Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    16-abr-2014

    12º Torneio Brasileiro 5 - Jojutsu


    Semifinal de Jojutsu
    Holschuh e Danilo (Campinas) x Alessandro (Porto Alegre) e Marques (SP)

    15-abr-2014

    12º Torneio Brasileiro 4 - Iaijutsu


    Holschuh (Campinas) X Rocco (Curitiba) na Final de Iaijutsu

    14-abr-2014

    Sensei em São José dos Campos

    "Viajar com o Sensei (08 de abril de 2014) foi uma experiência muito rica. Pude conhecer mais os katas do bushido e também conhecer outros guerreiros que trilham o caminho. Treinar na unidade São José dos Campos acompanhando o Sensei foi muito gratificante, sentir a garra e a determinação deles, buscando superar a idade e enfermidades, além da felicidade em poder treinar com o Sensei, era algo que eu sentia no ar, e confirmado depois nos sorrisos mostrados durante a confraternização."- Hideki (Unidade Ana Rosa)

    Sempre friso que o aprendizado mais profundo se dá ao lado do mestre.
    Se for possível, fora do dojo
    A não ser que o seu interesse seja limitado na parte técnica.








    "Depois de uma viagem de carro de São Paulo a São José dirigindo, o Sensei ainda teve disposição para lutar com todos os alunos de nossa unidade, mostrando todas as possibilidades que temos nos diferentes kamaes e armas que só vemos no Kenjutsu, no Niten. A variedade destes Kamaes junto com a habilidade do Sensei nos mostra o quanto os katas antigos são eficientes e, principalmente sua destreza na Naginata, que encheu os olhos de todos." - Araújo

    Gosto de "pegar" uma estrada.
    Gosto de "pegar" no combate.





    "Não foi diferente, o treino foi maravilhoso, o pessoal do Kenjutsu se dedicou e os Senpais que vieram junto com Sensei, participaram com os alunos de SJC de forma integrada e todos lutaram com muito Kiai.
    Eu estava junto ao Senpai Guidini e éramos os dois únicos que estavam treinando exclusivamente Iaijutsu. Foi uma honra poder receber as dicas e ensinamentos do Sensei, e com certeza isso renovou a motivação para seguir adiante no caminho! "
    - Tamborim

    Que o Iaijutsu floresça em São Jose.
    Futuro, tem. Vontade tem: os coordenadores vem quase semanalmente a São Paulo para se atualizar...





    "Após a visita pessoal ao nosso dojo do Sensei, tenho hoje em meu coração a certeza de estar trilhando o caminho mais importante e precioso da minha vida" - Guidini

    Alguns dirão que o aluno escreveu meras palavras. Talvez sim, talvez não. O único que sabe é o próprio que escreve.
    Mas se há algo de verdade no que está escrito, esta é a de ¨estar trilhando o Caminho mais precioso em sua vida¨.
    Não acha que o Caminho que nos leva a compreensão, e muitas vezes, a solução dos problemas que nos afligem em meio a guerra de nossas vidas é uma grande ¨preciosidade¨ em nossos corações?






    "Nosso birudo de vinhos foi espetacular. Podemos até fazer algumas analogias com o Caminho do Samurai e a produção de um bom vinho. Cada vinho que ali tomamos possui uma história peculiar, assim como cada aluno presente ali possui a sua que o fez entrar no Caminho. A qualidade para esses vinhos é mais importante que a a quantidade de produção, onde eles são feitos para fazer a diferença. E assim como os degustamos e sentimos tais diferenças, degustamos todo o aprendizado que temos com o Bushido em nossas vidas." - Regis

    Foi uma noite aconchegante e agradavel estar ao lado de meus alunos do Vale e de São Paulo.
    Estes meus alunos estão me acostumando mal a tal ponto que, agora, se for para beber, tem que ser dos bons (culpa desses alunos).
    NOVIDADE:   fui aprovado pelo Somelier da casa a 4º kyu de entendido em vinhos.

    Bons aluno , bons vinhos. E vice e versa.





