Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Tag  shinhagakure        Retornar para últimas postagens

    03-mar-2016

    Shin Hagakure: O Japão Verdadeiro

    Final de fevereiro de 2016, uma noite chuvosa de sexta feira.
    Homens de negócio, donas de casa, estudantes e até crianças pequenas se aglomeravam ansiosos para a abertura da porta da Associação Hokkaido.
    Para que numa noite chuvosa essas cerca de 200 pessoas fariam fila depois de uma semana exaustiva em tempos difíceis, ao invés de estarem descansando em seus lares ou comendo uma pizza em família?
    Se você "chutou" que era uma palestra espiritual , reunião profissionalizante ou um filme inédito, quase acertou.
    Foi o ponta pé inicial para todo aquele que busca o fortalecimento espiritual, sucesso profissional e emoção em suas vidas: o pré lançamento do Shin Hagakure (CS - 01-mar-2016 Shin Hagakure: aqui está! )
    O pré lançamento foi coroado pela presença de ilustres e reconhecidas autoridades, e que eu tenho muito a agradecer. Uma a uma puderam atestar a importância de se ler este livro que, apesar de ter menos de 15 anos já foi lido por pelo menos 20.000 leitores.
    A história do Shin Hagakure está apenas começando e você pode ter a certeza que eu farei de tudo para que ele faça parte do seu sucesso: para lhe trazer paz , para ser bem sucedido e voltar a sorrir como uma criança.
    Venha para esta onda!





    General Akira Obara no Pré-lançamento do Livro Shinhagakure 

    Tags: ShinHagakure, ShinHagakure,
    04-fev-2011

    Shinhagakure e o Budismo II




    Foi com muita alegria que pudemos lancar o Shin Hagakure no tempo Tenzui zen ji , junto a monja Coen.
    Foi no ultimo feriado, a pedido de Coen sensei, mas nada que impedisse a presenca de um grande publico cheio de vida e sede por sabedoria.
    Sequencias de iai e katas de kenjutsu para esquentar um pouco.
    Palavras sobre o Shin Hagakure.
    Abri entao na pag. 81 com o titulo Kokoro kara.
    Apos a explanacao, como de costume, Coen sensei nao me perdoou abrindo a sessao de "perguntas e respostas".
    -Ai ai ai- pensei, pois acredito eu que no Caminho as respostas nao vem por palavras
    Olhares avidos por respostas para a solucao de muito de seus problemas  , perguntas que nao paravam mais. E respostas que nao terminavam jamais.
    Ai ai ai...
    Soou o gongo.
    Salvo pelo gongo.
    A aqueles que nao tive o tempo de responde-los, deixo aqui uma dica que certamente podera ser uma luz a suas perguntas
    -Facam tudo com o Kokoro kara.
    De qualquer maneira, foi muito gratificante estar ao lado de Coen sensei e seus alunos.
    Kokoro kara.

    Tags: ShinHagakure,
    03-fev-2011

    Shinhagakure e o Budismo

    "A íntima relação que há entre o zen-budismo e o Bushido conheceu mais um capítulo na última terça-feira, dia 25/01/2011, na Comunidade Soto Zen Budista Zendo Brasil, onde o Instituto Niten fora recebido de coração aberto por Monja Coen Sensei e seus discípulos e alunos. Lançamento da segunda edição, revista e ampliada, do Shinhagakure, o farol que orienta os Katas do Bushido entre nós, membros do Niten, lançou algumas de suas luzes para os praticantes do Zazen, a prática central dos zen-budistas. Acreditamos que para todos ali presentes fora uma oportunidade singular, rara, na qual se evidenciou a convergência sutil entre Caminhos que, numa visão rudimentar, parecem distantes: o da Guerra e o da religiosidade. No início do evento, o Sensei apresentou alguns Katas de Iai, nos quais o público pôde se impressionar com cortes velozes, precisos, simples e eficientes. Com a Katana embainhada, chegou o momento em que o Sensei desembainhou outra Espada, a da sabedoria e, junto à Monja Coen Sensei, qual Shidachi e Uchidatchi, nos brindaram com cortes que datam de mais de 800 anos. A conexão dos dois mundos se mostrou evidente, nossa visão se aperfeiçoou, e a cultura Guerreira provou que, na verdade, é autenticamente uma cultura de paz.

    O Sensei foi, mais uma vez, preciso, direto, simples e eficaz: Sassen! Trouxe aos presentes nossa lição básica para o ano do Coelho, a lição transmitida no início do ano: Kokoro Kara (Shinhagakure, p. 81, São Paulo: 2010)! Mas onde está a convergência entre o budismo e a Espada? Como, afinal, Kokoro Kara pode ilustrar essa ligação? Na verdade, é bem simples, como os cortes que vimos no início do evento...
    O Caminho budista é orientado por uma constante e dedicada supressão do Eu egoísta, vaidoso, isolado e desintegrado. Os katas desse Caminho, em vários pontos similares aos dos Bushis, valorizam a Sangha, isto é, o bem-estar do grupo, da Comunidade, que é a jóia preciosa cujo brilho é capaz de iluminar a vida e a morte, a existência completa.

