isto não pareça ser o suficiente. Fico pensando em quanta informação nos foi passada pelo Sensei e quanto disso eu consegui colocar em prática ou quanto conseguirei em um futuro breve e a resposta que sempre me vem a cabeça é que é muito pouco o que consigo fazer. Tenho consciência que o caminho para melhorar é treinar, treinar e treinar, mas admito que as vezes fico receoso, agora em especial por causa de minha atual posição. Espero poder transmitir adequadamente os ensinamentos recebidos sem distorções, sem erros."
    Araujo (Unidade São José dos Campos)






    "...quanta informação nos foi passada..."

     

    "Foram momentos marcantes de convívio com os companheiros da espada.
    Em especial para mim, pois pude dividir esta experiência com outros 4 companheiros da minha terra. Contabilizamos 5 capixabas no Gashuku!
    Na demonstração do Hidensho, fiquei de “queixo caído”. Ver as técnicas imortalizadas nos katas ganharem vida na luta do Sensei foi Fantástico.
    Lutando com a espada longa, com a espada curta com duas espadas e em vários Kamaes possíveis. Mostrando como ficamos vulneráveis quando “fazemos somente o básico”. É para mudar nossos conceitos e nos fazer pensar.
    Ficava revisando em minha mente trechos do Gorin No Sho enquanto assistia:













    “A finalidade de todas as posturas é golpear o inimigo”
     



    " Apesar de nem todos concordarem, eu particularmente não me incomodei em ficar sem banho durante o Gashuku. Com certeza os Momentos de Ouro sobre o shugyo no japão valem muito mais que um banho."
    Uehara (Unidade Ana Rosa)




    "nao me incomodei em ficar sem banho..."




    "...as lutas com o Sensei sem palavras pra descrever... o Sensei é muito rápido e me surpreendeu utilizando a kusarigama e a naginata contra mim... uma lição de estar pronto para qualquer adversidade!"
    Tengan (Unidade Santos)










    "estar pronto para qualquer adversidade!"




    "Não sei por que ainda me surpreendo como as coisas acontecem desde quando decidi entrar no Niten.
    Sempre que tenho duvidas, questionamentos e mesmo medo de como as coisas vão evoluindo no Caminho, vem o Sensei, e no momento exato e precisão de mestre vai retirando pedra a pedra, não deixando o Caminho totalmente limpo, pois há pedras que tenho que tropeçar, para ajudar na minha longa caminhada e assim realmente aprender.
    A impressão que tenho é que o Sensei consegue “ler os meus pensamentos” e com palavras certeiras responde-las, mesmo que eu não as pergunte..."

    Bolivar (Unidade Belo Horizonte)




    "No momento exato e precisão de mestre..."


     

    "Entretanto as lições que realmente me chamaram a atenção foram vários pequenos "Momentos de Ouro" que não vou esquecer.
    Desde conversas muito bacanas no biru-dô do sabado com alguns sempais do RJ e do ES, passando por dicas de sempais já conhecidos que são exemplo de mugá, satisfação de kohais por cruzar espadas conosco, deslumbramento e a gratidão do sempai Sanches sobre as experiências no nihon e a imagem que não sai da minha cabeça do menino de Nagasaki,
    De coração Gokurossamá !"

    Takeshi (Unidade Vila Mariana-Templo Nikkyoji)






    "Pequenos Momentos de Ouro"


     

    "Ver de perto os katas do Niten Ichi Ryu, Sekiguchi Ryu e Shindo Muso Ryu, executados pelo Sensei."
    Pinheiro (Unidade Rio de Janeiro)





    "Ver de perto os katas "



    “O movimento dos pés deve sempre seguir o ritmo do caminhar. Eles não devem ficar saltitando, flutuando, nem podem estar presos ao chão”.
    Nem consigo imaginar todas as horas árduas de treinamento que o Sensei teve que enfrentar para atingir este nível. E mais ainda, admiro sua generosidade em registrar suas descobertas para as futuras gerações."

    Simonassi (Unidade Vitoria)


    "...Fantástico!"



     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br