Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Tag  musashi        Retornar para últimas postagens

    11-jan-2011

    De Vagabond ao Niten Ichi Ryu

    "Tempos atrás, era apenas um simples estudante, colecionador de mangás e animes na qual cultivava um grande interesse pela cultura japonesa, a ponto de frequentar inúmeros eventos relacionados a essa cultura que sempre me fascinou, principalmente quando se refere aos samurais. Iniciei minha coleção do mangá “Vagabond” que cujo tema se referia ao gênero de samurais, sendo esse mangá baseado no famoso livro “Musashi”, na qual relatava a vida e o caminho da espada de Miyamoto Musashi, respeitosamente chamado por Musashi-sensei.

     

    De fato, fiquei fascinado pelas histórias desse mangá que além de mostrar o caminho da espada trilhado por Musashi-sensei, apresentava um pouco da história do Japão feudal e seu modo de vida, com o tempo pesquisei na Internet sobre Musashi-sensei, onde conheci um pouco mais a seu respeito, vindo posteriormente a adquirir a sua obra o “ Livro dos Cinco Anéis” – Go Rin No Sho – na qual ele escreveu pouco antes de morrer.


     

     Através do livro pude ter acesso aos seus ensinamentos e filosofia de vida, descobrindo que seu legado e ensinamentos foram passados de um mestre representante a outro durante séculos chegando aos dias atuais e a esse Brasil em que moro, despertando meu desejo de aprender o caminho da espada, que me permitisse não só aprender o seu manejo, mas também me fortalecer de corpo e alma disciplinando a minha vida.

     Graças à propaganda no mangá “Vagabond” descobri a existência do Niten em São Paulo, que ensinava o estilo de luta de Musashi-sensei, mantendo vivo o seu legado,

     

     entretanto naquele momento não poderia frequentá-lo, devido ao meu ingresso na faculdade e meu horário de trabalho não teria tempo para me dedicar devidamente ao Niten, passados três anos consegui encerrar e me formar na faculdade após muita luta e dificuldades, na qual consegui superar, mas traçava cuidadosamente minhas metas para o ano seguinte em que estaria livre da faculdade, e a minha entrada no Niten era uma dessas metas. Chequei o endereço e horários das unidades de São Paulo pela Internet, optando pela unidade Ana Rosa, que cuja localização e horários considerava ótimos.

     No inicio de julho de 2010, com o tempo livre, entrava finalmente no Niten conhecendo um mundo novo e pessoas novas. No começo, não nego que tive dificuldades no aprendizado, errando diversas vezes os golpes e posturas, ou então, esquecendo de usar alguns deles.

     De fato, com as orientações do Sensei, dos Senpais e de outros colegas mais velhos, fui aos poucos pegando as praticas e confiança no manejo da espada. Entretanto, com a convivência no dojô fui esculpindo a disciplina em minha mente e espírito, tal como um escultor o faz em uma rocha na busca de aperfeiçoar sua obra de arte.

     Em várias ocasiões participei de confraternizações, onde bebíamos alegremente com a intenção de nos descontrairmos e tirarmos a nossa “máscara”, coisas que no passado, confesso, nunca fazia. Mas vendo essas confraternizações, podia enxergar, não uma simples reunião, mas uma reunião de família onde era capaz de sentir uma forte união entre o pessoal do dojô. Outro momento marcante que encontrei no Niten era os momentos de ouro com o Sensei, e de fato, são momentos preciosos como ouro.


    Momentos de Ouro com o Sensei

     A partir desses momentos, ouvíamos atentamente nosso Sensei dedicando seu tempo em transmitir ensinamentos e filosofia de vida, na qual podíamos refletir sobre nossas atitudes e se necessário mudá-las, tal como me ocorreu certa vez, quando o Sensei abordou sobre a importância da gratidão; a atenção recebido do próximo; e o uso do nosso bom senso. Tais palavras me marcaram profundamente, abrindo meus olhos, passando a me preocupar e valorizar melhor as pessoas próximas de mim, e procurando demonstrar da melhor maneira possível a minha gratidão por se preocupar ou lembrar de mim, como minha mãe e alguns valiosos amigos, por exemplo. Sempre procurando dar o meu melhor pelos outros no mundo e demonstrando o quanto valorizo a importância de sua pessoa.

