Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    22-jan-2013

    Palavras de um Shugyosha

    "Kombawa
    Shitsurei Shimasu,

    Hoje estou no meu 6º dia de Shugyo (treino intensivo) aqui no Instituto Niten na cidade de São Paulo, sob a supervisão do Sensei Jorge Kishikawa e demais veteranos do caminho da espada.
    Gostaria de deixar aqui registrado algumas reflexões da minha vivência desta experiência profunda e ao mesmo tempo de provação.
    Começando pelo inicio, você nunca está preparado para um shugyo, pois o mesmo também é uma experiência espiritual, isso quer dizer que ele vai além das palavras que aqui tento escrever.
    Você é levado ao seu extremo, onde a única saída para sobreviver é ficar mais forte. A exaustão retira todas máscaras do nosso ego, assim é precisamos antes se reconstruir para poder se fortalecer se superar.
    Entendi que todos nós desejamos nos superar, crescer como indivíduos, mas na exata "medida do esforço" que escolhemos. No shugyo não há essa escolha de quanto esforço você "investirá" para se superar, isso é escolhido por veteranos no caminho do guerreiro, que estão muito mais carimbados com todas desculpas esfarrapadas e medos que criamos para nos sabotar.
    Objetivamente o Shugyo é uma prova de coragem. Mas como saber o que é coragem sem conhecer o medo? No shugyo é preciso reconhecer este medo e superá-lo.
    Talvez esse esforço de se superar seja o que os antigos chamavam de "Espírito do Guerreiro". Em meu entendimento essa seria a tradição guerreira dos antigos samurais que conhecemos como Bushido.
    Tentar superar-se através de um shugyo é o que ora tento apreender, mas essa jornada ainda não terminou...
    Finalizando, gostaria de deixar registrado que com essas palavras não atingi nenhum conhecimento profundo do caminho, ainda tenho muito a aprender.. Esses pensamentos não passam de uma tentativa deste tolo shugyosha em tentar contruir alguma reflexão, ainda que imperfeita.

    Domo Arigato Gozaimashita pelo meu Sensei ainda ligar para mim. Pois sem a orientação de um verdadeiro Mestre, eu estaria duplamente perdido na vida e no shugyo.

    Portando procure um MESTRE com letra maiúscula..

    Sayonara."
    Krysamon - Unidade Rio de Janeiro.







    No dia em que escreveu estas palavras, "pagou pelo menos 10 sapinhos".
    Motivos?
    Vários.
    Mas posso dizer que esta correlacionado com a quantidade do quanto deseja aprender.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br