Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    08-out-2012

    Gashuku Rio 2 - Sem tempo a perder

    É bastante difícil resumir em uma frase o que senti no Gashuko!
    Defino o antes, o durante e o depois de estar junto de todos aí no Rio, e claro, principalmente, na presença do Sensei!


    Antes: um misto de ansiedade, vontade e euforia; durante foi como se um raio me atingisse, minha mente e meu corpo ficaram em sobressalto, não havia cansaço, nem dor, nem a lembrança do cansaço, nem a lembrança da dor, me sentia como há muito não percebia; estava atento a tudo, aos detalhes, aos ensinamentos!
    Também destaco a apresentação do Sensei e seu filho, foi muito bonito e bastante motivador, sentir o carinho, o respeito e a admiração de ambos, nos mostrou como nos portar!


    Sinceramente, muito bonito! E o depois: na presença do Sensei, ao serapresentado a ele e a sua família, pelo Sempai, senti-me muito honrado! É uma presença, uma energia muito grande!
    Ao lhe pedir o autógrafo em seus livros, para Duda e para mim, outro grande ensinamento, que levarei sempre comigo: "Senki: Seja nos dias de guerra, seja nos minutos de paz". Retornei a Friburgo, bastante revigorado!
    Domo Arigato Gozaimashitá
    Ao Sensei Jorge Kishikawa, ao Sempai Wenzel e a todos do Instituto Niten.
    Sayounará
    "
    Agustin - Friburgo.

     

    "Ha algum tempo estava pensativo sobre as pessoas, os brasileiros para dizer a verdade. Passei a observava bastante o comportamento dos outros no ônibus, metro, rua, etc.A verdade é que por mais honestas e horadas que elas sejam, elas não compreendem o quanto é séria a vida e que o tempo passa rápido, que uma brincadeira que proporciona sorrisos pode ser mais seria do que uma bronca ou uma advertência. O tempo é algo tão caro. Fiz questão de prestar atenção em cada detalhe mais ainda quando o Sensei não falava.





    Em cada corte, cada luta, cada passo eu mantinha o máximo de atenção.
    Durante o treino com Sensei pude provar, lutar com alguém imbatível.  Me deu entendimentos.





    O Momento de Ouro suave e implacável como vento. Como um presente,  tive um sentimento forte, parecido com o que tive quando li pela primeira vez o texto no verso da nossa carteirinha.
    Não existe nem uma duvida : o Bushido é claro e quem caminha nele deve andar em frente e reto.






     

    Foi um dia com trilha sonora de encerramento, voltando para casa escutei no radio de um carro o verso da canção dos "Paralamas".
    "Só quero saber do que pode dar certo. Não tenho tempo a perder."
    A grande Lição do Dia.
    Domo Arigato Gozaimashitá Sensei
    "
    Monedeira - Rio de Janeiro

    04-out-2012

    Nosso próximo encontro





    03-out-2012

    Gashuku Rio 1 - Caminho do Samurai

    Passei um final de semana agradável no Rio de Janeiro.
    Não só pelo bom tempo que fez, mas também pelo desempenho de todos os alunos que estiveram
    presentes neste Gashuku.
    Vi Disciplina. Prontidão. Sede de Bushido.
    Arigato a todos os cariocas e não cariocas pelo grande dia. 
    Que vocês nunca se esqueçam dos dois  "desejos" e "juramentos"...
     
    (O desafio emocionante dos Gaúchos x Cariocas poderá ser vistos no Café de amanhã.)
     

    Surpresas e descobertas no Gashuku do Rio de Janeiro.

    Neste fim de semana tive a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro treinar com o Sensei, Sempai Wenzel e demais colegas da espada. Fomos com um grupo de guerreiros do Sul: Oliveira, Gib, Terres e eu para nos aprimorarmos no caminho. O Gashuku seria realizado no domingo mas aproveitamos para participar do treinamento de sábado na unidade Tijuca, ao chegarmos notamos que haviam alunos de unidades de fora do Rio de Janeiro, ou seja, o Gashuku ia virar um Gashuku Nacional. Treinamos bastante sob a maestria do Sempai Wenzel e do grupo de coordenadores do Rio de Janeiro.
     














     

    Para nossa surpresa o Sensei chegou no treino de Kenjutsu onde estávamos simulando o torneio por equipes, Sensei enfatizou bastante o REI antes de lutar, a maneira correta de entrar na quadra, segurar as espadas e sair da quadra.
     


    No domingo iniciamos o Gashuku com o Iaijutsu do Suio Ryu e nele gokuis foram revelados. Antes o Sensei falou que haveria um duelo Porto Alegre x Rio de Janeiro, o que ocorreu após o Sensei lutar mais de duas horas com todos os alunos, lutando e ensinando ao mesmo tempo, mesmo depois de lutar com todos o Sensei mostrou com o coordenador Vaz as inúmeras possibilidades que existem num combate de Kenjutsu. Só quem vai em Gashuku tem essa oportunidade!


