Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    07-mai-2014

    Paz de espírito

    Paz de espírito. Eis aqui algo todo homem, até o mais poderoso almeja ter.
    "A vida não é um mar de rosas" está escrito no Shin Hagakure e este é um dos motivos de existir o Niten.
    Niten: um oásis onde técnicas, costumes e modo de pensar do passado se mantiveram intactos. ¨Horizonte Perdido¨ em que os guerreiros modernos que aqui estão, procuram descobrir, junto às ferramentas para sobreviver, o seu objetivo maior: a Paz de Espírito.
    Além dos treinamentos dos antigos, ajustes internos são necessários a cada um, cada qual em sua intensidade. Com dor ou sem dor, os alunos vão se transformando a cada treino e a cada correção que recebem.
    Em cada estágio, em cada graduação, novos ajustes são requisitados para se obter esta maestria para atravessar mares bravos com a espada ou sem a espada. Pois além de evoluirmos tecnicamente, temos de encontrar a Paz Espiritual. E isto, meu caro, não se conquista sem novos ajustes.
    Para alguns, poderá ser difícil compreender e, sendo assim, nada melhor que um exemplo como este:




    ¨Em meu Caminho, descobri a importância das artes marciais há mais de 20 anos. Comecei com o Karate, quando adolescente fui agredido na rua por um mendigo descontrolado, sem motivo.
    Buscava aprender a ficar mais atento e aprender a defender-me. Encontrei o espírito de esforço, a disciplina, a confiança e o respeito. Ou seja, consegui muito mais do que queria. Aos poucos fui evoluindo nos treinos e concentrei-me na busca pela perfeição dos katás. Competições e as mudanças de faixa passaram a ser metas a serem vencidas, sou muito grato ao Karate por isso!

    Em Maio/2012, o Caminho me deu um presente para a vida, achei o Instituto Niten. Buscando o equilíbrio, foco e a cultura japonesa de forma profunda, encontrei paz de espírito! Sim, meu coração ficou em paz como se tivesse enfim retornado à casa. Tudo o que era externo ficou de lado e passei a enxergar o meu espírito.
    E ontem, ao receber meu 4º Kyu Iaijutsu, foi com muito orgulho e emoção, pois minha paz de estar definitivamente em casa, inundou minha alma. Sensação de a cada dia, ser mais um Samurai do Niten.
    Graduações são importantes e antes, já foram até uma meta, mas hoje, ao encontrar a paz de espírito, elas vem até antes do que eu esperava ou que pensava merecer, pois não me concentro nelas, somente em aprender ser útil no Caminho. Meu espírito mergulha no treino, em cada movimento, cada respiração, cada passo em ser diferente, em ajudar meus companheiros a sentir a paz que sinto.

    Domo Arigatogozaimashitá, Sensei, pelo Niten, pelos Senpais e todos os ensinamentos. Estar na família dos Samurais do Niten é uma honra.
    Poder aprender a praticar os votos, as virtudes, a conviver e servir, faz-me sentir sempre avante.
    Conte sempre comigo, Sensei, para espalhar esta paz que encontrei no Niten.¨
    - Leite (Unidade Vila Mariana/templo NIkkyoji) 




    Paz espiritual depois do Inferno (Encontro de Coordenadores 2014 - em Tijucas, Santa Catarina após o treino a 43 graus).




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br