Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    26-out-2012

    Hidensho 16 - Naginata Serena

    "Koninchiwa Sensei,
    Na última sexta-feira tivemos o último treino do Shugyo, fiquei triste em pensar que seria o último treino.
    O interessante que na noite anterior quando me deslocava para o alojamento levando meus bokuros lembrei que o Sensei não havia levado a Naginata (alabarda), aí me atrevi a levar a dele e a minha para quem sabe treinarmos um pouco com Naginata, arma que tanto gosto. Acho que de alguma forma eu e o Sensei estávamos conectados porque quando estava cuidando do jardim na manhã seguinte na ADM recebi a ligação do mestre pedindo que eu levasse as Naginatas, fiquei sorrindo feito bobo e intrigado e disse que já tinha separado.
    Depois de ter terminado os afazeres me desloquei para o Hokaido arrumei tudo e aguardei a chegada do Sensei. Nesse dia comecei a me inteirar mais com esse tipo de treino e as rotinas de preparação o que me deixava mais tranquilo e um pouco mais à vontade com o Sensei.
    Após a chegada do Sensei já começamos com o treino e acho que foi nesse dia que consegui dar um Mem, que o Sensei disse que foi o único de todos os dias do Shugyo e aquele já valia pelo Shugyo inteiro.
    Depois de algumas trocas de armas, o Sensei me pediu que pegasse a Naginata o que sempre me da muita alegria, e mais uma vez o Sensei me surpreendeu. O Sensei de Ito acertou o sune(perna) e não conseguia saltar porque não imaginava e nem conseguia ver qual era a intenção dele, e o Sensei foi trocando todas as armas Ito, Nito(duas espadas), Kodachi(adaga) e Naginata x Naginata. Em todas as lutas ele conseguia me acertar. A Naginata sendo uma arma comprida da à impressão que você tem vantagem, no entanto, isso nada significava para o Sensei ele entrava e saia no maai (distância) e eu nada conseguia evitar, era muito difícil e ele ainda conseguia tirar a Naginata de uma das minhas mãos tão rápido eu nem me dava conta como. Em uma das lutas Nito x Naginata eu visualize o Tsuki do Sensei e quase consegui toca-lo , pedi desculpas porque não posso usar esse golpe, o interessante que foi sem a intenção preconcebida foi apenas a ação.
    No ultimo tempo dos embates Naginata x Naginata, via o Sensei como se tivesse pescando com ela que  descrevia uma trajetória que nunca vi ninguém manusear daquela maneira: ela vinha suave e serena e atingia com perfeição o alvo, eu me contentava apenas em olhar para tentar apreender mais um pouquinho.
    Foi como sempre inesquecível.
    Domo Arigato gozaimashita"

    Aguilar - Unidade Guarulhos

    Tsuba do periodo Meiji - Acervo do Sensei




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br