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Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa


Últimas postagens:

18-jun-2009

Tachi ai bo

Foi-me perguntado qual era a arma utilizada nas gravações da History Channel (17jun - Gosho Sensei na wikipedia) quando Yoshimoti sensei apara o golpe de seu oponente.
Trata-se de um bastão longo conhecido como "bo". Seria uma extensão do "jo", um bastão médio.
No Niten Ichi Ryu, aprende-se as técnicas de "bo" contra outro "bo( bo ai bo), e as técnicas do "bo" contra espada (tachi ai bo)
Muitas vezes, quando uma lança (yari) ou uma alabarda (naginata) tinham as suas lâminas arrancadas de seus cabos, sobrava apenas o cabo nas mãos dos samurais.
Este cabo, o bastão, viria a ser chamado de "bo", a partir disto de bojutsu".
 


Sensei e Senpai Wenzel em kata de bo ai bo

17-jun-2009

Gosho Sensei na wikipedia

Na finalização do golpe Nito de ontem (16jun - Isto é Niten Ichi Ryu), destaco a velocidade e precisão da espada maior sobre o Uchigote (parte interna do antebraço) do oponente.
Para elucidar melhor quem é o sensei Gosho Motoharu, sugiro que dê uma olhada no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gosho_Motoharu

Além disso, poderá vê-lo na reportagem da History Channel, ao lado do mestre Kiyoshi Yoshimoti, quando este entrega a espada ao Terry.

16-jun-2009

Isto é Niten Ichi Ryu!

Não. Palavras não são suficientes.
Gosho sensei* com duas espadas é simplesmente fantástico.
Energia, velocidade e precisão do grande mestre Gosho sensei nos faz entender (e até nos estremecer) da força real do Niten Ichi Ryu.
É possivel ver, na sutileza dos movimentos, a potência destas técnicas.
Retifico:
- Não. Não é possivel ver.
É demais para um simples praticante.

*Gosho Motoharu= o úlitmo herdeiro de todas as técnicas do estilo Niten Ichi Ryu criado pelo samurai mais famoso de todos os tempos, Miyamoto Musashi

 

Gosho Motoharu sensei executando as técnicas de duas espadas, Nito, no 4° Zen Nippon Kobudo Enbu Taikai (evento realizado anualmente com os mestres do Kobudô no ginásio Tokyo Budokan)

15-jun-2009

Convívio

Retorno do feriado com uma noticia repugnante e inimaginável, mas que ilustra. Te conto no final.
Vamos falar sobre o que faltou: o aprender com o convívio. (10jun - Ouvir).
Se, como eu já disse, pelo ler e o ouvir, que são as outras formas de aprender, não podemos ter a certeza de ter aprendido certo, só nos resta então a última chance: o convívio.
Convívio, do latim cum vivere, vivere insieme, ou seja, viver junto com alguém, em conjunto, complexo, ou mais facilmente dizendo, viver juntamente ou ao lado daquele com quem se tem a intenção de aprender.
Tal como se aplica a educação das crianças, dizemos:
- O importante é o exemplo!
E isto quer dizer, de maneira direta, estar presente. Estar ao lado delas. Para que não reste dúvidas de que aprenderam o que quisemos transmiti-las. Educá-las, e de verdade.
Do mesmo modo, podemos dizer sobre o aprendizado no Caminho.
Dependendo do mestre que se escolhe, aprenderás a fazer a coisa certa ou aprenderás a fazer a coisa errada.
De qualquer forma, aprenderás.
Mas, se optar pelo segundo, aprenderás certo a fazer a coisa errada...
 

12-jun-2009

Feriadão e Jitte

Estamos aqui, neste feriadão, fazendo um treinamento em meio a paz aqui da cidade.
Uma semana em cujos Momentos de Ouro estou falando sobre os samurais e a satisfação nas refeições...
Aproveito para lembrar você que no Gashuku da semana que vem vamos dar mais um grande passo ao Caminho do Samurai: o Bugei Juhappan.
Entre as várias armas, você vai aprender o Jitte.
Lembro que todos, inclusive os iniciantes, poderão conhecer a magia desta arma junto com o leque.
 

monitor Patrick e Sensei em Brasilia

10-jun-2009

Ouvir

Continuando (09jun - Livros).
O ouvir.
Há quem pense que se ouvir tudo que eu falar, compreenderá tudo o que eu falei. Ledo engano. Lembro-me de ter visto uma pesquisa, ainda nos meus tempos de adolescência, que de tudo que é dito apenas 20% é assimilado no nosso pequenino cérebro. Pior ainda: existe a grande chance de se equivocar quanto ao que foi dito (e que na grande maioria, é o que acontece e é a causa da pior parte dos males de todas as confusões).
É um problema. As pessoas só ouvem o que querem ouvir.
- Então o que devo fazer? - dirão alguns.
Primeiro: ir a escola.
Segundo: prestar atenção na aula e
E finalmente em terceiro: estudar.
- Ah! mas isso eu não gosto! - dirão a maioria.
Não há o que fazer. Problema deles.
Mas, continuando a nossa conversa, existe um outro grande problema: o perigo de se ouvir estórias com "e", e não histórias.
Charlatões existem em todas as áreas e todos se dizem mestres ou discípulos de grandes mestres. Aproveitam-se da poeira deixada pelo tempo para contar fatos que nunca viveram ou mentiras que nunca existiram.
- Então devo tapar os meus ouvidos porque tudo é mentira?
Em parte. Tape um pouquinho.
- E depois? O que eu faço pelo amor de Deus! - perguntarão alguns, um tanto angustiados.
Deixemos para depois do feriado.
Ate lá, fique esperto!
 

