Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    22-out-2013

    12º TBEK - Sulamericano

    Falhamos.
    Este não foi um Torneio Brasileiro por Equipes, como havíamos anunciado.
    Foi mais que um "Brasileiro". Foi um Sul Americano.
    Bem, Brasileiro ou Sul Americano, não fez diferença. Sairam todos vitoriosos. O dia em que brasileiros torciam pelos argentinos e vice e versa: inimaginável.
    Um fim de semana em que os que superaram as suas dificuldades e lá estiveram, puderam dar mais uma passo a frente no Caminho. 
    Vale a pena ver dois deles:





    "Kombawa Yoroshiku Onegaishimassu
     
    Shitsurei Shimassu, Sensei.
     
    La gran enseñanza y tesoro que me llevo del evento fueron las palabras de Sensei sobre que el torneo, mas que una medición de fuerzas era un encuentro para aprender a convivir entre la familia de niten.
    Gratamente pude ver que en esta familia no existió idioma, bandera, raza, sexo y edad que pudieran crear separación entre la gente.
    Solo en niten un grupo de brasileros le canta "argentina, argentina!" para alentar a un compañero argentino.
    Eso no existe en ningún otro lado.
     
    Y poder ver a Sensei acercarse a los mas jóvenes, de manera descontracturada, dando consejos y enseñanzas. "Equilibrar la garra y la técnica" todavía suena en mi cabeza.Fue oro puro.
     
    Domo Arigato Gozamashita a Sensei, a Senpai Wenzel, a Senpai Danilo y todos los que estuvieron presentes, por la recepción, preocupación y la inclusión como uno mas en la estadia durante el evento.
     
    Domo Arigato Gozamashita
    Domo Arigato Gozamashita
     
    Shitsurei Shimassu"
    Huarte - Argentina
     
     


        


     


     


     


     

     
    "Ohayou gozaimassu, Sensei!
     
    Shitsureishimassu, ontem participei do 12º Torneio Brasileiro por equipes de Kobudo.
    Por questões profissionais, estou há quase 2 meses inteiros sem poder fazer uma semana completa de treinos (Jo, Iai e Ken). Tenho chegado em casa por volta de 01:30 e levantando as 05:00. Fico muito chateado quando não consigo treinar por um período tão grande.
    Ontem, quando acordei, cheguei pensar: "Nossa, estou quebrado, acho que não vou no torneio, vou dormir para me recuperar destes meses cansativos". Mesmo contrariado me levantei, dei uma volta com meu cachorro ainda indeciso se iria ao torneio. Voltei, e fui tomar banho, ainda pensando se valeria a pena ir ao torneio, pois estava cansado, sem treinar há muito tempo, poderia até mesmo constranger meus companheiros de equipe. Mas então me lembrei das palavras do Sensei, que fala de sempre praticarmos os votos do Hagakure. 
    Nunca ser superado no caminho do Bushido. Quando me lembrei dessas palavras, me veio inicialmente um misto de conformismo e vergonha. Conformismo, pois na minha mente, eu tinha fortes argumentos para não ir ao torneio, afinal estava sem treinar e muito cansado (tanto fisicamente como mentalmente). Vergonha, por estar procurando argumentos para não participar de um desafio. Como também gosto de ler, me lembrei de um artigo que li há muito tempo atrás que falava que nosso cérebro "procura desculpas" para nos dar motivos para nossos erros. Em resumo, nosso cérebro busca uma forma de nos "desculpar" pelos nossos erros. Pronto, me caiu mais uma ficha, eu estava buscando desculpas para não participar do torneio. Não importa se eu estava cansado, não importa se eu estava sem treinar. O que importava era estar presente com meus amigos no caminho. 
    Decidi deixar minha lógica cartesiana de lado, e seguir meu coração. Fui ao torneio e fiquei muito feliz com a minha participação, pois estive entre amigos, pessoas que vieram até mesmo de outro país. Superei velhas dificuldades e me deparei com novas. E mais ainda, me senti satisfeito de não ter sido superado no meu caminho, mesmo que os obstáculos fossem tão pequenos.
    Domo arigatô pela sua insistência em sempre nos citar os ensinamentos do Hagakure. Tive uma experiência prática de como posso ser feliz seguindo-os.
    Shitsureishimashitá por não ter conseguido ficar para o Domingo, pois tinha compromissos pessoais e profissionais que também não podem ser negligenciados. Já estou no aguardo do nosso gashuku de final de ano.
    Omedetou para os organizadores do torneio. Impecável!
     
    Sayounara, domo arigatô gozaimashitá!"
    Varela - Campinas



     


     


     


     


     


     


     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br