Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    11-abr-2014

    12º Torneio Brasileiro 3 - Rubicão

    "Fui para o torneio com o pensamento de não ser vencida do Caminho.
    O Instituto Niten tem proporcionado experiências gratificantes e atuado na vida cotidiana de uma forma constante e cada vez mais profunda. Tenho tido oportunidade de ir a SP e o fiz mais vezes nestes 16 meses de Niten do que em minha vida toda. O aeroporto já não está tão distante de mim. Um Ipon nos conceitos sobre minhas possibilidades.

    Ao iniciar o Torneio o Sensei perguntou quem estava ansioso e isso acalmou meus receios." 
    - Mara (Unidade Porto Alegre)


    Mara (Segunda da direita para a esquerda)


    Vargas 0 Kyu competindo na sua categoria


    Mozart: Vargas, campeão no 0 Kyu competindo na categoria acima (7º Kyu)


    "Sensei me deu mais um men ao final do Torneio ao comentar da OAB. Com tantas coisas acontecendo, com o torneio pegando fogo, Sensei arranja um jeito (não sei como) de cuidar dos alunos.
    Eu agradeço ao Sensei, pois sem os votos do Hagakure transmitidos pelo Sensei este passo não seria possível. Graças a eles hoje tenho um emprego.
    Domo arigatou gozaimachitta por sempre cuidar de mim Sensei."
    - Chiarella (Unidade Ribeirão Preto)



    Sensei autografando 1ª edição do Shinhagakure


    "Nas categorias máximas de Iai, Jo, Jitte e Kusarigama, o Sensei, além de arbitrar, nos transmitiu diversos detalhes preponderantes na avaliação dos katas. Impressionante como os katas se tornam mais ricos a cada detalhe revelado!
    Um acontecimento marcante foi finalmente presenciar em ação o Jo de Combate, ver o Hikiotoshi e o Kuritsuke sendo efetivos contra uma espada. É como viajar 400 anos no passado!"
    - Pinheiro (Unidade Rio de Janeiro)



    Jitte -  Ivan  ´o Incrível` (um dos Mozarts do dia) e Cortes do Rio de Janeiro


    Siqueira de Santos - Iaijutsu



    Competição de Jojutsu 



    Sensei demonstrando os detalhes no Iaijutsu



    Orientações no Jojutsu

    "Lembrei então das palavras do Sensei as quais me foram passadas pelo Sempai Alessandro coordenador da unidade de Porto Alegre, o Iaijutsu não é para ser bonito e estético, treinamos a arte da guerra, então nossos Katas são de guerra e devem transparecer a realidade do combate, dar medo ao oponente e aos expectadores. Naquele dia o metsuke (olhar) e a execução veloz do kata inspiraram nada menos do que medo, os Sempais pareciam mesmo visualizar seu oponente, defender e atacar como se em frente estivesse. Acompanhei a competição toda sem piscar, ouvindo atento as explicações do Sensei. Levo agora comigo essa determinação de tornar também os meus katas como um duelo de vida e morte." - Rossi (Unidade Porto Alegre) 



    Vaz em combate no Iaijutsu -  semifinal


    Holschuh, na final de Iaijutsu



    Hideo, puxando pelo Kiai

    "Inspirado pelos ´Mozart` do dia fui para cima, como vida ou morte, mesmo com um friozinho na barriga, consegui lutar de igual para igual com os meus oponentes e aproveitando cada brecha para o Ippon.
    Como sempre faltou um pouquinho para continuar, mas são lições que levo para casa e refletir como estou durante os treinos.
    Arigatougozaimashitá Sensei, por propor a travessia do Rubicão."
    - Tengan (Unidade Santos)



    Tengan atravessa o Rubicão




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br