09-jun-2009

Livros

A partir de hoje, comento a você, as palavras que me chegaram de um aluno, e que certamente poderão ser de valia:

"Entrei no Niten um dia antes da chegada da comitiva do Kaminoda Sensei, em 2005. Não participei do evento, pois achei que não iria aproveitar a contento, afinal com somente uma aula... ah, se arrependimento matasse! Voltando para entrada no Niten, comecei no Kenjutsu, e me lembro até hoje que quando me perguntaram o que buscava ali, e minha resposta foi, resumidamente: Conhecer mais fundo o Bushido. Sabia somente o conceito de livros e filmes (colecionador de histórias Zen), mas realmente foi esta busca, aliado aos treinos, que ajudou em minha transformação."

Ao meu ver, o aprendizado se da através de 3 formas: o convívio, o ouvir e o ler.
No ocidente, tem-se a forte concepção de que é na leitura que encontramos a ferramenta para a aquisição do saber.
Alguém já disse que os livros são os melhores companheiros.
Nem sempre.
Alguns são bons, outros medianos e, muitos, péssimos.
Mas nunca os melhores.
Tudo bem, vamos conversar, antes que me interpretem mal.
A pergunta que é melhor fazer estaria aqui:
- Melhor em relação a quê?
Eu te respondo:
-Em conhecer a alma guerreira.
(e muitas outras coisas boas...)

livros

08-jun-2009

Imagens incompreensíveis

Ainda antes de encerrarmos o Café de sexta-feira, me perguntaram o porquê de eu colocar montanhas e pedras na foto (05jun - Fazer o combinado nos Momentos de amanhã).
Adoro pedras sim, mas não se trata de mostrar imagens que eu aprecio o fato de eu colocá-las no Café.
- Cada dia tem o seu porquê. Ou não. - expliquei.
- Como escrevi no Shin Hagakure:
"Uma imagem vale mais que mil palavras" - continuei
- Mas, o problema é que não é sempre que todos entendem o que quer dizer a imagem que o Sensei coloca - disse-me um deles.
Aí não tem como.
Sinto muito, mas aí o que falta é o treinamento. Tem que treinar.
Mas fazer o quê, não é mesmo? Os koans* também são assim...
Raspe a cabeça e vamos lá.
Tente entender o porquê da imagem de hoje:



*koan= Um koan (公案; Japanese: kōan, Chinese: gōng-àn, Korean: gong'an, Vietnamese: công án) é uma narrativa, diálogo, questão ou afirmação no Zen-Budismo que contém aspectos que são inacessíves à razão. O koan tem como objetivo propiciar a iluminação do aspirante zen-budista. Um koan famoso é: "Batendo duas mãos uma na outra temos um som; qual é o som de uma mão?" (tradição oral, atribuida a Hakuin Ekaku, 1686-1769).(wikipedia)

04-jun-2009

O Bugei Juhappan

Quantas são as artes que o guerreiro deve dominar para ser considerado Samurai?
A resposta é clara: 18. Ao samurai era conferido o título de "Bugei Juhappan", ou seja, aquele que domina as 18 artes do Kobudô.

Este Gashuku* em São José dos Campos estará voltado ao treinamento de katas das várias artes, parte integrante (senão a mais importante) para a evolução e compreensão das técnicas e do Caminho.
A carga horária destinada a cada uma das artes será o suficiente para aprimorar os katas que já conhecem e assim chegar a perfeição. Além disso, acredito que poderá, cada um no seu ritmo, levar para casa um novo kata.
Estilos novos como o Nippon Kendo Kata e Echigo Ryu Iaijutsu começam a ser parte integrante das artes praticadas no Niten.

Aprender o Jitte e o Kusarigama (foice e corrente), artes incomuns até no Japão.
E, no final de cada dia, falaremos sobre as leis que regem o combate, o Heiho no Hansei, em Momentos de Ouro.
Quantas você domina?

*Gashuku= treinamento intensivo

kusarigama

03-jun-2009

A carta e o Beneditos

Hoje, enquanto tomo o meu café da tarde, leio esta carta que acaba de chegar.



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Hoje em dia, palavras de agradecimento vem por email (quando vem) mas esta foi escrita com o próprio punho, raros hoje em dia. Enviou-me também um Beneditos, biscoito tradicional de Curitiba. Uma delícia, que pecado é não comer!




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