Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    06-ago-2013

    Mokuto...

    Neste mês em que comemoramos os 20 anos de fundação do Instituto Niten, não posso deixar de falar de minha satisfação.
    Hoje, dia 06 de agosto há 68 anos, às 8 e 15 de manhã, quando os adultos iam ao trabalho e as crianças à escola, saltava o Little Boy, o mais terrível monstro de todos os tempos para aniquilar nada menos que 250.000 seres humanos em Hiroshima.
    Fogo, incêndio, cadáveres, sofrimento, dor e morte era o cenário cujas vítimas perambulavam como mortos vivos pelo inferno e, as poucas que sobreviveram, sofrem até hoje os efeitos químicos de Little Boy.
    Domingo, dia dos Pais. Dia para se celebrar para aqueles que ainda tem o seu, dia para cultuar para os que já se foram. Mas não nos esqueçamos, ou melhor, lembremos, procuremos entender, sentir aquela tristeza daqueles milhares que, em meio ao inferno, se tornaram órfãos pelo destino.
    Mas, porque satisfação?
    Na última sexta, falei aos jovens do Niten que desde os primórdios de sua fundação, o Niten tem levado o ato de solidariedade a todos os que precisavam. Isto porque temos o nosso 4º lema, o qual recitamos em todas aulas, está calcado a obrigação (não só o sentimento) de fazer manifestar dentro de nossos corações o "jihi". O primeiro ato solidário, foi o de encher um caminhão inteiro de mantimentos para a casa de leprosos em Belo Horizonte. Depois veio a doação de 25.000 litros de leite às crianças desnutridas em Fortaleza, e assim por diante, sendo que o último foi na casa Hope, das crianças carentes com câncer.
    Nestes 20 anos, ter passado aos meus 14.000 alunos e os mais de 100.000 simpatizantes, os horrores da guerra e o sentimento de "jihi", a compaixão que devemos ter com todos os seres.
    Pode ser pouco, mas estou contente.
    Pode ser pouco, mas é o que pudemos fazer até agora e por isto a minha satisfação.
    Tenho certeza que o Caminho é por aí e continuaremos levando o "jihi"a todos os povos e às próximas gerações.
    Agora, às vítimas vamos fazer um minuto de silêncio.
    Mokuto..........



    Esse Garoto em Nagasaki, trouxe seu irmão morto à pira de cremação e aguarda em posição de sentido sua vez de dar o adeus final.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br