     Por fim, não arrependo da escolha que fiz, ao entrar no Niten, realmente passo por treinos difíceis ou cansativos, às vezes lutando contra outros colegas, na busca de melhorar nosso aprendizado, e às vezes tendo a honra de lutar contra o Sensei, permitindo que eu veja o caminho que ainda tenho a trilhar. Caminhos, que com certeza continuarei a trilhar, não importando os obstáculos que irão aparecer, pois tenho metas que traço em minha vida constantemente e que lutarei para poder concretizá-las. Portanto, Arigato Goazaimashitá por tudo." - Loureiro (Un. Ana Rosa)
     

    Tags: Musashi, MangaAnime, Niten_Ichi_Ryu,
    02-jun-2010

    Sobre o Hyoho Niten Ichi Ryu 1

    O Hyoho Niten Ichi Ryu é o estilo de kenjutsu desenvolvido por Miyamoto Musashi através de sua grande experiência nos mais de 60 duelos que lutou sem jamais ser derrotado e a profunda percepção da vida que conseguiu. Em japonês, significa “Estilo de Dois Céus como Um", uma referência direta às famosas técnicas de duas espadas do estilo.
    O mestre Yoshimochi Kiyoshi é o 12º Soke, sucessor, do Hyoho Niten Ichi Ryu Seito. Seito significa “tradicional”. Foi reconhecido como Soke pela Federação de Kendo do Japão em cerimônia realizada no Templo de Oita ao receber o bokuto, a espada de carvalho vermelho que se acredita pertencer a Miyamoto Musashi. Na cerimônia, foram feitas várias apresentações dos katas do estilo. Neste evento, mestre Yoshimochi Kiyoshi deixou claro a sua vontade em transmitir as gerações futuras o verdadeiro legado do estilo.Ou seja, sem deturpações

     


    Miyamoto Musashi (1584-1645)

    Tags: Musashi, Niten Ichi Ryu, Kenjutsu,
    01-jun-2010

    O 12º Sucessor de Miyamoto Musashi 4

    O SUCESSOR DE MIYAMOTO MUSASHI



    "TRANSMITIR AS TECNICAS VERDADEIRAS PARA A POSTERIDADE"
    Cerimonia da Sucessão em Oita com a entrega do bokken* de Musashi
    O Sr Yoshimoti para Soke do Niten Ichi Ryu Seito

    No dia 17 de janeiro foi realizada a Cerimonia da Sucessão ao 12º soke no estilo Hyoho NIten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi no templo shintoista de Usa ao Sr. Yoshimoti Kiyoshi,(61anos) menkyo kaiden* do estilo.
    Ate o 8º sucessor a transmissão se deu na provincia de Higo, Kumamoto.
    De acordo com os membros do estilo , o 8o soke, Aoki Kikuo , com o intuito de preservar os katas do Niten Ichi Ryu transmitiu os ensinamentos ao Sr. Kiyonaga Tadanao (viria a ser o 9º soke ) e ao Sr. Gosho Motoharu (que veio a ser o tutor do soke).
    A presente cerimonia vem do 11º soke Kiyonaga Fumiya .
    O sr Yoshimoti é 4º dan em kendo e 7º dan em iaido. Aprendeu o Niten ichi Ryu desde a sua adolescência, recebendo o menkyo kaiden em 1998.
    A cerimonia ocorreu em frente a Pedra da Sucessão , com aproximadamente 80 participantes .
    O bokken foi entregue pelo presidente de Federação de Kendo de Oita ao Sr. Yoshimoti
    " Pretendo treinar bastante com os meus alunos e transmitir o Niten ichi Ryu verdadeiro para as próximas gerações".- finalizou o Sr. Yoshimoti.
    O evento fechou com demonstrações de Duas Espadas e outras do Niten ichi Ryu feitos pelo Sr. Yoshimoti e seus alunos.



    legenda :Jornal de Oita



    *soke= sucessor
    *bokken= espada de madeira
    *menkyo kaiden= graduaçao maxima

    Tags: Niten Ichi Ryu, Musashi,
    27-mai-2010

    Cerimônia da Sucessão de Musashi na TV

    A Cerimônia de Sucessão foi transmitida pela tv japonesa da província de Oita (OBS News) e que deixo aqui no nosso Café.
    Tradução by Midori e Numa Supervisão by Jorge Kishikawa
    Aprecie.

    Tags: Niten Ichi Ryu, Musashi,
    13-abr-2010

    O 12° Sucessor do Niten Ichi Ryu Kenjutsu 2

    Matéria do Asahi Shimbun (Jornal Asahi ) publicada em 20 de janeiro de 2010

     



