Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    23-out-2012

    11° TBEK 3 - Meu primeiro torneio! Domo Arigatou Gozaimashita


    "Konichiwá Sensei e Senpais!

    Embora me sinta menos do que um grão de areia perto do universo que presenciei neste fim de semana, me sinto no dever de descrever esta fantástica experiência que me foi concedida.
    Possuo quase 3 meses de treinamento e há poucas semanas fui permitido a usar o bogu e, de forma curiosa, ao chegar em casa após o primeiro dia de treino com o equipamento me deparei com o primeiro email que anunciava o 11º torneio brasileiro de kobudô por equipes e suas novidades quando comparado às edições anteriores. - "Quem me deras!", foi a primeira coisa que pensei. Logo depois tive a excelente idéia: -"Vou perguntar aos meus Senpais se posso acompanhá-los como espectador " e então veio a resposta do Senpai Drawin: "Até se você tivesse um dia de treino estaria pronto para se inscrever e compor a equipe". E obviamente pensei na categoria para iniciantes sem bogu, pois achava que era cedo demais para a categoria Kenjutsu. E então o Senpai me respondeu: - " Já converse com a kaikei e garanta sua inscrição na categoria Kenjutsu. Você está apto e irá compor nossa equipe". Incapaz de questioná-lo aceitei a missão.


     

     









     

    Nos dois últimos treinos antes do torneio recebemos muitas informações sobre o evento: programação, conduta, regras e cuidados para que não ocorra nenhum inconveniente. Mas para mim, a partir da chegada na rodoviária já começaram os ensinamentos. Um fato que me marcou: fizemos uma parada em uma lanchonete de estrada para um lanche e eu peguei um salgado frito enquanto o Senpai Drawin pediu um misto quente básico. Ele comentou: - " Não sei se este salgado está bom ou se a fritura é de boa qualidade. Como temos o torneio amanhã prefiro não me arriscar a ter algum desconforto físico. Por isso prefiro este lanche básico, o qual estou acostumado.". Inocentemente (na verdade tolamente) respondi que só fiz aquela opção porque achei que o salgado estava com a "cara boa". Ao voltar para o ônibus isso me incomodou e refleti conforme o ditado: "O que os olhos não vêem o corpo sente." E assim percebi que o Senpai estava atento as condições e realmente se preparando para a guerra. Refleti ainda mais: -"Não estou a passeio, faço parte da equipe!" Shitsurei shimashitá ao Senpai pela tolice e arigatou gozaimashitá pela lição que despertou em mim. Por sorte não tive nenhum problema devido ao salgado.

     







     

    Chegamos em São Paulo e ainda na rodoviária identificamos companheiros de guerra pelos bukuros. Entre eles o Senpai Côrtez do rio, uma ótima pessoa que inclusive uniu o grupo para chegar até o Sesc pinheiros. Ao chegar lá já me deparo com o local repleto de samurais e me espanto com a tamanha cordialidade de todos, como se fossem íntimos. Tive a oportunidade e honra de conhecer diversos Senpais de vários estados enquanto esperávamos para adentrar no dojo escolhido pelo Sensei para sediar o torneio. E por falar nisso, que dojo!!! A estrutura é incrível e o espaço utilizado dispensa qualquer elogio, pois não seria suficiente. Tamanho deveria ser o empenho da organização para um evento deste porte. Imediatamente me veio a imagem do Senpai Adeval, que, além de ter sido o coordenador do torneio enfrenta o trajeto SP/BH para ministrar o treino todos os sábados com muita disposição e vontade, para depois retornar para sua família e suas obrigações ainda no fim de semana. Arigatou gozaimashitá Senpai!



     

    Eu estava arrumando meu hakamá quando escuto: -"Mina-sam!!" Era o lendário Senpai Wenzel que só conhecia pela TV e YouTube anunciando o REI devido a chegada do Sensei. Enquanto eu respondia "Onegai shimassu" percebi que tudo aquilo era real e finamente tive a oportunidade de conhecer kishikawa Sensei. Sua imagem, serena e imponente, fizeram-me sentir um pouco embaraçado diante da sua presença. Sumimassem Sensei pois acho que por isso não respondi com um HAI enérgico quando me perguntou se havia treinado firme para o torneio. Não acontecerá novamente.