    No Caminho da Espada, com efeito, o mais difícil não é derrotar um oponente habilidoso, mas sim a si mesmo. No Hagakure, mestre Tsunetomo diz: “Não conheço o caminho para derrotar os outros; conheço apenas o da minha própria derrota”. Derrotar a si mesmo nada mais é do que derrotar o próprio ego, esse monstro que faz rachar os pilares da Sangha, e apenas traz a escuridão! Mas como derrotar o Ego? Qual a técnica? Qual o Kata? A palestra do Sensei trouxe a resposta: Kokoro Kara!
    Ao fazer tudo de coração, sem julgar, sem ponderar, sem esperar nada em troca, nem recompensas materiais ou sociais, estamos no Caminho da compreensão espiritual, da espada e da vida. Kokoro Kara ser é veloz, preciso, simples e eficiente: diante de qualquer situação, é como um saque de Iai Jutsu. Para o Bushido, a vida é um Shugyo, e, o tempo todo, estamos aparando o jardim: fazendo-o de coração, a técnica certa estará presente, e o jardim ficará belo e harmonioso. O Shugyosha que está em estado de atenção plena, constante, reage aos ataques do inimigo sem intervalos de tempo, pois a lentidão, a letargia e a ineficiência são obras do Ego: “Sabedoria é ser chamado e responder “Hai” imediatamente”, ensina o monje Takuan Soho, mestre de Musashi Sensei. Nas palavras do Shinhagakure, a grande sabedoria, a grande habilidade na Espada, virá quando formos capazes de responder “Hai” de coração, sem intervalos, sem julgamentos.

    A maior lição que nos foi dada neste 25/01/2011, Kokoro Kara, mostrou que o Caminho do Guerreiro não está nas grandes façanhas, nos atos heróicos: na verdade, o Caminho abre passagem nas tarefas mais simples, mais comuns: quem for capaz de fazê-las de coração, trará iluminação para si e para o mundo. Kokoro Kara é atenção plena no cotidiano, é Shugyo: Espada no Obi e polegar no Tsubá, todo o tempo!
    Domo arigatou-gozaimashitá Sensei, por nos mostrar que, hoje em dia, “nada é mais necessário que o modo de vida Samurai”.

    Cristiano
    Unidade Ana Rosa

    Tags: ShinHagakure,
    28-jan-2011

    Shinhagakure - Lançamento em Nihongo 2

    (Matéria do Nikkey Shimbum traduzida, CS - Shinhagakure - Lançamento em Nihongo 1)

    O Bushido para o mundo moderno

    O espirito do guerreiro (bushi) ao mundo moderno no Brasil.
    Foi lançado o livro "Shin Hagakure", escrito em português pelo Sr. Jorge Kishikawa, presidente do Instituto Cultural Niten e Menkyo Kaiden (a mais alta graduação de mestre) do escola Niten Ichi Ryu do fundador Miyamoto Musashi.
    Como adentrar  no Caminho do Guerreiro,  seus problemas e superar as adversidades são alguns dos temas escritos pelo mestre , que trilha há 40 anos este caminho. Ensinamentos dos Soke (sucessores) e lições aprendidas durante seus treinamentos austeros no Japão tambem estão presentes no livro.
    De acordo com Kishikawa, o Shinhagakure foi lançado há 6 anos . Foi inspirado no livro "Hagakure", escrito por Yamamoto Tsunetomo aos jovens Samurais do feudo de Saga.  O objetivo de Kishikawa , na época, era o de unificar seus ensinamentos a todos os seus 500 discípulos de suas 40 filiais.
    A repercussão foi tamanha, motivo que o inspirou a reescrever o "Shinhagakure", agora com 150% a mais do volume em relação ao anterior.

    O NIPPON NO KOKORO (ESPIRITO JAPONÊS) TRANSMITIDO EM PORTUGUÊS

    Refere o Sr. Kishikawa que deseja transmitir ao leitor que o espirito guerreiro (bushi no kokoro) pode ser perfeitamente aplicado a  todos os povos e nos dias atuais.
    O lançamento foi feito no espaço Café Kohii, subsolo da agência deste jornal, com a presença de um publico de aproximadamente 100  participantes. Foi notória a vontade por parte dos presentes que, após a aquisição e da sessão de autógrafos, se debruçaram com rapidez para ler o livro.
    O livro contem fotos com antiguidades como a Wakizashi (espada curta) do ano de 1300 dc empunhadas pelo autor e outras 25 imagens em suas 370 páginas.
    Foram lançados mil exemplares que se encontram a venda no site www.kendoonline.com.br por 38 reais.

    legenda da foto (jornal Nikkey) = Sr Kishikawa com a sua nova edição

    Tags: ShinHagakure,
    17-fev-2010

    Carnaval? Ótimo. Shin!