    11-abr-2014

    12º Torneio Brasileiro 3 - Rubicão

    "Fui para o torneio com o pensamento de não ser vencida do Caminho.
    O Instituto Niten tem proporcionado experiências gratificantes e atuado na vida cotidiana de uma forma constante e cada vez mais profunda. Tenho tido oportunidade de ir a SP e o fiz mais vezes nestes 16 meses de Niten do que em minha vida toda. O aeroporto já não está tão distante de mim. Um Ipon nos conceitos sobre minhas possibilidades.

    Ao iniciar o Torneio o Sensei perguntou quem estava ansioso e isso acalmou meus receios." 
    - Mara (Unidade Porto Alegre)


    Mara (Segunda da direita para a esquerda)


    Vargas 0 Kyu competindo na sua categoria


    Mozart: Vargas, campeão no 0 Kyu competindo na categoria acima (7º Kyu)


    "Sensei me deu mais um men ao final do Torneio ao comentar da OAB. Com tantas coisas acontecendo, com o torneio pegando fogo, Sensei arranja um jeito (não sei como) de cuidar dos alunos.
    Eu agradeço ao Sensei, pois sem os votos do Hagakure transmitidos pelo Sensei este passo não seria possível. Graças a eles hoje tenho um emprego.
    Domo arigatou gozaimachitta por sempre cuidar de mim Sensei."
    - Chiarella (Unidade Ribeirão Preto)



    Sensei autografando 1ª edição do Shinhagakure


    "Nas categorias máximas de Iai, Jo, Jitte e Kusarigama, o Sensei, além de arbitrar, nos transmitiu diversos detalhes preponderantes na avaliação dos katas. Impressionante como os katas se tornam mais ricos a cada detalhe revelado!
    Um acontecimento marcante foi finalmente presenciar em ação o Jo de Combate, ver o Hikiotoshi e o Kuritsuke sendo efetivos contra uma espada. É como viajar 400 anos no passado!"
    - Pinheiro (Unidade Rio de Janeiro)



    Jitte -  Ivan  ´o Incrível` (um dos Mozarts do dia) e Cortes do Rio de Janeiro


    Siqueira de Santos - Iaijutsu



    Competição de Jojutsu 



    Sensei demonstrando os detalhes no Iaijutsu



    Orientações no Jojutsu

    "Lembrei então das palavras do Sensei as quais me foram passadas pelo Sempai Alessandro coordenador da unidade de Porto Alegre, o Iaijutsu não é para ser bonito e estético, treinamos a arte da guerra, então nossos Katas são de guerra e devem transparecer a realidade do combate, dar medo ao oponente e aos expectadores. Naquele dia o metsuke (olhar) e a execução veloz do kata inspiraram nada menos do que medo, os Sempais pareciam mesmo visualizar seu oponente, defender e atacar como se em frente estivesse. Acompanhei a competição toda sem piscar, ouvindo atento as explicações do Sensei. Levo agora comigo essa determinação de tornar também os meus katas como um duelo de vida e morte." - Rossi (Unidade Porto Alegre) 



    Vaz em combate no Iaijutsu -  semifinal


    Holschuh, na final de Iaijutsu



    Hideo, puxando pelo Kiai

    "Inspirado pelos ´Mozart` do dia fui para cima, como vida ou morte, mesmo com um friozinho na barriga, consegui lutar de igual para igual com os meus oponentes e aproveitando cada brecha para o Ippon.
    Como sempre faltou um pouquinho para continuar, mas são lições que levo para casa e refletir como estou durante os treinos.
    Arigatougozaimashitá Sensei, por propor a travessia do Rubicão."
    - Tengan (Unidade Santos)



    Tengan atravessa o Rubicão

    10-abr-2014

    12º Torneio Brasileiro 2 - 3 contra 1

    "O torneio tinha começado para mim um mês antes. Quando em um treino na Vila Mariana, Sensei nos disse que para irmos bem no torneio não bastava apenas treinar. Tínhamos também que cuidar da alimentação, do nosso sono e do condicionamento físico. Busquei isso durante o mês todo. Porém no meio do caminho, percebi que já não estava fazendo tudo isso apenas para o torneio. Essa preparação foi a motivação que precisava pra entender que é possível sim conseguir mudar nossos hábitos para termos uma vida melhor."
    Regis (Unidade São José dos Campos)











