"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.
Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."
Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido
Parte 1
Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários
Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)
Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!
É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.
Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)
Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.
Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)
Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu
Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)
Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)
Nesta quarta, dia 23 de fevereiro, sempai Madeira e sempai Takeshi nos proporcionaram um pouco da cultura japonesa organizando uma Cerimônia do Chá na Nippaku, a primeira de uma serie de futuros eventos. Fomos muito bem recebidos pela Sensei que preparava o chá, sendo assim a anfitriã da cerimônia, sua ajudante e as outras pessoas que ajudaram na organização... (...) Continua (post completo) |
Konnichiwa mina-san, No mês de Fevereiro, o Niten Manaus e o Consulado de Japão tiveram a honra de apresentar aos alunos e ao público geral a tradicional Cerimônia do Chá (Chado). Pudemos ver e apreciar cada momento da cerimônia, feita pela sensei Matsuda, que através de movimentos simples, firmes e precisos pôde nos mostrar a importância das pequenas coisas que há em nossa vida, pequenas coisas que podem trazer grandes significados. (...) ![]() ![]() Continua (post completo) |
Danilo Moreira de Mesquita Júnior - Manaus SPCerimônia do chá Japonês
No dia 23 de fevereiro de 2011, às 19:00 horas (no horário de Manaus) no Instituto Niten foi realizada a tradicional cerimônia do chá japonês.
No momento em que entrei pela porta da sala (cerimô (Continua)
Bomfim - Manaus``Energia e suavidade``
Foi uma grande experiência poder assistir a uma tradicional cerimônia do chá, ainda mais a de um estilo criado por samurais do antigo Japão feudal.
A precisão e uniformidade de todos os movimentos, mesmo repetidos várias vez (Continua)