Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    11-jan-2013

    Hidensho 22 - Vários Sensei

    "É fascinante treinar com o Sensei, em especial os treinos matinais compartilhados com os alunos em Shugyo (retiro e treinamento intensivo) em São Paulo.)
    Em cada rodada ficamos pelo 10 minutos direto enfrentando o Sensei, e isto por várias vezes em rodízio.
    Cada vez enfrentamos um Sensei diferente, seja com outra combinação de armas, longa, duas, curta, naginata(alabarda). E  também quando a arma se repete, o adversário está sempre a ser um novo, um camaleão o Sensei, alternando o jeito do espírito que o move por dentro.

    Enfrentar esse espírito, na pele, ao vivo, à sua frente, ter de se defender contra ele, melhor ainda, enfrentá-lo e criar, inventar uma energia capaz de ir contra, é sempre um aprendizado especial, além das palavras.
    Nos livros e na teoria podemos aprender muita coisa, mas para viver, é preciso no final das contas de um espírito que nos guie através da experiência em si. Para nós , guerreiros, as experiências são guerras, e ensinar o espírito a lutar é tão importante como aprender a forma dos golpes ou a teoria da estratégia. Não tem preço.

    Os tantos Senseis diferentes que surgem nesses treinos matinais, convidamos a todos a virem vivenciar pessoalmente, em shugyo aqui conosco, e conhecer alguns deles! Há o clássico, irado Sensei que nos acerta dez vezes seguidas com o mesmo golpe. Arghh! o Hidensho em ação nessa hora deve tirar vantagem da desconcertação que nos dá!

    Entre esses tantos há também o Sensei aplicando os katás do Niten Ichi Ryu na prática, na luta.
    Imaginamos que quando Musashi Sensei criou as sequências do Hyoho Niten Ichi Ryu, teve a intensão de compilar ali nas 12 sequências os segredos acumulados nas décadas de Musha Shugyo pelo Japão e seus mais de 60 duelos vencidos.
    Como todos que os praticam sabem, são sequencias extremamente curtas, muitas vezes apenas um ataque com um único movimento de contra ataque. Parecem ser quase simplórias. Nós as treinamos, e de forma muito única no universo do Budo de hoje em dia, estamos estudando aplicar elas novamente no combate com espadas, agora com o proteção e as possbilidades do BOGU(equipamento de proteçao).

    O que me impressiona em especial no estilo de Musashi Sensei, é como ele exige e treina a coragem do praticante. Todas as posturas necessitam de um enorme sangue frio e coragem para serem aplicadas em combate.  A começar pela primeira sequencia, Sassen, hoje em dia muito conhecida pelo chute de Anderson Silva contra Victor Belfort que teve o mesmo princípio: de guarda aberta, uma entrada vinda de baixo pelo meio.
    O módulo Sassen é um dos programas que o Sensei às vezes engata! Desses que nos rendem 10 golpes consecutivos vindos do mesmo jeito.
    Sensei, com uma espada longa, vem em Gedan, postura da terra, com a guarda aparentemente aberta, a ponta abaixada, seguranda a espada com apenas uma mão, e... entra!

    Mas além do Sassen, cada vez mais as demais sequências do Niten Ichi Ryu vão tomando espaço no repertório de combate do Sensei: Ukenagashi (O Bloqueio da Agua Corrente), Toraburi ( O Bote do Tigre) , Haritsuke (O Toque Revidante), Hasso  (As Oito Direçoes)... o próprio kiai(grito) dos golpes tem muitas vezes se transformado no nome da sequência aplicada, em jubílio pelo resgate. Não resta senão sorrir. Está dando certo!

    O aprendizado para mim está, entre outras coisas, na coragem, tão necessária nessas sequências.
    O Niten Ichi Ryu me parece ser essa escola de coragem. E quando isso se torna palpável, treinar as sequências da forma tradicional, com bokuto, dupla e tudo combinado, as sequências mesmo sendo curtas e sintéticas se tornam emocionantes em cada milímetro.

    Nessa quarta, foi a vez de mais um avanço nessa conquista do Niten Ichi Ryu pelo Sensei: o Ukenagashi de espada curta, terceira sequencia da série de Shoto(adaga) estava ali, na luta: a sequência saiu naturalmente no combate pelo Sensei. A esquiva, a defesa, o golpe e a mão livre no Tsuka (guarda da espada). Da forma como está registrado no Niten Ichi Ryu, há 400 anos. Sensei ainda me arrancou a shinai e fiquei de mãos abanando. Finalizando o kiai: Ukenagashi!!!

    Arghh!, mas é uma alegria!
    Arigato Gozaimashitá"


    Coordenador Wenzel


     


    Bokuto do Sensei


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br