    "Como aconselhado pelo Sensei, cheguei cedo no torneio para "sentir o ambiente", após o narabe inicial e dados todos os avisos, começou o torneio. Sempre é um prazer poder assistir as outras modalidades, o KIR Jovem, que foi a de abertura, após uma apresentação dos pais com eles, é minha favorita, ver o que nossos pequenos guerreiros podem fazer sempre é fascinante, tanto que, pela primeira vez eu vi alguém do KIR Jovem lutando de Naginata, foi muito legal, com direito ainda no final com o discurso do Sensei sobre o KIR Jovem e de duas musicas cantadas pelas crianças, muito bom mesmo."
    Augusto (Unidade Ana Rosa)














    "Neste torneio senti a presença do espírito familiar muito forte. A apresentação dos pais com os filhos logo no início foi muito bonita. Pude presenciar cenas emocionantes como o Pontes entregando a medalha ao seu próprio filho e depois, um abraço bem forte. A alegria do Senpai Takeshi e Rosana, sua esposa, ao presenciar a vitória do seu filho Kevin. A felicidade e olhos cheios d'água da mãe da Senpai Ana Lucia ao abraçar a filha vitoriosa. Serão momentos especiais na história de cada família, proporcionadas pelo Sensei."
    Toshi (Unidade Vila Mariana)







    "Muitos combates memoráveis, os "Mozarts", a nova forma de pontuação para a premiação, o "três contra um", inédito! E inédito também como o 1 eliminou os 3!
    Rápido e com elegância. Omedetou Sempai Gilberto!"

    Impieri (Unidade Rio de Janeiro) 


    3x1



    Os 3 Mozarts

    08-abr-2014

    12º Torneio Brasileiro 1 - Resultados

    Yoyonen (7 a 10 anos)
    1º Kevin (SP)
    2º Nathan (SP)
    3º Takemitsu (SP)
    3º Tiago (SP)

    Infanto Juvenil (11 a 14 anos)
    1º Yoshimitsu (SP)
    2º Neves (SP)
    3º Julia (SP) 

    Jitte
    1º Danilo (Campinas) / Holschuh (Americana)
    2º Cortes (RJ) / Ivan (Juiz de Fora)
    3º Massao (SP) / Marques (SP)
    3º Silva (SP) / Gilberto (SP)

    Kusarigama
    1º Massao (SP) / Marques (SP)
    2º Holschuh (Americana) / Danilo (Campinas)
    3º Alessandro (Porto Alegre) / Cortes (RJ)

    Iaijutsu 0Kyu
    1º Toshi (SP)
    2º Numa (Uberlândia)
    3º Delfino (SP)
    3º Navarro (Uberlândia)
    Honra ao Mérito Erich (Porto Alegre)

    Iaijutsu 7ºKyu
    1º Jeferson (Sorocaba)
    2º Tatiane (Sorocaba)
    3º Ivan (Juiz de Fora)
    3º Adriano (Curitiba)
    Honra ao Mérito - Bergamini (Porto Alegre)

    Iaijutsu 6ºKyu
    1º Regis (São José dos Campos)
    2º Hideo (SP)
    3º Massao (SP)
    3º Heitor (Guarulhos)
    Honra ao Mérito - Khun (Brasília)

    Iajutsu 5ºKyu acima
    1º Holschuh (Americana)
    2º Rocco (Curitiba)
    3º Vaz (RJ)
    3º Pacheco (SP)

    Jojutsu 0 e 7ºKyu
    1º Brenda (SP) / Hideo (SP)
    2º Marcia (SP) / Pacheco (SP)
    3º Todesco (Sorocaba) / Alexandre (Sorocaba)
    3º Muzell (Porto Alegre) / Impieri (RJ)

    Jojutsu 6ºKYu
    1º Massao (SP) / Toshi (SP)
    2º Brenda (SP) / Hideo (SP)
    3º Silva (SP) / Tengan (SP)
    3º Vaz (RJ) / Pinheiro (RJ)