     



     

    Quando o Sensei tirou o bogu deu ordens para iniciar o duelo Porto Alegre x Rio de Janeiro, Sempai Wenzel prontamente começou a escolher seus melhores 7º Kyu para enfrentar Terres e Gib da mesma graduação, para minha surpresa( e desespero) o Sensei falou que era para selecionar os melhores do Rio assim que Terres e Gib lutariam com 5º Kyu acima. Como "não tá morto quem peleia" fomos para a guerra, torcida contra, Kyus contra, tudo contra...

    No primeiro combate vitória do Rio de Janeiro, Terres o campeão individual 7º Kyu sucumbiu ao guerreiro carioca; segunda luta Gib entra de Nitto e para surpresa de todos dá um men ipon com Kodachi, a partir daí meu espírito inflou; terceira luta Oliveira e Vaz, vitória Oliveira, gaúchos na frente e torcida apreensiva. Coube a mim lutar as duas últimas lutas, torcida toda a favor do Cortes, mas graças aos Deuses consegui um bom golpe, fui para última luta contra o Kenzo com muita confiança mas fui surpreendido, perdi.

    No final vitória gaúcha no Rio de Janeiro, sentimento de dever cumprido e o mais importante: a integração e agradecimento aos colegas cariocas. Isso é Niten, isso é o caminho da espada: alegria, compaixão, amizade, tudo no mesmo lugar com pessoas buscando o mesmo objetivo, o de ser feliz.

    O Gashuku continuou com o Jojutsu do Suio Ryu onde o Sensei nos passou vários detalhes, Jojutsu de guerra!








    Depois mais combate, kakarigueiko e para finalizar mais um duelo 5º Kyu acima onde tive a companhia dos guerreiros cariocas ao meu lado para formar a Equipe Porto Alegre/Rio X Rio de Janeiro capitaneada pelo Kenzo. Os "Cariúchos" saíram vitoriosos, ótimas lutas protagonizados por todos mostrando a evolução do Kenjutsu. No final a tradicional confraternização e os sapinhos da torcida ThunderCats.

    Um gashuku memorável para todos, Sensei passou nos Momentos de Ouro as diretrizes do Hagakure, enfatizando a lealdade ao Mestre e de não ser vencido no caminho do guerreiro. Chave de Ouro para fechar o Gashuku!


    Domo arigato gozaimashita Sensei pelos ensinamentos passados!

    Domo arigato gozaimashita Sempai Wenzel pelas lições e acolhida no Rio de Janeiro!

    Domo arigato gozaimashita a todos que participaram do Gashuku por nos fazer se sentir em casa!

    Isso é Niten!

    Até o Torneio por Equipes!

    Sayounara
    Arigato gozaimashita

    Alessandro
    Coordenador Porto Alegre

     

    02-out-2012

    Campinas desafia São Paulo

    "Neste sábado, os colegas de Campinas vieram a São Paulo no treino da Vila Mariana para cruzar espadas conosco. Acordaram cedo para chegar no treino, que começa às 09h, e aproveitar ao máximo um treino com as orientações do Sensei.

    Estamos em semana de medir forças, uma ótima oportunidade para os visitantes, de lutar com o pessoal de São Paulo e por à prova o seu combate. Além dos shiais normais, fizemos também shiais por equipes, simulando o nosso próximo torneio. com direito a torcida e lutas sensacionais! E para a nossa surpresa ao fim do treino soubemos que um desafio havia sido lançado. Campinas desafiou São Paulo com uma equipe de 5 dos mais graduados! A torcida foi forte e a disputa foi acirrada. O placar foi uma virada emocionante de 3x2 para São Paulo.

    A visita encheu o dojo e os shiais empolgaram todos! Foi uma manhã muito proveitosa para todos nós. Agradecemos a visita dos colegas de Campinas e que venha o Torneio!"

    Victor Fugita - Niten São Paulo

     



     

    " No começo, tivemos somente shiais e mais shiais. Já do meio para o final do treino, nos organizamos em equipes de graduações diversas, e com a arbitragem do Sensei, fizemos lutas com muita energia, simulando como será no torneio. No final, montamos, novamente, duas equipes, uma de Campinas e uma de São Paulo, e com arbitragem do Sensei fizemos um confronto entre as duas unidades. Para mim, foi o momento que mais me chamou a atenção, pois teve lutas muito boas e com muito ki. As lutas foram bem equilibradas até, mas a unidade de São Paulo saiu vitoriosa dessa vez.

    Foi com muito prazer e muita honra ter participado do treino de hoje.

    Domo Arigato Gozaimashita
    "

    Victor Dallacqua – Unidade Campinas

     




    Luta decisiva entre capitães - Shiai Campinas x São Paulo

     

     

     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br