    Como foi o Carnaval para você?
    Para mim, ótimo.
    Se descobri mais alguma estratégia no combate? ( 21jan2007-Peixe Lanterna )
    Infelizmente, que acrescente de novo , não.
    Tive o prazer de refletir sobre alguns conceitos (que achei que dariam certo e que para mim foram inconclusivos) ao cruzar espadas com o Sr. Nin ( 01fev - Santos1, Kampai! ) pela 2ª vez.
    Mas o Caminho é assim mesmo. Nem sempre acontece do jeito que a gente quer.
    E daí os mais atentos vão me perguntar:
    -Mas então, porque foi "ótimo"????
    Porque, neste Carnaval, acabei de revisar o SHIN HAGAKURE*.
    Você nem imagina. Deu um trabalhão! Pudera. O novo vai estar com o dobro do número de verbetes e mais algumas coisas.
    Foi ótimo, Shin!
     



    SHIN HAGAKURE*= "Pensamentos de um Samurai moderno" - Sensei Jorge Kishikawa - Editora Conrad - 2004 - 166 páginas

    Tags: ShinHagakure,
    05-jan-2010

    Renove!

    Passado o período de festas ("farra", para alguns), estamos aqui.
    Okagesama! (#)
    E então, nos lançamos a pergunta que todos nos fazemos:
    - O que é que eu vou fazer neste ano...
    - O importante é renovar os nossos conceitos - direi eu.
    Vou lhe dar um exemplo:
    Numa era em que todos correm por emprego e trabalho desesperadamente, fazer outras atividades que não ligadas diretamente as suas áreas torna-se supérfluo, ou melhor parafraseando, "secundário". Ou melhor, o "menos importante".
    De fato, pensam a maioria , que se dispuserem de 2 horas para preencher alguma atividade, melhor fazer um curso de inglês ou computação e etc por ai vai o monte de "necessidades".
    Talvez uma academia para malhar, pois manter o corpo belo e saudável também é vantajoso, já diziam os gurus há dez anos no mundo corporativo. Ou algo para relaxar , porque tirar o stress também é importante.
    Mas "virar um samurai, no meio dessa correria, jamais", pensam a maioria.
    - Em meio a esta correria, você entrar num "templo" para virar um samurai é uma grande idiotice , ou no mínimo insano. Você deve estar "pirando". Vai estudar - dirá o seu amigo, a sua namorada ou algum parente querido.
    Pensando bem, pode ser.
    Leia o relato de um aluno que entrou no nosso "templo" e colocou o Niten em seu currículo:

    "Nessas últimas semanas, ouvimos do Sensei sobre algumas pessoas em nossas vidas que tentam nos afastar do caminho, mesmo que sem intenção. Pais, irmãos, amigos, sempre dizem: 'pra que isso?! O Niten não vai te levar a lugar algum...'.

    Pois bem, nessa semana, consegui uma entrevista de emprego. Contudo, ao chegar no local, percebi que não era o único procurando pela vaga. Admito, fiquei um pouco decepcionado ao saber que alguns dos concorrentes possuíam duas ou mais línguas no currículo, sendo que eu possuo apenas o inglês básico. Outros tinham diplomas de computação e eu, apenas procurava o primeiro emprego. Estava entre 10 concorrentes e me via sozinho. Entretanto, não perdi as esperanças.

    Pouco a pouco fomos sendo chamados, e cada um que saia da pequena sala, tinha um sorriso no rosto. Fui o quinto. Por mais de meia hora conversamos e o resultado parecia negativo, porém, me perguntaram se eu praticava algum esporte.

    Citei o nome do Instituto Niten, e comentei também sobre o Bushido. A entrevista começou a ficar cada vez mais interessante quando mostrei o Shin Hagakure que eu levo sempre comigo. Comecei a explicar mais sobre a disciplina que o nosso Sensei nos ensina. Pois bem, conversamos por mais de uma hora sobre o assunto e por fim, fui contratado, sem nem mesmo dar chance aos outros concorrentes. Essa foi minha primeira “Guerra” vencida.

    Em uma semana, meu chefe disse que foi uma boa escolha. E pretendo que cada vez mais ele tenha consciência disso, pois levo o nome Niten comigo. Todos deveriam pensar da mesma forma. Pois isso é o Bushido.

    Para aqueles que ainda pensam que ser um Samurai não nos leva a nada, reavaliem seus conceitos..."
    - G.H. Santos (aluno Unidade Faria Lima)

    Pensando bem, é melhor não pensar.
    Porque ao pensar, o que pode parecer insano pode ser, na realidade, a cura...

    Renove!!!

    Shin Hagakure - Pensamentos de um Samurai Moderno
    remédio para muitos males
    (nem que seja temporariamente...)


    Segue lista de visitas (23dez - Paz e Harmonia):
    - Maria Santos Gedraite (Unidade Ana Rosa)
    - Estevão (Unidade Ana Rosa)
    - Harumi (Unidade Ana Rosa)
    - Takeshi (Unidade Manaus)
    - Cláudia Keiko Uchiyama (Unidade São José dos Campos)

    Tags: ShinHagakure,



    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br