Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    27-mai-2014

    Gashuku 2 - Feijão com Arroz

    Bom saber que todos se fartaram em comer o arroz feijão, como prometido. Voltaram todos reforçados a suas cidades para oferecer o melhor cardápio. Já vou anunciar de antemão que o próximo será em agosto: Gashuku ¨Sushi e Sashimi¨. Gotisoo sama deshita! (agradecimento para quando se termina uma refeição).

    "Também busquei outras artes como fotografia, música, literatura e a contemplação da gastronomia como forma de conhecer a cultura e expressão do espírito criativo. Surpreendente como o Caminho se manifesta em nossas vidas. Comecei a cozinhar melhor depois que entrei no Niten. Mais foco e atenção, dedicação, disciplina, tentativas sucessivas para melhorar cada vez mais. Em minhas viagens pelo mundo, pude experimentar sabores e temperos.
    Hoje quando me perguntam qual a combinação mais harmônica e complexa de um prato, respondo sem exitar: arroz e feijão. Esse prato aparentemente simples transmite uma lição muito valiosa, constantemente ensinada pelo Sensei, que considero verdadeira iluminação: A Importância dos Fundamentos.
    Quando o Sensei anunciou o Gashuku de Katas, como o treino para fortalecermos nosso "arroz e feijão" tive imediata associação do tesouro que seria e da importância de fazer o possível e o impossível para ir. Fundamentos. Mais que isso: Fundamentos passados diretamente pelo Mestre. Como deixar de apreciar esse prato tão especial? Só tenho que agradecer por esse banquete que pude vivenciar, dos Katas dos estilos antigos mas principalmente, dos Katas para vida. Volto renovado, empenhado em querer aprender e melhorar mais como ser humano."
    - Donegá (Unidade Ribeirão Preto)


    "Mais uma vez tive a oportunidade de estar próximo do Sensei para aprimorar minhas técnicas, moldar minha conduta, trilhar o Caminho. Muito mais que reforçar o "Feijão com Arroz", sinto que aprendi algo novo em cada Kata, cada repetição, algo que estava ali mas não podia perceber. Eram segredos que se revelavam, ou melhor, me eram revelados." - Rovere (Unidade Ponta Grossa)


    "Desde o Gashuku com o Sensei realizado no Rio de Janeiro, estive ansioso para a chegada do Gashuku de Katas! O Sensei nos falou que seria essencial para fortalecer o nosso "feijão com arroz".
    Aguardando o feijão com arroz, recebemos de brinde um "caviar". Muitas dicas, aprendizados e atualizações em apenas dois dias." 
    - Pinheiro (Unidade Rio de Janeiro)


    "Quando recebi as palavras do Sensei sobre o gashuku de katas ("Fortalecer o feijão com arroz...") imediatamente me veio a memória de uma situação ocorrida em minha adolescência. Eu treinava Judô e durante um torneio tentava fazer algumas "firulas" e "poses" apenas porque alguns parentes estavam assistindo e eu queria fazer "bonito". Não deu outra: tomei um Ippon que me tirou da disputa do primeiro lugar. No intervalo meu professor havia me puxado a orelha dizendo que o "feijão com arroz ganha a luta" e que seu não tivesse "inventado moda" tinha grandes chances de ir para a final. Ressaltou a importância de sustentar as posições e movimentos básicos executados com perfeição. Absorvi e lição e até hoje guardo a medalha de terceiro lugar." - Vilela (Unidade Belo Horizonte)

























    Feijão com arroz




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br