Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    04-out-2013

    Hidensho 39 - Espírito de Musashi na manhã



    Cheguei do Japão e encontrei o aluno de Porto Alegre aqui para mais um shugyo.
    Shugyo, treinamento para aqueles que anseiam por uma mudança interior.
    É louvavel e gratificante como mestre, ter alunos que dão a "cara a tapa" para tentar fechar o ano com chave de ouro
    Sim. Ainda há tempo. Estamos em Outubro.
    Que tal seguirmos este exemplo?


    "Estou em São Paulo para acabar com a moleza e frouxidão que estava tomando meu espírito. Aqui a rotina é treinar cedo às sete horas com o Sensei, Sempais(veteranos), colegas da Adm e a noite participar dos treinos nas unidades de São Paulo.

    Quero contar a vocês a experiência do treino desta quinta de manhã. Levantei cedo para treinar com o Silva, sete horas estávamos no Hokkaido, não sabíamos se o Sensei participaria visto que ainda estava se adaptando ao fuso horário, lembrando que o Sensei retornou do Japão e Portugal ha pouco tempo.

    Começamos o treino, shiai (disputa valendo ponto) para começar o dia bem preparado. Logo, o Sensei apareceu e imediatamente colocou o bogu, fizemos o sonkyo (cruzar a espada com cumprimento) junto com o Sensei e o Sensei começou a lutar alternando entre eu e o Silva. Levei vários golpes de tachi (espada longa) do Sensei que alternava conosco muito rápido, lutava comigo e já virava para lutar com o Silva. Depois com Nito (duas espadas) o Sensei mostrou uma versatilidade impressionante, num dado momento Sensei comentou: - "São fortes os kamaes de Musashi Sensei, você não acha?"

    Naquele momento eu já estava me sentindo um Yoshioka no duelo do pinheiro, tamanha a quantidade de golpes que levava da Nito do Sensei. Mais uma rodada de kodachi (espada menor) do Sensei vindo com uma energia contagiante desferindo golpes sem parar, às vezes parecia flutuar no dojo.

    No final do treino fiz três shiais com o Silva, a cada derrota deveríamos pagar cinquenta flexões, resultado? Paguei cento e cinquenta.

    Então nos Momentos de Ouro veio a surpresa, Sensei comentou que fazia um mês e 10 dias que não colocava bogu (equipamento de proteção). Como assim? E quem era este lutando incansavelmente conosco?

    Sensei explicou que quando voce treina por um longo periodo, você não esquece da luta e que graças ao treinamento a sua saúde era boa podendo lutar por horas conosco. Disse que, em vez de perder tempo com coisas inúteis, treinava , treinava e treinava. Por fim, disse me que o treino nunca será uma perda de tempo.
     
    Nessa manhã vi que o Sensei trouxe consigo do Japão o espírito de Musashi Sensei e okagesama (graças aos céus) tive a oportunidade de vê-lo em ação.

    E você, está esperando o quê para ter essa oportunidade?
    Sou grato ao Sensei por me proporcionar essa oportunidade e me guiar no caminho."
    Alessandro (Unidade Porto Alegre)




     





    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br