Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    16-out-2012

    “Feliz dia do professor” nos dias de hoje


    Recebi ontem, entre outras mensagens de meus alunos, esta, do coordenador de Salvador:

    Konbanwa Sensei,

    Shitsurei-shimassu, não sei nem se formalmente seria correto, mas achei adequado parabenizar o Sensei pelo Dia do Professor.

    Aqui no Brasil muito se pensa na figura do professor como uma pessoa que apenas recebe um salário para dar conhecimento em troca, como se fosse um comércio qualquer, o que é algo triste.

    No Japão, até onde eu entendo (e boa parte do que entendo disso devo ao Niten) Sensei = Professor = Mestre. O ofício pode parecer o mesmo, o de ensinar. Mas a forma de enxergar é outra: não apenas "vender o conhecimento" e sim guiar e ajudar a formar pessoas em um Caminho.

    Hoje vi muitas mensagens em homenagem aos professores na internet e confesso que fiquei um pouco triste, pois achei elas, em essência, vazias. Se a sociedade, de uma forma geral, visse os professores como nós do Niten vemos o Sensei, e, por outro lado, os professores em geral se dedicassem a ser de fato exemplos a serem seguidos e faróis no Caminho como o Sensei representa para nós, talvez as coisas estivessem melhores neste país...

    Felizes daqueles que tem um Mestre de Verdade na vida, e, neste dia, omedetou gozaimassu, e arigato gozaimashita Sensei, por nos ensinar o valor da palavra Mestre!

    Sayounará!
    Takei - Unidade Salvador



     

    Takei,
    Arigato pelas palavras
    Lamentavelmente, e falando-se de forma real e verdadeira, no Japão também, como em outros lugares do mundo, o professor se tornou o mesmo, ou seja, "professor como uma pessoa que apenas recebe um salário para dar conhecimento em troca, como se fosse um comércio qualquer".
    Mas, há também, seja nas metrópoles do Japão ou nos sertões da Bahia, os bons professores e a eles devemos todo o nosso reconhecimento pela dedicação ao ofício de "ensinar".

    Feliz é o aluno que tem um Mestre de Verdade e
    feliz sou eu que tenho Discípulos de Verdade
    Esses vale a pena eu continuar guiando
    Nem que tenha que "comprar a antipatia deles"...


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br