Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-dez-2013

    Gashuku 2 - Papai Noel e Presentão

    Apesar de alguns acreditarem e outros não, diz a lenda que quando alguém nos fala que vem Papai Noel, temos que acreditar.
    Neste final de semana durante o Gashuku, Papai Noel trouxe aos que foram lá, muita Paz, Amor, Sabedoria e Adrenalina.
    É bom acreditar no ¨presentão¨(Presentão no Gashuku - 29 - Novembro - 2013), porque Papai Noel existe:

     








     

    "A cada Gashuku somos desafiados pelos próprios limites e continuamos de alguma forma,
    alcançando um novo nível,
    dando meio passo a mais no caminho,
    ainda não sei que força é essa que se manifesta e de onde ela vem. 
    Agora com o Hagakure Shiseigan e os ensinamentos sobre Gaman (tema do Momentos de Ouro neste Gashuku) acho que consigo entender um pouco melhor."
    - Rafael (Unidade Volta Redonda)











    "Fiquei impressionada com a eficiência e organização demonstrada no evento e gostaria de agradecer a oportunidade de vivenciar os ensinamentos recebidos.
    As técnicas, o convívio e as mensagens foram a todo instante tocando o coração e o espírito.
    Emocionei-me com os talentos do Niten, com a desenvoltura dos artistas e clima de fraternidade entre todos.
    No audiovisual chorei..."
    - Maranubia (Unidade Porto Alegre)
     














    "Para os que estiveram presentes ao evento, estes que ao ver se tornaram verdadeiramente afortunados, foi perceptível que esse ensinamento, de Sensei, se complementou com o filme, acerca do Espírito necessário à elaboração do apreciável sashimi. "O palco é sempre O Mesmo".- Mauricio (Unidade Belém)
     














     

    "Gostaria de agradecer ao Sensei e Senpai Wenzel pelas orientações para fotografar no Templo;
    descobri que fazer o meu melhor nunca será o suficiente.
    E dizer que assim o fez, também não serve como justificativa. 
    Me identifiquei com a expressão dele ao cortar o peixe, confesso que me sinto daquele jeito quando Sensei passa do nosso lado para ver os katas de Jo (arte do bastão).
    Enquanto sentirmos essa presença, não desistiremos de tentarmos mais uma vez.
    Foi o melhor 'presentão' que já ganhei."
    - Marisa Toshi (Unidade Ana Rosa)

















    09-dez-2013

    Gashuku Final de Ano 1 - 100% presentes

    A previsão meteorológica dizia que o fim de semana iria ser de chuva. Muita chuva mesmo.
    Orei. Fiz minhas preces.
    De novo, porque todo o final de ano, a previsão insiste em dizer que vai ser chuva. E em todos anos, somos abençoados pelos Deuses com tempo bom, ou na pior das hipóteses, um chuvisco que não chega a atrapalhar o andamento do Gashuku, ao contrário, até nos refresca !
    Se o Niten é abençoado pelos Deuses? Creio que sim.
    Deuses não faltam, pelo menos: os Deuses do Japão, os Deuses dos samurais, da natureza e das montanhas. E é claro, os Deuses dos determinados, dos obstinados, dos guerreiros...
    O resultado disso foi que a cada relato visualizo e fico impressionado com o impacto causado em cada um que participou neste fim de semana.
    Na página 357 do Shin Hagakure está escrito: ¨Existirá sempre uma força maior e devemos respeitá-la¨
    Neste momento, ela está a nosso favor e por este motivo, devemos retribuí-la: continuando 100% presentes com a nossa senda do treinamento.

    "Tive a oportunidade de participar de alguns eventos do Niten este ano e posso dizer que este Gashuku teve um sabor muito especial. O lar aconchegante do Niten, os dias de sol e o clima família contribuiram para que estes dois dias ficassem marcados para sempre. Mesmo tão perto de SP, estávamos em um lugar que nos permitiu não só nos desligar da cidade, como nos desconectar do mundo, para estarmos 100% presentes.

    Gostei muito de conhecer as sequêcias do Niten Ichi Ryu Kenjutsu, do treino de Jo jutsu (bastão) com pessoas de outras unidades e das surpreendentes performances dos talentos do Niten – difícil destacar alguma, porque realmente foram demais - os colegas se superaram! Foi muito bom fechar o dia com a fogueira que recebeu nossos pedidos e maiores desejos para 2014 – que sejam eternizados!