    Jojutsu 5º Kyu acima
    1º Holschuh (Americana) / Danilo (Campinas)
    2º Toshi (SP) / Massao (SP)
    3º Alessandro (Porto Alegre) / Marques (SP)
    3º Ivan (Juiz de Fora) / Cortes (RJ)

    Kenjutsu Feminino 0 e 7ºKyu
    1º Gabriela (Guarulhos)
    2º Mara (Porto Alegre)
    3º Cristiane (SP)
    3º Fumie (Porto Alegre)

    Kenjutsu Feminino 6ºKyu
    1º Silvia (SP)
    2º Mariana (Santos)
    3º Gabriela (Guarulhos)
    3º Marcia (SP)

    Kenjutsu Feminino 5ºKyu acima
    1º Ana Lucia (SP)
    2º Núria (SP)
    3º Silvia (SP)
    3º Ana Tomita (SP)

    Kenjutsu sem bogu
    1º Franco (SP)
    2º Hideo (SP)
    3º Tatiane (Sorocaba)
    3º Dalabria (Santo André)

    Kenjutsu Senior (acima 45 anos)
    1º Numa (Uberlândia)
    2º Impieri (RJ)

    Kenjutsu Masculino 0Kyu
    1º Vargas (Ribeirão Preto)
    2ºBregagnolo (Ribeirão Preto)
    3º Heitor (Guarulhos)
    3º Massini (Ribeirão Preto)

    Kenjutsu Masculino 7ºKyu
    1º Vargas (Ribeirão Preto)
    2º Luis (Uberlândia)
    3º Oliveira (Florianópolis)
    3º Neves (SP)

    Kenjutsu Masculino 6ºKyu
    1º Eduardo Martins (SP)
    2º Augusto (SP)
    3º Yamamoto (Sorocaba)
    3º Franzin (SP)

    Kenjutsu Masculino 5ºKyu
    1º Ivan (Juiz de Fora)
    2º Duran (RJ)
    3º Mantovani (Porto Alegre)
    3º Fabio (Sorocaba)

    Kenjutsu Masculino 4ºKyu
    1º Ivan (Juiz de Fora)
    2º Adriano (Curitiba)
    3º Weber (Santo André)
    3º Venturelli (SP)

    Kenjutsu Masculino 3ºKyu acima
    1º Gilberto (SP)
    2º Silva (SP)
    3º Adeval (SP)
    3º Massao (SP)


    07-abr-2014

    Folhinha dos Pequenos Samurais

    Estava acontecendo a disputa final das crianças no Kenjutsu combate, no Torneio Individual de Kobudo, neste fim de semana.
    Enquanto todos torciam acirradamente, recebi uma boa notícia (e que notícia!). Qual não foi a minha surpresa ao ver o que um dos meus alunos me entregava: o jornal da Folha de São Paulo, o Folhinha, voltado para crianças.
    Bons fluídos chamam outros bons fluídos. A energia emanada no Torneio foi tão forte que chamou o Niten para a matéria.
    Acredito que isto não se deve ao acaso.
    Na realidade, nunca, em todo o mundo e em nenhuma época houve crianças que aprendessem a "tradição dos guerreiros que viveram no Japão há muito tempo, entre os seculos 8 e 19", motivo que, ao meu ver, foi o por que da matária.
    Em japonês dizemos "shourai ga tanoshimi". Traduzindo: "o futuro é a nossa alegria".









    FOLHA DE S.PAULO
    Crianças treinam kenjutsu, a arte dos guerreiros samurais
    MARINA GALEANO COLABORAÇAO PARA A FOLHA
    05/04,014 0 00h01

    Em um canto do ginásio, Kevin Kamimura, 9, veste o bogu (armadura), a hakama (espécie de calça larga) e pega sua shinai (espada de bambu). Vai começar a aula de kenjutsu.

    Baseada na arte dos samurais, a luta ensina não apenas técnicas de combate, mas também as tradições desses guerreiros, que viveram no Japão há muito tempo, entre os séculos 8 e 19.

