Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    16-nov-2012

    Hidensho 18 - Poeta da Espada

    Hidensho: quando a Espada imita a vida!
    É indescritível o que podemos aprender quando cruzamos espadas com Sensei. Pelo tempo que for, 1 minuto ou 1h, tenha certeza de apenas uma coisa: algo vai acontecer que mudará sua percepção para sempre, na luta e na vida.

    Ontem (17/04/2012), durante o treinamento matinal do Sensei com os Shugyo* e Senpais*, observei como o Sensei golpeava facilmente, quase que lentamente, todos àqueles que o enfrentavam, a cada Ippomigi*. Havia algum segredo ali, algum detalhe que nos escapava, alguma sutileza imperceptível aos olhos inexperientes: algo que apenas o Mestre, indicando, podemos entender.

    À distância, havia um quê de simplicidade, de facilidade. Nessa hora lembrei de uma máxima taoísta que diz: “O correto é fácil; o fácil é o correto”. Como o Sensei luta fácil!

    Chegara minha vez: tomei o primeiro golpe. Tentei avançar, veio o segundo. Não tardou o terceiro, quarto, quinto... vigésimo golpe consecutivo. Como eu me esforcei para interromper a seqüência, parecia possível, mas quando imaginava que o faria, mais um...
    Impossível não pensar que, na vida, é semelhante: quantas vezes, repetidas vezes, tomamos golpes seguidos, pela mesma falha, o mesmo padrão que cultivamos? Como transcender, como evoluir?

    A espada e a vida; a vida e a Espada. A Espada que dá a vida, em abundância. Após levar 20 golpes consecutivos acho que entendi qual o sentimento que está por trás de um Rei (reverencia) sincero que fazemos ao ser golpeados. Na vida como no combate, o Men(golpe na cabeca) que tomamos é nosso Mestre maior.

    Saí do treino com uma frase de Santo Agostinho na cabeça, pois ele expressou em um lindo verso porque devemos preferir o ensinamento da derrota aos louros da vitória:
    “Prefiro a crítica que me educa, ao elogio que me corrompe.”

    De fato, Sensei é o poeta da Espada.

    Domo arigatougozaimashitá Sensei, por mais uma manhã mágica em sua companhia.

    Cristiano - Unidade Santos

    *Shugyo = Alunos que vem ao Sensei treinar em sistema de retiro espiritual
    *Senpai = Veterano
    *Ipponmigi = Comando para se alternar a ordem na fila






    "Sabre argentino - Acervo do Sensei"

    Tal como enunciei no Shin Hagakure, a espada é o seu pincel.
    Para se "escrever" bem, precisa ter coração, técnica e versatilidade.
    O importante é fazer a arte do combate. A arte da Estratégia.
    Qual vai ser a sua "poesia"?




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br