Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    22-ago-2013

    20Anos Um Sonho Real

    "Ao ver o Sensei entrar no Hokkaido na sexta, pensei comigo mesmo como o Sensei deveria estar feliz. Cada vez que podia observar o Sensei eu enxergava um brilho forte no olhar.
    Quando o Sensei falou na assembleia que "atualmente podia afirmar que era uma pessoa feliz", confirmei definitivamente minha constatação. Também ficou marcado a frase que o Sensei disse "Parece um sonho isso, ver chegar todo esse pessoal de todos os cantos".
    Se me permitirem acrescentar o comentário, eu diria que foi um sonho de verdade! Reunir tanta gente com o mesmo objetivo, todos frutos da compaixão do Sensei em levar a espada que dá a vida para todos os lugares possíveis."
    - Mendes (Unidade Caxias do Sul)




    "Desde que supe en el 2012 que se realizaría un evento en conmemoración de los 20 años de Niten decidí viajar a San Pablo para poder participar. La espera se hizo larga, y el evento, a pesar de presentar un detallado cronograma de entrenamiento, demostraciones, confraternizaciones y otras actividades, que lo hacían ver cómo días inacabables, fue demasiado corto. Los tres días que estuve en Brasil pasaron volando. Antes de que pudiera darme cuenta ya me encontraba en el avión de regreso a mi casa con una sensación de nostalgia sobre el tiempo compartido con sensei, senpais y kohais. Fue una experiencia inmemoriable. Es difícil hallar palabras para describirla. Aún así, hay mucho que decir, que contar." - Daiana (Unidade Buenos Aires)




    "O pessoal costuma dizer que levo jeito com as palavras.
    Mas frente ao que foi o evento dos 20 anos, e o que é o Niten, fico com medo de escrever ou falar qualquer coisa.
    A mente deve estar suficientemente aberta para compreender, para aceitar e perceber, que é como tentar descrever o céu, o mar, as estrelas e toda grandiosidade do universo. Teremos uma breve ideia, mas não há vocabulário suficiente para explicitar. Mesmo assim, tentarei arriscar.
    Uma coisa o Sensei falou, que marcou muito, e tentarei - me perdoe a pretensão - decifrar. Afinal depois de conviver mais de dez anos com o Mestre, começa-se a ter maior sensibilidade.
    "Esses três dias passaram rápido. Esses vinte anos passaram rápido" disse o Sensei à mesa, no Jantar. Isso me incomodava, como os Koans que tentamos decifrar nos mosteiros.
    Na verdade, a visão do Sensei transcende o tempo e o espaço. Então futuro e passado convergem para o momento presente, o agora. Por isso a sensação de que tudo é tão rápido.
    As sementes (a visão e o sonho do Sensei) são plantadas em solo fértil (tradição) e regadas por águas cristalinas (Bushido). O plantio é bem cuidado (trabalho árduo - treino) mas contempla a colheita de bons frutos (discípulos forjados no bem) que alimentarão a todos os que precisam (humanidade) para que alimentados e fortalecidos, possam viver melhor (pela espada que dá vida). E assim, nesse ciclo magnífico, se perpetua a vida por anos e anos.

    Quanto ao evento em si, foi lindo.
    Sinto que perdi parte dele, mas fico feliz de ver o brilho nos olhos do pessoal de Ribeirão que conseguiu ir desde sexta feira. Cada olhar sincero me gratifica. Sábado foi intenso. Eu trabalhando e recebendo mensagens das lutas por celular, ver que o Bruno conseguiu classificar e que todos fizeram boas lutas comprovou que estamos absorvendo os ensinamentos do Sensei. Depois o jantar, as apresentações de Domingo, e os combates: rapidez, precisão, garra, estratégia, energia e muito além - respeito!

    Sensei, que venham os próximos anos, e que eu tenha a sorte de estar por perto, para melhorar a cada dia como ser humano, e dividir essa melhoria com todos aqueles que nos cercam, podendo transformar o mundo num lugar um pouco melhor.

    Sayonará. Arigato Gozaimashitá" - Donegá (Unidade Ribeirão Preto)





    "Já no primeiro dia, ao chegar no Hokkaido, senti-me muito feliz em poder ver o Dojo tão cheio!
    No início, pela quantidade de pessoas, cheguei a pensar que não conseguiríamos treinar todos, mas após alguns ajustes os movimentos começaram a fluir. O espaço não foi obstáculo!"
    -Simonassi (Unidade Vitoria)







    "Na sexta feira, dia de início das comemorações dos vinte anos, fui a Câmara dos Deputados para a cerimônia solene. Fiquei verdadeiramente emocionado com os vídeos exibidos que reproduziam fidedignamente o espírito do Bushidô."-Paiva (Unidade Nikkyoji)

    "Na sexta-feira após o evento solene, enquanto voltávamos para os alojamentos, eu estava no carro com mais 3 alunos mais novos que eu em tempo de Niten, e os 3 estavam conversando bastante sobre o evento do qual acabávamos de sair, eu havia ficado muito emocionado com o evento, confesso que não consegui conter as lagrimas, mas quando ouvi a emoção com que meus companheiros mais novos de treino estavam descrevendo suas impressões do que eles haviam visto e ouvido eu percebi que já estava feito, eles entenderam os sentimentos e valores que o Niten nos passa e isso me passou um sentimento de alegria indescritível que apenas se compara com minha emoção ao ver o sorriso do Sensei durante o evento, sorriso de orgulho diante de 20 anos de trabalho muito bem feito."- Guerrero (Unidade Ribeirão Preto)


    Amanhã colocarei aqui no Café, o tal vídeo que fez muitos derramarem lagrimas.
    Prepare-se!




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br