    Respeito, disciplina, alegria, confiança e coragem são valores transmitidos às crianças nas aulas, diz o Sensei Jorge Kishikawa, que trouxe a modalidade para o Brasil em 1993. "Os alunos aprendem a andar com as próprias pernas, desenvolvem o espírito de luta."

    Ele explica que metade da aula é dedicada a jogos e brincadeiras, pois acredita que as crianças brinquem pouco hoje em dia. Quando esse aquecimento termina, é hora de colocar o equipamento e começar a treinar os movimentos da arte dos guerreiros samurais.

    Em duplas, os praticantes posicionam suas espadas e tentam atingir o adversário na cabeça ("men"), no pulso ("bote") e na barriga ("do"). Antes de cada golpe, é preciso gritar uma dessas três palavras para indicar qual parte do corpo do oponente pretende-se acertar.

    "Gosto de treinar com os "senpais", porque aí posso derrubá-los, lutar para valer", conta Kevin. "Senpai" é a forma que os praticantes usam para se referir àqueles que têm mais experiência na luta.

    Adepto da modalidade há dois anos, Tiago Miyamoto Morizono, 10, conta, cheio de orgulho, que tem no sobrenome o nome do famoso samurai Miyamoto Musashi (1584-1645). Para o garoto, o kenjutsu trouxe "felicidade e novos amigos".

    https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/04/1435927-criancas-treinam-kenjutsu-a-arte-dos-guerreiros-samurais.shtml






    03-abr-2014

    Ouro “Escondido”

    Que todas as artes nipônicas têm o segredo é de conhecimento geral. Samurais, artistas ou artesãos. Todos eles, em seus ofícios ao longo dos séculos, aprenderam que para sobreviverem, era imperativo se aprimorarem. Se aperfeiçoarem. E daí nasceram os segredos.
    Estes segredos, no caso dos samurais, ficaram "escondidos" ao longo do tempo, dentro de sequencias pré-combinadas ou estabelecidas: nos katas.
    Ao exercitarmos estes katas, detalhes e segredos "escondidos" são revelados a cada movimento e a cada passo e como que transportados a um museu, não podemos deixar de admirar ao apreciar cada peça, mesmo que a distância. Uma espada de Date Massamune, uma xícara da rainha Elizabeth I ou o manto de Napoleão. A não ser que sejamos realmente medíocres e insensatos, tudo, mas tudo, nos impressiona.
    E, se quisermos nos aprofundar mais, neste mundo tão repleto de detalhes, de segredos, devemos ter a mão de um guia, um orientador ou mestre para compreendermos todo o processo histórico em que se desenrolou cada peça.
    De qualquer maneira, a visita ao museu são momentos sempre proveitosos. Nunca será desperdício de tempo.
    Aumenta nossos conhecimentos.
    E é um destes momentos que como uma "tacada certeira" transformará a sua vida.
    São indubitavelmente, segredos "escondidos" em momentos de "Ouro".




    Date Masamune



    Monumento em homenagem a Date Massamune em Sendai


    "De fato, até agora sorrio quando lembro dos golpes que o Sensei me aplicou, ainda mais os golpes ´escondidos`, que o Sensei faz parecer que estavam lá o tempo todo dentro do kata.
    Fiquei pensando comigo mesmo se não é essa uma das grandes virtudes do Sensei como estudioso de tantos estilos: saber onde estão todos os golpes, mesmo aqueles que não vemos ´a olho nu`.
    E queria saber do Sensei se esta minha reflexão feita depois deste último treino estaria correta: os ´segredos` que estão nos katas dos estilos antigos provavelmente estão lá, apenas esperando ser ´enxergados`, pois devem ser coisas fantásticas, porém extremamente simples e óbvias.
    Mas só com muito tempo trilhando o caminho é que os segredos se tornam ´visíveis`."
    - Zambon (Unidade Sumaré) 