    Começar um novo dia, ensolarado, respirando o ar da Serra e caminhando ao lado dos amigos-guerreiros foi energizante. O vídeo do sashimi também foi bastante emocionante (valeu a pena o Sensei alterar a programação para nos permitir assistí-lo).

    Finalizamos o Gashuku com o Tameshigiri (corte com a espada). Desta vez fiquei muito feliz com o meu resultado. Não teve o famoso “taco de baseball” da última vez e espero que ele nunca mais volte a me assombrar. Também espero que não tenha sido só sorte, mas sim uma evolução. Sei que muitos ajustes ainda são necessários, mas finalizei o dia com a sensação de estar no caminho certo. Tenho certeza de que a explicação do Sensei, reforçando a parte da espada que faz o corte mais preciso, contribuiu para este resultado, pois foi ali que mirei e consequentemente acertei.

    Adorei não só conhecer, como dividir o chalé com o Pontes, Cris e família, que foram companhias excelentes. Conhecer a Sensei também foi uma honra. Gostei muito das refeições deliciosas da APM e do suco de coco com abacaxi, essencial para nos manter hidratados nestes dias de intenso calor.

    Domo Arigatou Gozaimasu,Sensei, por todas as oportunidades e ensinamentos dos últimos dias e especialmente do último ano. Já estamos nos organizando para participar dos eventos de 2014. Que venham com tanta energia boa e positiva quanto os eventos deste ano e especialmente este Gashuku."

    Joyce (Unidade Ana Rosa)
     

    Fotos tiradas pela Aluna Joyce:















     

     

     


     

    06-dez-2013

    20Anos - Shimamura Sensei


    Estamos chegando ao final do ano em que se comemora os 20 anos da fundação do Instituto Niten.
    Não teríamos chegado até aqui, se não fosse o apoio e compreensão de grandes mestres em relação ao nosso trabalho. Inédito e inovador, mas embasado no fruto de pesquisa profunda dos katas de tradição e aplicados na prática: o Kenjutsu combate.
    O mestre que você verá a seguir utilizou os katas antigos em uma demonstração contra um 8° dan de kendo no campeonato mundial em Kyoto em 1997. O seu oponente praticamente não conseguiu reagir a nenhum de seus golpes, além de tomar golpes certeiros (e invisíveis!) durante praticamente os 3 minutos que ocorreram, e isto não foi a primeira vez durante as suas décadas de treinamento.
    O video que você irá ver não é do embate que se realizou, mas ilustra o pensamento e sentimento deste grande mestre em relação à prática do verdadeiro Budo (Caminho do Samurai):





    05-dez-2013

    Hidensho 41 - 7 golpes

    As palavras deste aluno explanam bem do que se trata e como funciona o Hidensho.
    Ao ver o café anterior, percebi que alguns se equivocaram ao ver o vídeo (CS - Hidesnho 40 - Hidensho e Tyson 03-dez-13) .
    Tyson bate consecutivamente o seu adversário e vence o adversário. É claro que se pode fazer o mesmo com a espada, batendo consecutivamente em vários pontos, mas não é isto.
    O Hidensho contém verbetes que falam sobre atacar o adversário e vencer uma, duas e sucessivamente até chegar a dez vitórias, pelo menos, de forma consecutiva.
    Leia:







    Acervo do Sensei


    "Hoje, no treino da manhã ocorreu algo especial.
    Sensei estava lutando de Nito (duas espadas) e quando cruzamos espadas ouvi:
    “Ippon” (valendo 01 ponto)
    Nós não mais estaríamos lutando consecutivamente, cada cruzar de espadas é um combate de vida ou morte, normalmente depois do golpe se faz ippomigui (todos alunos trocam de duplas) e tem de se esperar uma volta toda para cruzar espadas novamente com o Sensei.
    Mas dessa vez foram 7 golpes. 7 únicos golpes, consecutivos e diferentes.
    2 golpes de jodan nito (espada maior ao alto)
    1 de chudan nito (espada maior e menor no meio)
    1 de waki nito (espada maior no flanco)
    1 de gedan nito (espada maior e menor ao chão)
    1 do “Kamae do Divino”. espada menor para baixo, maior acima da cabeça
    1 de Nito com as duas espadas paralelas, apontadas para cima e à frente do rosto.
    Todas as lutas terminaram com um único golpe do Sensei.
    No último café o Sensei escreve sobre o Shingi Hidensho (o manuscrito sobre segredos da técnica e espirito), a busca para a invencibilidade e como desferir pelo menos 10 golpes sobre o mesmo adversário.
    É impressionante lutar com o Sensei pois a todo momento parece que existe algo além daquilo que os olhos podem ver.
    Depois que o Sensei acertou o primeiro golpe, eu disse a mim mesmo que não levaria outro golpe parecido. Mas não adianta, por mais atento que se esteja, outro golpe entra, e depois outro…
    De certo existe algo mágico por trás desse manuscrito. Frente ao Hidensho, nós, discípulos, só podemos nos esforçar ao máximo para quebrar a sequência de ippons aplicados pelo Sensei. Não existe nem um segundo para piscar os olhos, e espero, que de olhos bem atentos, nós possamos aprender algo também depois de tantos golpes infalíveis."

