Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    06-nov-2013

    Gashuku em Brasília

    A proposta de injetar conhecimento e sugar o suor dos alunos no Centro Oeste concretizou-se neste ultimo fim de semana.
    Cada um deles teve o seu ¨aperto¨ para dar mais um passo a frente ao conhecimento, além de, segundo meus cálculos, terem perdido pelo menos 5000 calorias.
    Brasília, Goiânia, Campinas, São Paulo, Santos e até a Argentina marcaram a sua presença.
    Centro Oeste está crescendo e futuramente terá grandes ¨Feras¨ se seguir neste ritmo:


    ¨Esse Gashuku foi realmente uma grande surpresa, não esperava o retorno do Sensei tão cedo, pois tivemos o Gashuku de 10 anos da Unidade Brasília apenas 4 meses atrás.
    ...
    O domingo não só começou cedo, mas também começou muito forte! Foram 3 horas de Kenjutsu Combate, onde o Sensei observou um por um. E fez correções individuais!




    "Sensei observou um por um"



    ¨E fez correções individuais¨

    ... em seguida tivemos uma pequena pausa para o almoço, e depois começamos o Niten Ichi Ryu, e novamente muitas correções, 1 hora de treino para "apenas" 1 kata. Tive tempo de perceber a quantidade de informação que existe dentro de só um kata...



    ¨muita informação em um único kata¨


    No Hiden Tameshigiri (treino do corte), é interessante perceber como as coisas se completam, Kenjutsu, Iaijutsu (técnica de desembainhar espada) e Tameshigiri, é como se fossem etapas de uma única sequência, primeiro a movimentação do corpo, percepção do momento certo durante o combate, em seguida a movimentação perfeita da lâmina, e por fim o objetivo da lâmina, o corte, uma coisa não existe sem a outra, e um guerreiro não é eficiente sem a completa execução de cada etapa.



    "fantástico¨


    O treino de Iaijutsu foi fantástico! Novamente muitos detalhes para trabalhar, e uma outra grande novidade o "shiai (duelo) com o Sensei", a experiência de combate mais real que já senti. Sensei parado tranquilamente na minha frente, sem demonstrar qualquer sentimento, serenidade... E em um piscar de olhos, só dá pra escutar o barulho, e sentir o contato da sua espada na nossa pele.


    ¨shiai¨com o Sensei


    Naquele microsegundo a única coisa que passou pela minha cabeça foi: "o que aconteceu? Acho que morri". Fiquei me perguntando o que deveria passar na cabeça de um samurai 700 anos atrás... Talvez se tivesse tempo de entender o ocorrido, pensaria "Não fui bom o suficiente..." Sorte que hoje em dia não pagamos com a nossa vida, e temos a oportunidade de melhorar.

    Das 3 sequências do shiai com o Sensei, consegui defender a primeira, onde o corte vem de cima, porém em questão de segundos o Sensei virou a espada e fez um segundo corte na direção da barriga: adaptação. E refletindo mais tarde cheguei à conclusão que para se adaptar tão rápido, além é claro dos anos de treinamento duro, precisamos também ter calma e serenidade no combate, tentar harmonizar com o ambiente, perceber todas as coisas em volta, ou seja, entender que "tudo é da sua conta".


    ¨pegando os detalhes¨



    Em seguida mais 1 hora de Jojutsu (técnicas com o bastão), dessa vez com a supervisão do Senpai Danilo, já que o Sensei ficou com o pessoal que já tem omote 1 (técnicas avançadas), também uma hora muito proveitosa, mantive em mente "pegue os detalhes", apesar do cansaço quase tomar conta do meu corpo.




    Naginata



    Para finalizar a parte do treinamento ainda teve um treino para arbitragem dos mais graduados.



    ¨treino de arbitragem¨


    Apesar do treinamento físico ter acabado, o Gashuku não estava no fim, ainda tivemos muito o que aprender no jantar pós-Gashuku, trocar experiências, não só com os mais antigos, mas também com os mais novos e pessoas de outros locais de treino.








    Agora a missão é continuar com a energia! Colocar tudo em prática! Tirar vícios, arrumar posturas, melhorar o sentimento! Convivência, muitos katas do Bushido. Realmente, é um Caminho sem fim, e quando penso nos meus 4 anos de treino, volto a me sentir como um bebê tentando se levantar e dar os primeiros passos, se apoiando às coisas a sua volta.

    Arigatou gozaimashita Sensei, pela disposição de voltar à Unidade, sempre que o Sensei vem, somos brindados com uma chuva de aprendizado."  
    - Mauro (Unidade Brasilia)


     
    ¨Arigatou gozaimashita¨ 




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br