    02-abr-2014

    Em busca de novos sentimentos

    Já entramos em abril e aposto que há uma grande maioria que ainda não começou a correr atrás do que havia prometido a si em 2013.
    Mudanças ou transformações que estão ainda no papel e que ainda não ganharam corpo.
    Planos e empolgações que ficaram como ¨fogo de palha¨.
    Infelizmente é quase sempre assim.
    Os quilinhos aumentam, o raciocínio declina e o poder de transformação desaparece: você acaba sendo levado pela inércia e nada em você muda.
    E aí, novamente, chega no final do ano, na correria que todos nós conhecemos e você confiante que um futuro novo se inicia, proclama: ¨No ano que vem eu vou mudar!¨
    Palavras, palavras, palavras...
    É para isto que trago hoje, o depoimento de um colega que transformou em ação a palavra.
    Entenda-se que novos pensamentos e novos sentimentos trarão novos horizontes. Mudanças.


    "Este ano comecei com um espírito de mudanças e, quando o Sensei abriu a turma de Katori para quem estivesse interessado, logo vi uma oportunidade.
    Passada a empolgação de simplesmente experimentar algo diferente, fui percebendo que o Katori poderia ser parte importante no caminho que estava buscando para minha vida e que ainda faltava para meu equilíbrio. Sei que é um longo caminho, no entanto, sem mudanças e esforço nada alcançarei.
    Refletindo sobre o momento em que estou passando e de acordo com o Hagakure "Nada é impossível para uma mente disposta", (do Livro da Dinastia Han, passagem "Abrir uma nova trilha" do Hagakure), penso que já faz muito tempo que procuro mudanças em meu comportamento, meu modo de pensar, meu espírito. Ao longo do tempo, encontrei pessoas e atividades que me ajudaram no convívio social, no meu eu sentimental, mas faltava algo; foi quando encontrei o Niten em 2010, que complementou meu caminho e me ajudou a implementar as mudanças que queria fazer. Intercorrências aconteceram em minha vida e em 2011, infelizmente, tive que me afastar, retornando apenas em outubro de 2013, com toda a determinação para mudanças, praticando o IaiJutsu e iniciando o JoJutsu.
    Agora em 2014, o Ano do Cavalo, tenho novamente a oportunidade de ouvir os Momentos de Ouro do Sensei, que ou trazem novos pensamentos e sentimentos ou recordam antigas lembranças.¨
    - Hideo (Unidade Ana Rosa)




    Hideo em Maki uchi

    01-abr-2014

    Hidensho 45 - O Vislumbre

    Após um treino exaustivo de katas, um aluno me enviou estas palavras:

    ¨Em muitos momentos tive a oportunidade de fazer trechos dos katas com o Sensei, que me mostrava a "luta" real que está embutida nos movimentos.
     Em alguns momentos o Sensei mostrava um golpe do próprio kata sendo executado de forma "real", com muito mais velocidade e precisão do que eu estava esperando, encaixando os golpes e fazendo com que eu fosse pego de surpresa. O que posso dizer é que em cada momento desses a única reação que eu conseguia ter era sorrir, por uma profunda alegria de poder estar recebendo cada demonstração feita pelo Sensei.
     Esse tipo de oportunidade é tão intensa, que até agora me pego pensando se um dia conseguirei ter esse mesmo espirito do Sensei.
    Só me resta continuar treinando e acompanhando seus passos.¨
    - Zambon (Unidade Sumaré)

    Ao exercitarmos um kata que foi elaborado há 500 anos, não só estamos voltando no túnel do tempo, mas também nos aproximando da dinâmica do combate que ocorria na época.
    Assim que se chega a dominar os movimentos, o próximo passo é o de como aplicá-los em combate real, o que é muito divertido.
    Neste relato, o aluno pode vislumbrar o quanto estas técnicas podem ser eficazes usando ou não o equipamento de proteção (bogu), de maneira que quando eu os demonstrava, acontecia que em um piscar de olhos, ele percebia o quanto eram indefensáveis.
    Ele era “pego” de uma surpresa tal que, no máximo, o que poderia fazer era sorrir, visto que a espada já está em alguma parte do seu corpo. Nem respirar, nem piscar. De tão surpreso que ficava.
    Neste fim de semana, no Torneio Individual de Kobudo, vou lhe demonstrar como é isto...



    “O vislumbre do kata” 




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br