Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    18-dez-2015

    Gashuku 4 - Estamos Conectados

    "Desta vez, minha viagem ao Brasil tive outras sensações ao chegar. Pôr os pés em São Paulo sente-se cada vez mais como uma breve visita para arrumar um par de assuntos.


    Não é novidade repetir que o Niten é uma Família. A comunidade do Niten é uma de minhas famílias há muito tempo. Um lugar onde tenho o espaço para aprender, me construir, desconstruir e reconectar meu espírito com minhas origens.
    Apesar de treinar (muito menos do que o espírito pede) em Buenos Aires, conviver com o Sensei um ou dois dias que seja, é algo urgente. Quando o Sensei veio para o Gashuku "Hyodo Musashi", saí de lá como alguém que há muito não bebia um sorvo de água fresca.
    Tanto neste como no último gashuku que participei, terminei com aquela antiga frase na cabeça: "Só sei de uma coisa: que nada sei".
    Ter a oportunidade de estar num evento como o Gashuku, rodeado de companheiros de treino e sob a guia do Sensei. Não é algo que se deixa escapar.
    Fiquei muito contente em poder rever, treinar e conversar com pessoas que não via há tanto tempo. Mas que apesar do tempo, parece que foi ontem que nos vimos. Nossos elos transcendem tempo e espaço. Basta um "odigi" (reverência) e pronto, estamos conectados na mesma sintonia.

    Uma ironia graciosa foi a de ter aula de Kodachi Seiho com o Yoshimitsu. Vou guardar isso como uma das minhas primeiras experiências de "sentir o tempo passar". Já que me lembro "como se fosse ontem", quando o Sensei levou o Yoshimitsu pela primeira vez ao dojo. Tão pequeno, que nem falava. Fico muito grato pelo esforço dos três irmãos em treinar e preservar nossa cultura.

    Espero voltar em breve. Mas que passe tempo o suficiente para me surpreender com a evolução de todos nós, que é um êxtase muito bom de se sentir.
    Que o Niten continue ajudando as pessoas a viverem intensamente.

    Arigatou gozaimashita Sensei
    Shitsurei shimasu"
    Fugita - Unidad Abasto
     









    Fugita em ação




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br