Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    06-jun-2014

    Os 3 PEM do dia D

    Estrategistas, hoje comemoramos os 70 anos do Dia D, a invasão da Normandia, uma data importante a ser lembrada: 06 de junho de 1944.
    Conhecido como "o dia mais longo dos dias", foi o dia em que Hitler viu a sua frente ocidental cair, enquanto também amargava uma derrota vergonhosa contra os russos.
    Este dia em que milhares de soldados tombaram na praia de Omaha, na França, nos ensina que se não tivermos várias opções de kamae (posição de combate), não chegaremos nem de longe na frente adversária.
    Exemplo ao contrário foi a investida de Picket, comandada pelo então coronel Robert Lee, durante a guerra civil americana, quando milhares de sulistas foram dizimados por ter entrado de “frente¨contra os soldados da União. Resultado: carnificina total.
    No Kenjutsu combate, onde as opções de combate são as mais variadas, o ataque nunca é premeditado. Ao sinal de uma pequena brecha no tempo e no espaço, tal como aconteceu há 70 anos atrás, fecha-se o cerco e o adversário está tombado.
    O Dia D, um dia para reflexão para nós estrategistas e praticantes do Kenjutsu combate: não basta entrar na ¨marra¨sobre a frente inimiga.
    É necessário ter os 3 PEM:
    Paciência,
    Estrategia e
    a não padronização da forma no combate, o Mugamae (Gashuku 5 - Mugamae - 02 Jun 2014).

    A todos, tanto aliados como alemães que lutaram neste dia, o meu profundo respeito e sentimento...




    "Praia de Omaha"




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br