Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-set-2013

    20Anos - Festa e Antigos


    Engana-se aquele que imagina que só de treinos e "coisa séria" se faz o Caminho.
    Caminho aqui no Niten é, além de lutar: rir, chorar, falar, ouvir, cantar.
    Confraternizar.
    Conhecer o seu irmão da espada.
    Enxergar o próximo.
    Compaixão... hora de tirar a máscara.
    Como bem ilustra o nosso Hino:
    "Somos elos de uma corrente..."


     


    "O jantar de sábado marcou com enorme alegria a confraternização entre todos. Pudemos fortalecer de forma mais descontraída laços com Senpais e amigos além de fazermos novos. Num bom mineirês: "Eita festão bão sô!". - Sanzio (Unidade Pampulha)











    "Um ponto alto que eu me lembro que o Sensei comentou durante as comemorações foi que o Niten é uma faculdade de formar pessoas, de mudar as pessoas. E como é eficiente! Uma faculdade onde o único pré-requisito é a busca por um "algo mais" que nos dá a sensação de estarmos vivos, gritando, correndo, sofrendo, sorrindo.
    O Niten é o lugar onde eu encontro as pessoas mais atentas, mais sensíveis, mais corajosas e dispostas. É onde eu aprendo a levar bronca, e a crescer com elas. A família Niten é também onde eu aprendo a beber e tirar a máscara."
    - Rocha (Unidade Ponta Grossa)











    "Ingressei tarde no Niten, mas desde que a Unidade de Santos surgiu já tinha interesse em fazer, e só agora após esse fim de semana, percebo o tamanho e a importância que o Niten tem a todos os samurais da America Latina.
    Pensei que esse fim de semana seria igual a qualquer outro Fim de semana de Gashuku ou outro evento do Niten, mas era diferente a energia era outra, por várias vezes fiquei com um nó na garganta, senti orgulho de participar de uma família como a do Niten."
    - Tengan (Unidade Santos)








    "E o mais incrível foi a sensação de não conhecer boa parte das pessoas que estavam lá, mas ao mesmo tempo o sentimento que eu tinha era de que todos faziam parte da mesma família , a família NITEN. A família onde todos pensam nos outros mesmo sem se conhecer muito bem, onde todos parariam qualquer coisa que estivessem fazendo para ajudar o outro. Onde um só pensa no bem do outro na hora do “puxão de orelha”. E essas atitudes só encontramos no Niten ou na relação entre pais e filhos." - Jenifer (Unidade Porto Alegre)

















    "Mas o que realmente me tocou nesse jantar foi quando já estava perto da meia noite os senpais mais antigos subiram ao palco e falaram um pouco sobre sua vivencia no Niten, naquele momento a frase de Miyamoto Musashi Sensei veio a minha mente. "Apesar de trabalhoso, esse aprendizado não será em vão." .- Rezende (Unidade Tatuapé)








    "Pessoas de todas as idades, de norte a sul da América Latina reunidas por acreditar num mesmo ideal.
    Descobri neste evento o quão grande é o Niten, como cada pessoa ali conta e torna tudo tão significativo, mesmo através de pequenas e discretas ações. Estar este tempo, no Niten, na presença do Sensei e ao lado de tantas pessoas incríveis, esta experiência de felicidade plena que vou carregar comigo pela vida inteira."
    - Shindi (Unidade Curitiba)








    "Tive o privilegio de no jantar de gala conversar com praticamente todos os presentes e realmente senti como se os conhecesse há tempos. É sempre assim aqui, e como é bom!"- Rodolfo (Unidade Recife)








    "Noite de gala depois, com a maior quantidade de kampais que já vi em toda a minha existência dentro do nosso dojo! Kampais muito merecidos ao Instituto Cultural Niten, diga-se de passagem, por proporcionar durante duas décadas “a espada que traz a vida, em abundância“ a todos interessados em crescer como pessoas! Foi uma comemoração emocionante com depoimentos dos mais senpais presentes e com aquele vídeo fantástico contando brevemente a trajetória do Instituto. Acho que já passei dessa fase, mas naquela noite tive novamente a certeza de que o Niten é o meu lugar!"- Kalawatis (Unidade Volta Redonda)











    "Por fim uma confraternização no Hokkaido para conhecermos todos melhor, bebermos para nos soltar e nos divertir mais. Senpais fazendo discursos, conversas com novos irmãos, relembrar fatos com os irmãos antigos. Ver que representantes de quase todo o Niten estavam lá para comemorar juntos esses vinte anos de conquistas. Foi algo realmente maravilhoso." - Pinheiro (Unidade Manaus)




     




    "Um momento que muito me emocionou, Sensei, foi quando os Senpais mais antigos falaram, com a descontração do jantar e a emoção do momento. Em especial, os Senpais Ricardo Lopes e Joel, pelo que eles significam para o Niten, mas devem ser cumprimentados também todos os Senpais, sem exceção, que, juntos, formam o nosso Instituto.
    Faço, porém, uma referência especial ao Senpai Wenzel. Vai ser difícil encontrar palavras para expressar nossa gratidão ao Senpai Wenzel, por tudo, tudo mesmo, que ele tem feito pelo Niten e por todos nós."
    -Samuel (Unidade Vitória)








    "Alguns dirão que reencontraram ou conheceram muitos colegas de espada, que em muito tempo não se via sob o mesmo teto Senpais tão antigos e lendários pela sua dedicação ao Caminho e que ajudaram a construir o Niten. Isso tudo é verdade, mas pra mim, ficou uma mensagem que até então não tinha percebido a sua real dimensão.
    Essa mensagem é que o Niten tem conseguido ajudar a curar as cicatrizes invisíveis do Tratado de Tordesilhas, ou seja, verdadeiramente tem conseguido unir o povo latino-americano (Brasil, Argentina, Uruguay, Chile e México) através do método KIR."
    - Apoena (Unidade Ana Rosa)
















     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br