Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    26-jul-2013

    Hidensho 38 - O Imaterial


    "Estive pensando sobre o meu treino desta última quarta-feira e os 10 golpes consecutivos recebidos do Sensei e sinto que toda esta meditação foi inconclusiva.
    Consigo lembrar-me dos cortes que em eras passadas separariam os braços das mãos. Em uma movimentação que não era rápida ou fintada, apenas reagia ao ambiente para entregar o golpe necessário. Como se a luta simplesmente me conduzisse aos movimentos necessários para que os cortes fossem executados.

    Recordo-me então de uma cena na história de Musashi Sensei, que, ainda jovem, ao buscar um confronto com Yagyu Sekishusai, encontrou uma única flor cortada por ele, e, ao visualizar o ponto onde o caule foi golpeado, sentiu quão estava distante da qualidade do corte que o mestre executara. Será que eu já estava cortado antes mesmo da luta começar?" - Marques Daniel (Unidade Sumaré)

     

    Em eras passadas eram necessários os braços separados, o crânio partido ou a vida perdida para colocar à prova a Estratégia. Para ter a certeza se você tinha ou não o talento e até onde ele chegara. Felizmente, hoje com o equipamento de proteção (bogu) e as espadas de bambu (shinai) é possível sabermos (e nos convencermos) da eficácia do que os antigos denominavam de KENJUTSU e a partir disto, comprovar o nosso verdadeiro talento, habilidade e conhecimento na Estratégia.

    Musashi Sensei (1584-1645), fundador de nosso estilo Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu, e que já era muito talentoso àquela altura, tinha olhos para entender em um simples caule cortado que o seu oponente era habilidoso o suficiente para o seu "treino". Seguindo esta linha de pensamento e transpondo-o aos dias de hoje, somente aquele que evoluiu bem no treinamento saberá (e se convencerá) do verdadeiro poder que está por trás da execução de 10 golpes consecutivos  sobre o seu oponente. No caso deste depoimento, no golpe sobre o hidari kote (antebraço esquerdo) realizado a partir do Joge Nito (posição de duas acima e abaixo) sobre o oponente com Itto (uma espada). O treino foi cronometrado e tudo ocorreu num piscar de olhos: 2 minutos. 

    Obviamente que isto não ocorreria se não houvesse, como comentei, o material bogu e o shinai dos dias de hoje.

    E do imaterial, espiritual, conhecimento secreto ainda não desvendado, que leva o nome do Café de hoje e de tantos outros: Hidensho.

     

    É possível que a reflexão de Marques não tenha sido inconclusiva.
     

    "Conhecimento não Desvendado"




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br