Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    11-mar-2013

    Gashuku 2 - Sassete Itadakimassu


    "Arigato Gozaimashitá, Sensei, pelo contínuo incentivo em nos manter em movimento constante. "Pedra que rola não cria limo." - Visão do Sensei; explícita no Shin Hagakure

     

    Desconfio de que essa visão seja um dos pontos-chaves pare que possamos garantir que a saúde caminhe junto de cada um de nós, guerreiros do Niten. Posso estar errado, mas enxergo a saúde como algo que possui um ritmo próprio (ki; ou energia) e espera que caminhemos no mesmo ritmo.

     


    "Pedra que rola não cria limo."

     

    Portanto sou grato ao Sensei por ter desenvolvido esse ritmo, no Gashuku, permitindo o melhor uso de nossas energias, fosse em forma de kiai, ou perseverança para concluir os exercícios.
    Também pude aprimorar a parte técnica, uma vez que um dos objetivos do Gashuku foi a correção de kamaes (posições de combate) e até mesmo de vícios que nos impedem de progredir no caminho.




    "Aprimorar a parte técnica"

     

    Aproveitei para me acostumar um pouquinho mais com o uso das duas espadas; Nitô; e também não deixei de corrigir minha postura com o uso de uma espada; Ittô.



    "um dos objetivos do Gashuku foi a correção de kamaes



    Experimentando os novos kamaes para meu kyu, pude compreender o básico sobre suas funcionalidades e espero conseguir colocá-las em prática com bastante kiai nos treinos que estão por vir!"
    Pierobon - Unidade Rio de Janeiro
     

     

     

     

    "Calor, suor, chuva... muita chuva, todos fatores externos que ultrapassamos para completar nosso Gashuku.

    Maravilhoso ver a união que cresce entre todos durante o treinamento. Ficar batendo exaustivamente, 100 repetições, quando falta as 10 ultimas o colega gritava, faltam 10!! Vamos lá! Esse companheirismo motiva a gente a não desistir e continuar. E depois era a vez do seu colega de treino, e dava pra ver nele o esforço de não desistir, assim como na gente mesmo. Será isso COMPAIXÃO!!
    "Espírito em Combate!!!" ,"No Niten, somos Flores da mesma Sakura".


     


    "O colega gritava, faltam 10!! Vamos lá! "
     

    Essa semana antes do Gashuku eu pensava, o que seria ser livre? Não deixar, trabalho, dinheiro e outras coisas nos prender! Por exemplo, Por que ou para que, faço as coisas que faço? Vivo livre?

    Então tivemos a palestra com o Arcebispo da catedral Nikkyoji, Odoshi Correia que falou de Sassete Itadakimasu...

     



    " Então tivemos a palestra com o Arcebispo da catedral Nikkyoji"

     


    Perfeito...

    Faço, faço com que os outros façam, faço por que tenho que fazer, e FAÇO por que quero fazer! Quero servir!! Quero ajudar a fazer este mundo melhor, para mim e para todos!!!

    E como fazer isso? Seguindo meu SENSEI!! Treinando sempre, buscando melhorar em cada treino. Essa energia, esse espírito está dentro de cada aluno do NITEN, dá pra sentir!! Mas se não buscar o Sassete Itadakimasu, ficaremos perdidos e podem alguns se perguntar: -Por que estou fazendo tudo isso??

    Se alguém se perguntar isso, tudo bem!! Continue a treinar, não perca o Sensei de vista!!! "
    Pierin - Unidade Florianópolis

     


    Sassete Itadakimasu




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br