    CERIMÔNIA DE SUCESSÃO DO ESTILO DE MIYAMOTO MUSASHI



    Sr Yoshimoti de Oita detem as técnicas do Nito Ryu sucessão do 12° soke (sucessor) do estilo Niten ichi Ryu, fundada pelo espadachim Miyamoto Musashi.
    Por muitos anos, os soke eram da região de Kumamoto, onde residiu Musashi, mas há 40 anos os sokes tem difundido a partir de região de Oita.( O 12° Sucessor do Niten Ichi Ryu Kenjutsu 1 - Café com Sensei de 12 abril de 2010 )
    O sucessor é o Sr. Yoshimoti Kiyoshi (61 anos). Desde criança recebeu os ensinamentos do Niten ichi Ryu de seu pai e atualmente conta com mais de 15 alunos em sua cidade. É 4° dan de kendo e 7° dan em Iaido.
    A Cerimônia foi realizada pela Federação de Kendo em frente a Pedra da Tradição, onde se encontram esculpidos os nomes dos sucessores. Foi em frente a Pedra da Tradição, também, que foi entregue a Espada de Carvalho Vermelho, dita a preferida de Musashi pelas mãos do presidente de federação Nugaku Yoshitoshi. O prefeito de Usa, Konaga Shuji, que esteve na Cerimônia, revelou :
    -A importância desta Cerimônia reside no fato de que é importante a transmissão desta tradição para servir de base para a educação dos jovens.
    Por outro lado, as palavras do Sr. Yoshimoti foram:
    - Pretendo transmitir estes ensinamentos de forma sólida para as gerações posteriores.
    Após o seu discurso, demonstrou os famosos katas de Nito Ryu de Musashi. (foto)
    Segundo o Sr. Yoshimoti, durante a 2ª guerra, um praticante de Oita (que viria a ser o 9° soke) conheceu o 8º soke em Taiwan ingressando no estilo. Após a guerra, voltou ao Japão e em 1967 tornou-se então o 9° soke, sendo este o motivo pelo qual a sucessão continuou a partir desta região.

    Tags: Kenjutsu, Niten Ichi Ryu, Musashi,
    12-abr-2010

    O 12° Sucessor do Niten Ichi Ryu Kenjutsu 1

    É com muita alegria que transcrevo a matéria publicada no Yomiuri Shimbun (Jornal Yomkiuri) de circulação nacional no Japão.
    Comenta a matéria a oficialização de nosso mestre Yoshimoti Kiyoshi a 12º sucessor do estilo de Miyamoto Musashi, o Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu.

     


    Legenda da foto: Sr Yoshimoti Kiyoshi (esq) demonstra técnica do Nito Ryu

    A CERIMÔNIA DE SUCESSÃO KENJUTSU DE MIYAMOTO MUSASHI


    Sr. Yoshimoti Kiyoshi ao 12° Soke

    A Federação de Kendo de Usa (filiada a International Kendo Federation), presidente Nugaku Yoshitoshi, promoveu, no dia 17 de janeiro de 2010, a Cerimônia de Sucessão do Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu de Miyomoto Musashi (1584~1645), famoso pela técnica do Nito Ryu (técnica das duas espadas), no templo shintoista de Usa em homenagem ao 12º sucessor Sr. Yoshimoti Kiyoshi.
    O Niten Ichi Ryu foi fundado por Musashi em Kumaoto. De acordo com a Federação, em 1967, o então 9° soke ,Kiyonaga Tadanao, que era professor de ginásio, em Kumamoto, se transferiu para Oita. Desde então o estilo tem sido difundido. Durante a cerimônia, foi entregue ao Sr. Yoshimoti Kiyoshi, a "espada de carvalho vermelho" que teria sido utilizada por Musashi. Seguiram-se apresentações de Niten Ichi Ryu .
    "Desejo que o estilo Niten ichi Ryu se estabeleça de maneira firme e imaculada para as gerações posteriores"- referiu o Sr. Yoshimoti.

    Tags: Niten Ichi Ryu, Musashi,
    10-fev-2010

    Variação: O Método para vencer ''sem lutar''

     

    "O perito em guerra subjuga as tropas do outro sem lutar, expugna a aldeia do outro sem assaltar, aniquila o estado do outro sem demorar." Sun Tzu


    Idealizei o treino Kenjutsu há 15 anos desde a fundação do Niten. Estudei vários estilos, escolas, técnicas e incorporei-as no treino com protetores e espada de bambu. Até então, nunca havia sido feito, nem mesmo no Japão.
    Entenda como isto será importante em sua vida.
    Peço a sua atenção às palavras "subjugar as tropas do outro sem lutar". Você consegue subjugar as tropas do outro sem lutar, a partir do momento que conhece o outro e a si mesmo.
    Em termos de combate individual, subjugar o outro é possível a partir do momento em que conhecermos a postura, o jeito ou o método a ser utilizado pelo outro antecipadamente. Feito isto, adotar a postura ou o método adequado à situação.
    Fácil compreender que aquele que adota o mesmo "jeito" de lutar, método ou postura, estará subjugado e controlado por aquele que possui uma variedade de métodos e posturas.
    No Kenjutsu, temos que conhecer e dominar todas as variações dos métodos e posturas, do contrário, haverá grande possibilidade de sermos subjugados. Acredito que o mesmo vale para o nosso dia a dia.
    É o estudo da Estratégia sempre.
    Importante para a vida.


    Miyamoto Musashi: O Maior estrategista de todos os tempos

    Tags: Musashi, Niten Ichi Ryu,



    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br