    Meloni (unidade Ana Rosa)





    03-dez-2013

    Hidensho 40 - Hidensho e Tyson

    Estava eu tomando um café no aeroporto e fazendo algumas anotações. Tudo em kanji. Em japonês.
    Dividia um pequeno espaço com um jovem executivo (pela maneira de se vestir, suponho) e, como estava com o meu samue habitual (kimono para se usar em momentos que não estou praticando), despertei sua atenção.
    - Posso saber o que o senhor luta? - me abordou.
    - Kenjutsu, arte da espada dos samurais. - achei que com esta resposta o executivo já se daria por satisfeito.
    Mas, não. Tive que trocar algumas palavras sobre os locais de treino, livros, etc e continuei escrevendo minhas anotações.
    Tentei. Mas não consegui:
    - Desculpe interromper, mas me parece que o senhor está escrevendo algo muito importante - insistiu ele e num tom sério.
    - Ah, sim. Mas, como sabe? - perguntei-lhe, pois havia apenas letras em japonês e não imaginei que alguém que não fosse oriental pudesse adivinhar.
    - Imaginei que sim, pois o senhor me parece estar bem compenetrado - observou.
    - Escrevo descobertas para se tornar imbatível no combate. - expliquei.
    - Como assim? - para meu azar, perguntou agora mais curioso.
    - Trata se de um manuscrito que denominei de Shingi Hidensho, segredos da técnica e da mente para golpear o seu adversário pelo menos 10 vezes consecutivamente.
    - Uau! Isto é muito interessante. O senhor deve ser um grande mestre, então! Poderia me explicar um pouco como funciona?
    - Não, não. Ainda estou descobrindo. E, se sou ou não um grande mestre, o mundo é que vai dizer.
    Deixei então as minhas anotações e tentei explicar (já que negar seria uma indelicadeza):
    - Não sei se conseguirei responder a sua pergunta, mas vou lhe dar um exemplo : Mike Tyson. Se lembra?
    Aquele que fez o público ir ao delírio levando seus adversários ao chão nos primeiros rounds. ¨Fera¨, ¨demolidor¨ou ¨máquina¨. Vários foram os apelidos que recebeu durante a sua carreira.
    Tyson venceu várias de suas lutas de forma esplendida que fez o público ir a delírio. Anos inesquecíveis e memoráveis para quem viu.
    Voltando... acho que você acertar um, dois ou três golpes seguidos sobre o oponente é formidável. O que eu estou escrevendo é como acertar pelo menos 10 vezes. De dez ataques sobre o oponente,  você acertar os dez e ainda no mesmo ¨alvo¨. E para isto acontecer, só há uma explicação: existe algum segredo ou algo formidável por trás de todo este ataque. Algo assim, me entende?
    -Entendo. Estou impressionado, mestre. O senhor vai lançar quando o seu livro? Pois assim que sair nas bancas, quero adquirí-lo. - levantou-se ele pois já havia chegado a sua hora.
    -Por se tratar de segredos, não vai virar livro. Se virar, deixa de ser segredo, não? Mas pode vir nas aulas que os segredos da espada estão aqui. Sério. - respondi, de coração, pois por ser jovem e com brilho nos olhos, achei que merecia uma chance para se tornar melhor.
    O mundo é assim. Tem aqueles que só estão de olhos abertos e outros que, embora abertos, procuram as oportunidades...
    Nos despedimos. Ele para o seu portão de embarque e eu, finalmente, pude finalizar o 109º verbete do meu Shingi Hidensho.





    Mike Tyson X Michael Spinks




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br