     

    NARABÉ!! Nesse momento percebi quantos samurais haviam no torneio. E então recebemos a palavras do Sensei sobre nunca desvirtuar ou esquecer do verdadeiro caminho samurai. Não me esquecerei.

     


     

    Ínicio das competições. O desempenho do Kir jovem me deixou perplexo! Esses "samuraizinhos" me deram uma aula de Ki, Ken e Tai!




     





     

    Quanto as modalidades que se seguiram resumo em 2 palavras: beleza e riqueza! Jojutsu, kusarigamajutsu, jittejustsu, Iaijutsu... Impressionante a energia e técnica dos competidores, com certeza reflexo de sua determinação para com o treinamento.

     
















     

    Começam as competições do Kenjutsu pelas quais aguardava ansioso. A categoria feminina revelou verdadeiras guerreiras e pude aprender muito com elas. Suavidade e energia, graciosidade e precisão! Preciso treinar muito ainda para chegar perto!

     



     



    E então é chegada a hora: Kenjutsu masculino! Percebi que não piscava pois os olhos começaram a arder. Também, se eu piscasse perderia algum golpe. Velocidade, energia, coragem, força e mais uma aula de Ki, Ken e Tai. Antes da hora de nossa equipe entrar, meus Senpais estavam sempre me orientando e respondendo prontamente quanto as estratégias de combate e detalhes sobre as regras. Principalmente o Senpai Fonseca e Senpai Loures, já que o Senpai Drawin estava arbitrando algumas modalidades. Arigatou gozaimashitá pelos ensinamentos!

     

     










     

    Chegou a hora de Bh entrar em combate e tentei dar o meu máximo. Busquei fazer exatamente o que meus senpais me orientaram mas infelizmente não consegui vencer Massaro, que me deu uma aula. Aprendi muito com os combates mas infelizmente nossa equipe perdeu. Nossos companheiros oponentes tem muito mérito pelo desempenho e capacidade técnica. Apesar da derrota acredito que ganhamos muita experiência e principalmente eu, pois saí com sede de treinamento e vontade de aprender. Mal posso esperar o próximo treino nessa semana, mal posso esperar o próximo torneio.
    Após o torneio fomos para a confraternização no dojo Ana Rosa e a rivalidade do combate deu espaço para a amizade! Foi muito bom deixar as armas de lado e interagir com os companheiros de caminho. São agradáveis, alegres e tive a oportunidade de conhecer várias pessoas de diferentes estados. Uma experiência ímpar.


     













     


    Antes de dormir mais uma lição: cuide bem do espaço que usam e zelem por ele. Antes de dormir e depois de acordar todos ajudaram prontamente a limpar e organizar o local que foi disponibilizado para nos alojar e com a ajuda de todos foi fácil e rápido.
    Depois do café fomos direto para o dojo sumaré: mais treino! E desta vez experimentei um treinamento que não havia passado: Jugueijlko. Pude perceber que a energia do treino estava bem alta e acho que era normal devido a um torneio de nível no dia anterior. Infelizmente não consegui suportar todas as 2hrs de treino pois meu preparo físico ainda não me permite e tive um pouco de mal estar devido ao calor e a intensidade do treino! Apesar de parar para me recompor tentei fazer o máximo de lutas possíveis, pois a oportunidade de experimentar o treinamento com diversos Senpais com diversas habilidades e técnicas é um aprendizado que posso ter apenas eventualmente e não poderia desperdiçar essa chance.

     



     











     


    KAISSAN! Eram 13:30 de domingo após juntarmos e organizarmos todo o material de treino. Hora de retornar a BH, renovado com a experiência!
    Foram dois dias incríveis e talvez indescritíveis, pois vivenciá-los é diferente de lê-los nesse relato. Então, apesar de iniciante pude perceber a grandeza da escola a que pertencemos. Minhas expectativas foram superadas e me sinto renovado.

     

    Domo arigatou gozaimashitá aos Senpais Drawin e Fonseca pelos ensinamentos, dedicação, paciência e por me apresentar a este novo mundo, ao Senpai Loures pela conduta, presença e atenção e principalmente ao Sensei, pelo legado de verdadeiros samurais que vem construindo há décadas e por manter essa chama acesa, na difícil missão de formar seres humanos melhores para o mundo e dessa forma torná-lo melhor.

    Sayounará! Domo arigatou gozaimashita!"
    Vilela - Unidade BH, Villela




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br