Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    14-nov-2017

    PORTO ALEGRE 20 ANOS 1 - O Niten não tem outro jeito

    "Neste evento do Niten participei muito mais como organizador do que jamais tive oportunidade de ser. A responsabilidade foi grande, cada falha e dúvida eram um abismo para mim, os nervos estavam à flor da pele o tempo inteiro no primeiro dia: Senki, meu espírito estava em guerra, agitado, atento, atendendo tudo que pude, buscando compensar cada erro e fazer o melhor para o evento."









    "Pela manhã cumpri minha missão preferida: cuidar do treino do KIR Jovem - e foi ótimo ver a vontade dos pequenos lutando, como começaram receosos e então logo estavam soltando todo o kiai a cada exercício! Cada um lutando com Takemitsu, muito orgulho dos nossos KJ atacando e avançado com kiai e a cada Hajime aumentando a energia e a alegria de estar ali."










    "Depois de falar com os pais e voltar a me dedicar com todo o foco ao evento eu cheguei a esquecer de treinar. Foi preciso que a Senpai Tais mandasse parar tudo e fazer os katas do Iaijutsu. Poucas repetições com o melhor que eu poderia fazer e atento às correções do Sensei, esse foi meu treino do Iaijutsu Kishikawa Ryu. No Suio Ryu me permiti treinar mais. Aproveitava cada oportunidade em qualquer um dos quadrados, quando algum colega cansava eu me aplicava ao máximo para repetir meus katas observando e ouvindo as correções dos Senpais. Entre treinos intensos e vigorosos e orientações para os mais novos que precisavam de ajuda para organizar o evento consegui fazer valer minha Iaito por este dia, fico muito feliz cada vez que posso usá-la."






    "No momento dos shiais passei todo o tempo verificando os bogus dos colegas e concentrando meu espírito na luta que estava por vir. Depois que botei meu Men lembrei das palavras do Sensei sobre a tranquilidade de quem entra no duelo, me preparei leve e respirando normalmente."








    "Quando estava entrando no círculo estava começando a agitar meu espírito e então nosso general, Takemitsu - que sempre dava dicas de como atacar e sugerindo kamais para nossos combatentes chimangos - deu o comando "vai lá e acaba com ele, Petersen" e foi assim que meu espírito se inflamou completamente, entrei lá para não restar dúvidas da minha luta, para mostrar a minha dedicação na frente do Sensei e meus colegas de espada."






    "Kiai, energia, tudo que o Senpai Alessandro sempre cobra e já está no sangue, escrito no espírito. Só voltei do estado de duelo para o evento do Niten depois de sair da arena.
    Nossa festa foi uma oportunidade de novamente poder conversar por alguns minutos com o Sensei, me sinto muito feliz de ser merecedor de escutar o Sensei. Homenagear ao Senpai Joel e agradecer mais uma vez a dedicação, esforço e persistência do Senpai Alessandro em nos oferecer uma unidade tão forte e tão boa. Senpai Alessandro é majime. Sempre quero demonstrar o valor do nosso Senpai e é muito bom poder em um evento como este agradecer e pedir para continuar nos colocando no caminho, e percebo que é este tipo de sentimento que o Senpai Alessandro tem pelo Senpai Joel e acredito que hoje entendo bem o que é isso. Conversar com os colegas que vieram para prestigiar o evento e dividir esse momento de gratidão pela fé do Sensei em dividir conosco seu sonho e a peregrinação do Senpai Joel para oferecer a todos nós a oportunidade do caminho."






    "A viagem a Canela e Gramado foi uma revisitação das paisagens da minha infância com meus pais aos olhos de um samurai visitando o lugar com seus pais e irmãos do caminho. Memórias desse tipo de viagem já eram ouro e hoje são diamante.
    O convívio com os colegas queridos, vindos de longe, apresentar as vistas e belezas das nossas terras e dividir tudo com pessoas tão especiais que compartilham convicções e ideais, é uma família verdadeira, é um sentimento muito bom. Do início ao fim do dia cada conversa com os colegas foi uma alegria."










    "Escutar o Sensei foi intenso e emocionante para mim. Não esperava ser chamado pelo Sensei para sentar à sua mesa e poder escutar as orientações e ensinamentos diretamente da fonte. Foi o final perfeito para a viagem."






    "O jantar de Caxias na mesa das crianças me deu mais leveza e alegria novamente para acabar o dia sabendo que mesmo os mais jovens sabem muito bem o que estamos buscando no Niten."








    "Não tenho a menor dúvida de que é essencial e meus filhos, quando tiver, estarão no caminho desde o dia que nascerem e treinando no Niten desde o dia que puderem começar. Onegaishimassu, precisamos de mais 20 anos pelo bem das próximas gerações!"








    "Já faz muito tempo que tenho certeza de que o Niten é essencial para mim e quero seguir este caminho. Este evento mostrou que meu sentimento é de amor, dedicação e vontade de oferecer tudo de mim para permanecer fortalecendo o Instituto e a mim neste caminho."






    "Não podemos parar, não podemos diminuir, por tudo que o Sensei e os Senpais nos oferecem, só resta seguir com todo kiai à frente. Depois de conhecer a vida com Niten não existe outro caminho para quem ama o que é certo e bom."







    "Para todas as outras coisas na vida se dá um jeito, mudam os empregos, os amigos, muda a vida e a rotina... Mas o Niten não tem outro jeito: é só no Niten!"




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br