Intercâmbio Kir Jovem - Instituto Cultural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Encontro Kir Jovem

A Energia dos Pequenos Samurais


No último dia 25 de Julho,aconteceu na unidade Faria Lima o primeiro Intercâmbio KIR Jovem entre unidades!
Um evento que reuniu alunos das unidades São Paulo, Rio de Janeiro e Santos.
O destaque foram os alunos de 5 a 13 anos.
Esses pequenos samurais demonstraram coragem, técnica e estratégia.
Também mostraram que os pequenos tem algo a ensinar aos grandes.
Para nós do Niten, o mais importante foi perguntar às crianças sobre o que elas acharam do evento e receber como resposta, antes de tudo, um largo sorriso.


Um Exemplo de Determinação
Gilberto Vieira - Coordenador do Kir Jovem no Niten São Paulo

"Neste sábado, foi realizado um intercâmbio com os nossos pequenos samurais na unidade Faria Lima (SP) que reuniu mais de 20 crianças do KIR Jovem das Unidades de São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.
Em uma chuvosa manhã de inverno, clima perfeito para ficar em casa assistindo TV embaixo dos cobertores,nossas crianças já estavam de pé, prontas para enfrentar o frio e as adversidades que viriam pela frente.
Sendo observados por seus familiares e outros alunos, eles enfrentaram com bravura o frio intenso, a preguiça e partiram para o combate, isto tudo sem perder o encanto de crianças.
Após o evento,nossos pequenos Samurais arrancaram aplausos e admiração de todos ali presentes.
Nos deram um dia que valeu a pena. Um dia de muita alegria e aprendizado em que todos venceram.
São crianças, pequenas, frágeis mas que possuem um grande espírito, nos deram um exemplo de determinação que devemos seguir ao enfrentar nossos obstáculos do dia a dia.
Domo arigato gozaimashitá Sensei, por nos proporcionar este aprendizado.
Aos pais e familiares ali presentes, que acordaram cedo, acompanharam e torceram pelos pequenos samurais, arigato gozaimashita por confiarem em nosso trabalho."


Temos Muito a Aprender
Kenzo Dino - Coordenador do Kir Jovem no Niten Rio

" ...Para os cariocas a aventura começou um pouco antes.
Viajaram de avião (onde tiveram que esperar mais de 4 horas no aeroporto devido à atrasos) e também de ônibus.
Depois,tiveram de pegar o metrô para o hotel,que mesmo no sábado está sempre cheio,carregando material de kenjutsu e malas de roupa. Depois veio o torneio, e vimos que estas crianças já possuem técnica e estratégia que, muitas vezes não são vistas nem em adultos. Isso fez com que as lutas fossem difíceis de arbitrar.
Quando imagino como elas estarão lutando daqui a 10 anos,começo a treinar mais forte.
Omedetou gozaimasu para nossas crianças que demonstraram tanta coragem e perseverança.
Temos muito a aprender com elas."


Arigato Sensei!
Miguel Carbonete - Aluno KIR Jovem do Niten Rio

" A minha viagem foi muito legal.
São Paulo é muito frio e tinha uma ventania quando eu cheguei. Só que tudo foi muito legal, o treino com o Sensei é muito especial, por que a gente aprende mais coisas.
O treino é rápido, ele começa e depois a gente faz exercícios, corrida,polichinelo e corrida no círculo que é rapidinho.
Aí a gente já vai para os execícios do Bogu e depois já vai para as lutas. O Sensei teinou muito postura conosco, sempre que levantávamos deixávamos a cabeça cair para a frente, e ele reclamava que a gente estava deixando
o inimigo nos golpear.
Os amigos do Kir jovem de SP eram muito legais, não se importavam se alguem errava, falavam para treinar mais.
A festa foi muito legal, tinha comida e tinha um negócio verde que disseram que dava energia. E já que tínhamos muita energia, disseram que não precisamos comer, só que eles pediram para comermos.
Arigato Sensei por ter dado uma aula legal, ela me ensinou várias coisas e também ela me mostrou uma forma diferente de treinar."


Beber da Fonte
Sérgio Carbonete - Pai do Miguel e aluno do Niten Rio

"....O caminho da espada sendo percorrido por mim e por meu filho. A forma que, todos os que encontramos nesta caminhada, nos trataram foi inesquecível.
A atenção dada pelo Sensei... Uma grande honra estar na presença dele, ´´beber da fonte´´ seja talvez o título deste encontro para mim.
No local de treino, Miguel foi para junto das outras crianças do intercâmbio do Kir Jovem. Nos momentos que consegui vê-lo uma coisa me chamou a atenção: o sorriso de felicidade por estar ali. Isto para mim já indicava que um grande passo fora dado.
Esta viagem ficará com certeza registrada em nossos espíritos."


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br