Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    08-nov-2012

    Uma vida Bem Vivida

    No último sábado (03/11/2012) realizamos, na Catedral Nikkyoji da tradição Honmon Butsuryu-Shu, em São Paulo, o culto póstumo de sete dias do falecimento do Grande guerreiro Shihan Gosho Motoharu.

    Para mim, particularmente, de todos os Mestres que tive, Gosho Sensei é especial: sempre um apoiador do meu treinamento e do Instituto Niten, tratando-me, conforme diz Yoshimochi Soke (filho de Gosho Sensei e 12º Sucessor do Niten Ichi Ryu): “considerando-o como um neto”.

     


    "Como um neto"



    Esse carinho demonstrado tantas vezes em meus Shugyos no Japão está imortalizado na Apresentação escrita por Gosho Sensei à edição em português do Gorin no Sho (O Livro dos Cinco Anéis, de Musashi Sensei).

     


    Clique para ampliar

     


    Ali, Gosho Sensei faz menção à descendência de minha família da região de Saga (onde se situava o antigo Clã de Nabeshima, onde o Hagakure fora escrito), atribuindo ao Espírito do Hagakure o mérito por todo o esforço que desempenhei para me aprofundar no Caminho do Samurai. Apenas recentemente, porém, notei que ao falar do Espírito do Hagakure, Gosho Sensei, na verdade, falava de sua própria história. Afinal, sua vida é um exemplo marcante da correção e força que estão representados no Espírito do Hagakure. Essa era a principal diferença que torna Gosho Sensei único.

    Para começar, Gosho Sensei renasceu de duas mortes iminentes, sob a crueza das maiores guerras que o mundo conheceu. Praticamente, Gosho Sensei sobreviveu milagrosamente a um "Titanic" e a uma "invasão da Normandia".

    No início da Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945), a tropa de Gosho Sensei fora submetida a fogo cerrado pela artilharia chinesa. Todos foram abatidos; Gosho Sensei caíra inconsciente, seriamente ferido. Já no mundo do além, inexplicavelmente, voltou à vida e, mais impressionante ainda, após sua recuperação, voltou aos terríveis combates daquelas guerras. Dizem os relatos que essa batalha se assemelhou em muito à invasão aliada à Normandia, pela crueza dos combates e pela brutalidade do conflito. Essa foi sua “Normandia” em solo chinês. Já ao final da Segunda Guerra Mundial veio o segundo renascimento de Gosho Sensei. Do porto de Fukuoka, de cada dez navios que zarpavam, nove eram abatidos pela Força Aérea aliada. O navio no qual Gosho
    Sensei estava embarcado foi atingido e afundou, mas Gosho Sensei, novamente contando apenas com o Espírito do Hagakure, sobreviveu ao naufrágio. Após vencer a Normandia chinesa, o Mestre venceu o Titanic do pacífico. Pelos seus feitos sobre-humanos, mesmo entre os Mestres, é difícil alguém se igualar ao espírito do Shihan Gosho Motoharu.

     


     


     

    Além dessas façanhas no front de batalha, Gosho Sensei atingiu a excelência em quatro Caminhos extremamente difíceis. Com certeza, se um homem se dedicar a qualquer um desses Caminhos demorará no mínimo trinta anos para atingir o estágio máximo; para apenas um homem atingi-los nos quatro, então, é tarefa quase impossível; algo que exigiria no mínimo 120 anos para ser alcançada. No Kendo, Gosho Sensei chegou ao 7º Dan Kyoshi, graduação máxima; no Iaido, chegou ao 8º Dan Hanshi; além desses dois Caminhos, Gosho Sensei se tornou Shihan (Grande Mestre) do estilo Sekiguchi Ryu IaiJutsu e, também, Shihan da 9º Geração do Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu, estilo fundado pelo invencível Miyamoto Musashi Sensei.

    Gosho Sensei menciona o Hagakure por três vezes em sua Apresentação ao Gorin no Sho. A importância que Gosho Sensei dava ao Espírito do Hagakure certamente foi um dos importantes pontos de empatia que nos ligou ao longo de tantas décadas de convívio. Yoshimochi Soke contou-me certa vez que durante meus Shugyos, Gosho Sensei deixava de tomar seus medicamentos diuréticos para tratamento de pressão, pois, segundo o Sensei, “não poderia me dar um treinamento forte interrompendo-o a todo momento para urinar”. Aqui vemos mais uma manifestação do Espírito do Hagakure: colocar o Caminho acima de sua própria saúde, de seu próprio corpo; não é à toa que Gosho Sensei cita o Nabeshima Rongo (Crestomatia dos Nabeshima) em seu prefácio do Gorin no Sho: “Descobri que ser samurai é sinônimo de morrer”. Era impressionante seu vigor físico, mesmo após os 90 anos, nos treinando em sessões exaustivas de mais de duas horas.

    Há dois anos, pude presenciar uma sessão de Tameshi-giri, na qual Gosho Sensei, aos 91 anos, realizou o corte mais perfeito que já vi. Poucos conseguem perceber o significado dessa proeza; apenas muitos anos de treinamento podem nos mostrar o grau de domínio espiritual que Gosho Sensei atingiu no Caminho da Espada.
     


    " O corte mais perfeito que já vi"




    Sempre risonho, alegre, sem orgulho e vaidade, Gosho Sensei foi um homem simples, que cultivava uma lealdade pétrea ao seu Mestre, Aoki Kikuo, 8º Soke do Hyoho Niten Ichi Ryu e 14º Soke do Sekiguchi Ryu Iaijutsu. Lealdade ao Mestre também é um Caminho; com certeza, o compromisso inquebrantável de Gosho Sensei com Aoki Soke mostra que o Espírito do Hagakure impregnava sua vida – essas são as características de um autêntico Samurai.

     


    "Lealdade Petre ao seu mestre
    (Gosho Sensei entre o Soke Aoki Kikuo e sua esposa)"



    Ainda comentando a edição do Gorin No Sho em língua portuguesa, Gosho Sensei nos aponta o Caminho para que o Bushido continue seu desenvolvimento no Brasil: O Espírito do Hagakure.

    Ha um ano , na ocasiao da inauguração do novo dojo(local de treino) do Niten Ichi Ryu no Japão, Gosho Sensei em suas palavras disse que a sua missão neste mundo já estava cumprida e que já não mais lecionaria. Ao ouvir aquilo, surpresa e tristeza bateram no meu coraçao.

    Sim, Gosho Sensei nunca mais pisou no dojo depois daquelas palavras, mas tal como o pai que se preocupa com os seus filhos, dizem que apareceu no dojo dar algumas "espiadinhas" pela janela. Sempre preocupado com o desenvolvimento dos seus alunos...
    Agora, Gosho Sensei pode ficar tranquilo, pois se depender dos samurais aqui do Niten o desenvolvimento do Bushido e do Niten Ichi Ryu estará garantido.
     








    O Desenvolvimento do Bushido e do Niten Ichi Ryu no Niten estará garantido




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br