Mural - Instituto Niten Fortaleza Ir para o Conteúdo
imgcentral
Treino de Ikkaku ryu Jittejutsu (Gashuku Santos - Fev/2008)

Mural Niten Fortaleza


Intercâmbio Fortaleza - Brasília

por Natália - 06-set-2018



Konbanwa,

Shitsurei shimassu.

Entre os dias 24 e 27 de agosto eu estive em Brasília para resolver algumas questões na embaixada francesa. Ao comunicar para meu coordenador na unidade Fortaleza que faria essa viagem, ele rapidamente respondeu: "Tem que treinar na unidade Brasília!". Já havia muitos anos que eu não viajava para outros estados, muito menos treinava em outras unidades e essa me pareceu a oportunidade perfeita de unir o útil ao agradável.

Chegando ao local de treino em Sobradinho no dia 25, que calhava de ser um treino especial em homenagem ao Dia dos Pais, fui prontamente recebida e acompanhada. Meu primeiro pensamento nesse momento inicial foi: "Quanta gente!". Fiquei admirada com a quantidade de pessoas prontas para o início do treino e isso aumentou ainda mais a minha vontade de compartilhar desse momento e dessa energia com eles.

Durante o treino de Kenjutsu e nos Momentos de Ouro, foi abordado um dos aspectos que, para mim, ainda constitui um dos grandes desafios na luta e nas batalhas da vida cotidiana: a respiração. No decorrer desse caminho que trilhamos no Niten, em suas diversas modalidades, aprendemos a reconhecer a importância da respiração para evitar (ou suportar) o cansaço, para projetar a nossa energia em cada movimento e para acertar o golpe definitivo.

Com o passar dos anos anos de treino, acabamos percebendo que aquele que tem o domínio sobre a própria respiração é aquele que dita o ritmo da luta, aquele que controla os tempos de ataque e contra-ataque e, em última instância, aquele que concretiza o golpe visado.

Foi um aprendizado para a vida, já que foi essa mesma respiração no clima seco de agosto em Sobradinho que tornou o treino desta cearense tão mais desafiador e significativo. Foi maravilhoso lutar com tantas pessoas diferentes, com um nível técnico tão aprimorado e com uma energia de combate tão intensa.

Após o treino, foi realizado um (excelente) jogo de futebol e saímos para almoçar em um restaurante próximo. Mais uma chance para conhecer ainda mais a unidade e os meus colegas de treino.

Agradeço profundamente pela recepção calorosa e pela oportunidade de compartilhar desse treino especial com a unidade Brasília. Espero retornar em breve (e por mais tempo) para que possa conhecer os diversos dojôs da cidade e participar de mais treinos com todos.

Arigatou gozaimashitá!
Sayonará!


Natália - Unidade Fortaleza



Retornar para últimas postagens

    Comentários   1 de 1

    Artur Nepomuceno - FortalezaEu acho Este instituto muito incrível, desde muitos dias ser um samurai, treinando por anos, e contribuindo com os deuses e samurais.

    -


    topo

    Instituto Niten Ceará
    (011) 94294-8956
    fortaleza@niten.org.br