Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    20-jun-2013

    Hidensho 37 - Cortar é fácil?

    "Treinar Tameshigiri está sendo um grande aprendizado. Como Sensei diz, cortar parece fácil, mas não é! Mas é extremamente gratificante! As falhas mostram-nos com clareza, como estamos nos comportando nos assuntos cotidianos.
    Hoje, falhei novamente ao ser avaliado: errei um corte que tinha facilidade, por poucos fios do tatame. Mas mesmo com a lâmina já com fio gasto em relação aos outros treinos, consegui fazer a maioria dos cortes quando avaliado, embora tivesse falhado quase todos os cortes do aquecimento! Neste cenário, saí iluminado com percepções riquíssimas para meu dia a dia!
    Vi que minha postura, minha energia, diante de um problema, vai influenciar diretamente sua solução ou não. Meu espírito está afiado e preciso a ponto de cortar reto até o final do tatame?
    Tenho o foco e a força necessária, mas não exagerada, e da forma correta?
    No final do treino, os problemas do trabalho que - sem querer - levei comigo, já não estavam mais lá. Apenas meu diálogo com a Espada, com o Sensei, com o Espírito.
    Ao fim da tarde, fomos agraciados novamente com uma charutada na Adm. Lá, além dos deliciosos comes e bebes e da incrível companhia e convivência com os colegas do caminho, Sensei brindou-nos mostrando um katana longo, longo como o de Sasaki Kojiro! Era bem maior do que as lâminas que costumamos usar. Uma relíquia dentre os tesouros do Sensei.
    Estava lá, simples em seu shirasaya (estojo de proteção da lâmina), mas brilhante, polida e afiada como o Espírito que Sensei nos trás."

    Cortes (Unidade Rio de Janeiro)
     

    "Cortar parece fácil, mas não é", como eu sempre digo, segundo o aluno.
    Mas não foi assim que eu ouvi há 30 anos. Foi quando comecei a procurar respostas para o meu aprendizado que a aquela altura não eram suficientes com a espada de bambu, madeira ou uma de metal sem fio.- "Cortar é fácil" - ouvi durante décadas de professores que sequer haviam segurado uma katana.
    Indignado com tais afirmações, comecei a estudar.
    Foram anos treinando.
    E hoje, chego a seguinte conclusão:
    "Cortar é fácil. Fácil é errar"...


    Kataná do Café de ontem Hidensho 36 - Toque de mágica


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br