Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    03-abr-2014

    Ouro “Escondido”

    Que todas as artes nipônicas têm o segredo é de conhecimento geral. Samurais, artistas ou artesãos. Todos eles, em seus ofícios ao longo dos séculos, aprenderam que para sobreviverem, era imperativo se aprimorarem. Se aperfeiçoarem. E daí nasceram os segredos.
    Estes segredos, no caso dos samurais, ficaram "escondidos" ao longo do tempo, dentro de sequencias pré-combinadas ou estabelecidas: nos katas.
    Ao exercitarmos estes katas, detalhes e segredos "escondidos" são revelados a cada movimento e a cada passo e como que transportados a um museu, não podemos deixar de admirar ao apreciar cada peça, mesmo que a distância. Uma espada de Date Massamune, uma xícara da rainha Elizabeth I ou o manto de Napoleão. A não ser que sejamos realmente medíocres e insensatos, tudo, mas tudo, nos impressiona.
    E, se quisermos nos aprofundar mais, neste mundo tão repleto de detalhes, de segredos, devemos ter a mão de um guia, um orientador ou mestre para compreendermos todo o processo histórico em que se desenrolou cada peça.
    De qualquer maneira, a visita ao museu são momentos sempre proveitosos. Nunca será desperdício de tempo.
    Aumenta nossos conhecimentos.
    E é um destes momentos que como uma "tacada certeira" transformará a sua vida.
    São indubitavelmente, segredos "escondidos" em momentos de "Ouro".




    Date Masamune



    Monumento em homenagem a Date Massamune em Sendai


    "De fato, até agora sorrio quando lembro dos golpes que o Sensei me aplicou, ainda mais os golpes ´escondidos`, que o Sensei faz parecer que estavam lá o tempo todo dentro do kata.
    Fiquei pensando comigo mesmo se não é essa uma das grandes virtudes do Sensei como estudioso de tantos estilos: saber onde estão todos os golpes, mesmo aqueles que não vemos ´a olho nu`.
    E queria saber do Sensei se esta minha reflexão feita depois deste último treino estaria correta: os ´segredos` que estão nos katas dos estilos antigos provavelmente estão lá, apenas esperando ser ´enxergados`, pois devem ser coisas fantásticas, porém extremamente simples e óbvias.
    Mas só com muito tempo trilhando o caminho é que os segredos se tornam ´visíveis`."
    - Zambon (Unidade Sumaré) 




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br